Sie sind auf Seite 1von 33

Liderana

Carismtica

A Liderana

Liderana

Teoria
Definio
Capacidade de ser lder. Capacidade de liderar.

Lder
chefe, dirigente ou guia de qualquer tipo de aco, empresa ou ideal; representante de um grupo, de uma corrente de opinio ou de uma bancada parlamentar; indivduo ou clube que ocupa a primeira posio em qualquer tipo de competio desportiva; produto de consumo que mais vende dentro do seu tipo.
Liderana

Exemplos

Liderana

?
Liderana

Teoria
Definio de Liderana

Primeira Tendncia

Conseguir uma definio

Limitativas
Processo de influncia atravs do qual o lder consegue gerar alteraes nas atitudes e associaes dos liderados, levando-os a comprometerem-se com os objectivos e misso da organizao Armnio Rego, 1998
Liderana

Definies
"Liderana exerccio de autoridade e tomada de decises". (Dubin) "Lder o que consegue fazer com que os outros o sigam". (Cowley) "Liderana o processo de influir nas actividades do grupo com vistas ao estabelecimento e ao alcance de suas metas". (Stogdill)
Liderana

Estilos de Liderana

Autoritria

Liberal
Democrtica

Liderana

Estilos de Liderana
Autoritria A nfase centrada no lder. O lder fixa as directrizes, sem qualquer participao do grupo, determina providncias e as tcnicas para execuo das tarefas.

Liderana

Estilos de Liderana
Liberal nfase nos subordinados. H liberdade completa para as decises grupais ou individuais, com participao mnima do lder.

Liderana

Estilos de Liderana
Democrtica
A nfase no lder e nos subordinados. As directrizes so debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo lder. O prprio grupo esboa as providncias e as tcnicas para atingir o alvo.

Liderana

Lder

A Liderana exige do lder:


1. Atitude: predisposio para sacrifcios pessoais; 2. Exerccio: conhecimento da liderana de outros lderes; 3. Exerccio: conhecimento do comportamento do ser humano;

Liderana

Lder
A Liderana exige do lder:
4. Conhecimento: de liderana; 5. Aco: obteno de experincia atravs da aco. 6. O lder precisa de Obedincia, Confiana, Respeito e Cooperao Leal. 7. Natureza amistosa e firme.

Liderana

Lder
A Liderana exige do lder:
8. Afeio pelas pessoas. 9. Reconhecimento da contribuio das pessoas. 10. Preocupao sincera com o bem estar das pessoas. 11. Boa disposio para elogiar. 12. Habilidade para inspirar.
Liderana

Lder
A Liderana exige do lder:
13. Habilidade para estabelecer clima de cooperao. 14. Habilidade para aconselhar. 15. Talento para convencer. 16. Tacto e diplomacia

Liderana

Trabalho de Grupo

Anlise de artigo

Liderana

Factores Predisponentes
1. Autoridade Organizacional: (direito legal e funcional em exercer o comando); 2. Autoridade Moral: (vem do lder e significa valores, crenas, ideias, formao, objectivos e metas a seguir); 3. Competncia: (estabelece a ascendncia do lder sobre os seguidores, conquista a confiana).
Liderana

Perfil do Lder

Perfil do Lder Futuro


1. Viso de mundo 2. "Cabea estratgica". 3. Habilidades humanas refinadas.

Liderana

Perfil do Lder

Perfil do Lder Futuro


4. Postura cidad. 5. Integridade, autenticidade. 6. Atitude positivas. 7. Viso do todo.

Liderana

Perfil do Lder

Perfil do Lder Futuro


8. Competncia em fazer acontecer. 9. Capacidade de gerenciar mudanas. 10. Ousadia, capacidade de assumir riscos.

Liderana

Perfil do Lder

Perfil do Lder Futuro


11. Capacidade de negociar refinadamente. 12. Abertura para as possibilidades das novas tecnologias. 13. Velocidade em aprender. 14. Coerncia.

Liderana

Lder - Coach

Reconhecer o potencial de cada indivduo.


