Sie sind auf Seite 1von 18

5/5/12

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio Prof Margarida Remgio Loureiro Disciplina: Fsica Prof: Francisca Maria Loureiro

Temperatura e Calor
Clique para editar o estilo do subttulo mestre

5/5/12

Temperatura e Calor

Calor

5/5/12

Ocalor a nomenclatura atribuda energia trmicasendo transferida de um sistema a outro exclusivamente em virtude da diferena detemperaturasentre eles. No correto se afirmar que um corpo possui mais calor que outro, e to pouco correto afirmar que um corpo possui calor; os corpos (ou sistemas) possuemenergia internae o conceito deenergiainterna no deve jamais ser confundido com o conceito de calor

Calor
O

5/5/12

calor uma das duas formas disponveis para se transferir energia de um sistema a outro e expressa a quantidade de energia transferidaatravsda fronteira comum aos sistemas. Se d portanto sem a associao com eventuais variaes nos volumes dos sistemas em interao. calor descreve a energia transferida entre sistemas que no se pode associar execuo de umtrabalho mecnico, este ltimo correspondendo segunda entre as duas formas de transferncia de energia citadas. trabalho associa-se energia transferida em virtude do movimento da fronteira dos sistemas e no da energia transferida atravs destas - e portando o trabalho encontra-se sempre

Calor
O

5/5/12

calor geralmente simbolizado pela letra Q nafsicae, por conveno, se um corpo recebe energia sob a forma de calor - o que leva em ausncia de trabalho a um aumento de sua energia interna U - o calor Q positivo, e se um corpo cede energia sob a forma de calor - o que leva em ausncia de trabalho a uma reduo de sua energia interna - o valor de Q negativo. unidade do Sistema Internacional (SI) para o calor ojoule(J), embora seja usualmente utilizada a caloria (cal; 1 cal = 4,18 J).

Terminologia
Termodinamicamentefalando,

5/5/12

calor e trabalhono sofunes de estado(ou seja, no dependem apenas da diferena entre o estado inicial e o estado final do processo), mas dependem do caminho, no espao deestados, que descreve o sistema em uma evoluo quaseesttica ou reversvel (no sentido termodinmico) de um estado inicial A at um estado final B. deconvecooriginadas por uma fonte de calor. processos pelos quais ocorre transferncia de calor (transferncias de energia sob a forma de calor) so tradicionalmente divididos em:

Correntes

Os

Terminologia
A

5/5/12

conduo feita devido as molculas de maior energia transmitirem energia atravs de vibraes para as partculas menos energticas, e isto acontece porque quanto mais quente as molculas mais vibram, isto descrito segundo a Lei de Fourier. q_x=-k*dT/dx Em que: qx a taxa de transferncia de calor por unidade de rea perpendicular direco de transferncia em [W/m2]. k a condutibilidade trmica que uma propriedade de transporte caracterstica do material em [W/m*K].

Conveco

A conveco j no a nvel molecular como era o caso da conduo. Esta j pode ser de duas formas, por conveco natural

Terminologia
Radiao:

5/5/12

Qualquer corpo ou superfcie a uma temperatura superior ao zero absoluto emite radiao eletromagntica por alterao na configurao electrnica de tomos e molculas. A radiao trmica est restrita aos comprimentos de onda entre 0.1 e 100 um do espectro eletromagntico. propagao de ondas eletromagnticas (ou fotes) ocorre atravs de corpos ou fluidos no opacos, ou no vcuo, no precisando, portanto, da existncia de matria. A lei bsica a lei de Stefan-Boltzmann. Como se pode concluir, o transporte de energia associado a este mecanismo qualitativamente diferente dos mecanismos referidos acima (conduo e conveco).