Incentivar as pessoas para o auto desenvolvimento. Ouvir e ensinar.

Liderana

12 Dicas

Aprenda a cultura organizacional.


Entenda a instituio, a sua poltica e conhea os princpios bsicos da organizao. No deixa a instituio ter um efeito sufocante: quando h uma coisa que no entende, pergunte e no se esquea que a nica pergunta estpida aquela que no faz.

Liderana

12 Dicas

Mantenha os olhos abertos


Observe, olhe e escute. Aprenda tanto das pessoas que respeita como das pessoas que no so as suas favoritas.

Liderana

12 Dicas

Trabalhe no duro
Empenhe-se a srio no seu trabalho. Mostre-se interessado, activo e cheio de ideias novas. Tente fazer mais do que supostamente lhe compete.

Liderana

12 Dicas

D ateno famlia
O apoio da sua famlia indispensvel. Avanar dentro da

instituio significa, s vezes, uma mudana regular para um


novo local. Encare essas mudanas pela positiva. Encontrar um bom equilbrio entre o trabalho e a vida privada um desafio.

Liderana

12 Dicas

Ganhe experincia
No hesite em aceitar vrios trabalhos dentro da empresa, mesmo que estes no signifiquem nenhuma subida na hierarquia. Quanto mais souber sobre a empresa, melhor para si.

Liderana

12 Dicas

Procure um bom conselheiro


Escolha um bom conselheiro. Aprenda os truques do ofcio e tire frutos com a experincia dele. Pea sempre o seu conselho, seja atencioso e apercebase da importncia de ter bons colegas, pois tambm eles podem influenciar a sua carreira.

Liderana

12 Dicas

Focalize o seu objectivo


Acontea o que acontecer, no perca o seu objectivo de vista. Se alguma coisa correr mal, admita-o e siga em frente.

Liderana

12 Dicas

Desenvolva uma rede


Aproveite todas as ocasies para estabelecer contactos.

Este aspecto deve estar presente tanto na sua vida privada


como na profissional. A informao e os contactos tanto podem ser dados pela sua prima como pelo concelho de administrao. Conhea homens e mulheres de sucesso e empreendedores que fazem o mesmo que voc.
Liderana

12 Dicas

Saia do seu gabinete


No se esconda atrs da sua secretria. Procure contactos e fontes e faa-se scio de associaes profissionais e outras que considere interessantes. Visite feiras e participe em conferncias ou seminrios profissionais. So todos excelentes meios de aprendizagem. Poder tambm desenvolver a sua rede de contactos nessas ocasies. As pessoas no o podem ajudar, empregar nem recomendar se no o conhecem!
Liderana

12 Dicas

Desenvolva as suas capacidades


Liste as suas capacidades e desenvolva capacidades especficas que

o podem fazer subir dentro do seu sector.


Informe-se sobre as possibilidades de formao para adquirir novos conhecimentos e alargue assim o seu espectro. Muitas empresas pagam cursos universitrios ou seminrios. Se no o fizerem, invista voc mesmo na sua formao. Se puder, pague do seu bolso.
Liderana

12 Dicas
Faa um plano
No tem que cumprir o plano rigorosamente, mas delinear objectivos, pensar neles, visualiz-los e escrev-los, ajuda a pessoa a focar-se no que realmente quer fazer. Reavalie o planeamento da sua carreira constantemente e procure uma pessoa de confiana que pode ajud-lo a determinar os seus objectivos. Aperceba-se tambm das tendncias econmicas e dos movimentos no seu sector.

sempre bom estar actualizado.

Liderana

12 Dicas

Passe a estar on-line


No subestime o poder da Internet. um meio para entrar em contacto com outros gestores e para trocarem experincias. Atravs da Internet pode aumentar a sua lista de contactos consideravelmente. Lembre-se que a Web tambm uma fonte ilimitada de informao.

Liderana

Obrigada pela vossa ateno!!!

Liderana

Das könnte Ihnen auch gefallen