Tipos de calor
Calor

5/5/12

sensvel: provoca apenas a variao da temperatura do corpo. A quantidade de calor sensvel (Q) que um corpo demassam recebe diretamente proporcional ao seu aumento de temperatura. Logo, possvel calcular a quantidade de calor sensvel usando a seguinte frmula: latente: provoca algum tipo de alterao na estrutura fsica do corpo. a quantidade de calor que a substncia troca porgramade massa durante a mudana de estado fsico. representado pela letra L. medido em caloria por grama (cal/g). calcular o calor latente necessrio utilizar a seguinte expresso: Q a quantidade de calor recebida ou

Calor

Para

Onde

Calor especfico (c)


Ao

5/5/12

contrrio da capacidade trmica, ocalor especficono caracterstica do corpo, mas sim caracterstica dasubstncia. Corresponde quantidade de calor recebida ou cedida por 1 g da substncia que leva a uma variao de 14,5C para 15,5C na temperatura do corpo em questo. dado pela relao da capacidade trmica do corpo pela sua massa. representado pela letra c (minscula) e medido em cal/g.C ou cal/g.K:

Onde

ocalor

especfico,

Quantidade de Calor
Grandeza

5/5/12

fsicaque determina a variao na quantidade deenergia trmicaem um corpo, ou seja, determina a energia trmica que transitou para outro corpo ou que mudou de natureza. A unidade do SIpara quantidade de calor o J (Joule), mas comum usar cal (Caloria) ou Cal (Caloria lateral).

Temperatura
Temperatura a grandeza fsica associada ao estado de movimento ou agitao das partculas que compem os corpos. No cotidiano muito comum as pessoas medirem o grau de agitao dessas partculas atravs da sensao de quente ou frio que se sente ao tocar outro corpo. No entanto no podemosconfiarna sensao trmica. Para isso existem os termmetros, que so graduados para medir a temperatura dos corpos.

5/5/12

Com base na fsica estatstica


As definies modernas da temperatura mostram-se todas de alguma forma relacionadas fsica estatstica, e nesta a temperatura definido em termos da energia cintica mdia por graus de liberdade de cada partcula integrante do sistema. A temperatura associada ao movimento das partculas em uma determinada substncia, aumentando se a energia de movimento, ou agitao, das partculas aumentarem, e vice versa. Neste contexto o termo movimento das partculas no implica restrio ao movimento de translao das mesmas (no movimento associado trajetria retilnea ou balstica), mas tambm envolve as energias cinticas internas de uma determinada partcula, a saber as associadas vibrao e rotao, conforme antes abordado.

5/5/12

Metrologia A medio da temperatura usando os modernostermmetroscientficos e escalas de temperatura tem suas origens no sculo XVIII, quandoGabriel Fahrenheitadaptou um termmetro deMercrioa uma escala de temperatura desenvolvida pelo dinamarqusOle Rmer. Aescala Fahrenheit ainda usada em alguns pases, incluindo osEstados Unidos, para propsitos no-cientficos.

5/5/12

Unidades
A

5/5/12

unidade bsica de temperatura (smbolo:T) noSistema Internacional de Unidades(SI) okelvin(K). Tanto o kelvin quanto ograu Celsius(C) so definidos, por meio de um acordo internacional, por dois pontos: ozero absolutoe oponto triplodagua(considerando a proporo deistoposencontrada nas guas ocenicas - padro de Viena) O zero absoluto definido precisamente como 0 K e -273,15 C. O zero absoluto definido como a temperatura onde toda a energia cinticadas partculas cessa, ou seja, quando as partculas se tornam imveis. noo de partculas imveis apenas faz sentido dentro dafsica clssicae a mdia

Aplicaes cientficas
A

5/5/12

termodinmica e em consequncia as grandezas a ela diretamente associadas desempenham no contexto cientfico um papel certamente o mais relevante visto que, ao contrrio de outras teorias, que encontram aplicaes bem relevantes apenas em certas reas e enfoques de estudo, as leis da termodinmicas so leis universais e so obedecidas por todos os sistemas naturais, quer o enfoque de estudo esteja no campo especfico desta rea ou no. contexto a temperatura reflete a veracidade de tal afirmao e tem papel o mais importante em quase todos os campos da cincia,

Neste

Aplicaes cientficas
No

5/5/12

h como se imaginar a biologia ou a qumica desvinculadas do conceito de temperatura, to pouco a fsica ou qualquer outra rea que tenha por foco o estudo de sistemas (naturais). Praticamente todas as propriedades fsicas dos materiais, incluindo-se osestados fsicos da matria(slido,lquido,gasosoeplasma), adensidade, asolubilidade, a presso de vaporecondutividade eltrica, dependem explicitamente da temperatura.

5/5/12

FIM

Das könnte Ihnen auch gefallen