Sie sind auf Seite 1von 29

GEOPOLTICA MUNDIAL

REVISES

A HISTRIA DA GEOPOLTICA
PREMISSA: O contexto histrico do final sc. XIX e incios sc.XX favoreceu os estudos geogrficos-polticos imperialismo e rivalidades entre as grandes potncias, expanso territorial e colonial, uma situao de pr-guerra (que eclodiria em 1914), declnio relativo da potncia dominante (Reino Unido) com ascenso de novas (Alemanha, Japo,Rssia, EUA, alm da Frana).

2) OS PRINCIPAIS NOMES ALEMES


RATZEL (2 metade do sculo XIX)
Povo forte Espao limitado

Necessidade de expanso

+
Alta densidade demogrfica Potencial do Estado Nao

=
Possibilidade de ganhos com novas conquistas espaciais

A TEORIA DO ESPAO VITAL, O ESPAO PODER

NECESSIDADE DE EXPANSIONISMO

TERICOS
PRINCIPAIS NOMES TERICOS DOS PRIMRDIOS DA GEOPOLTICA: - RATZEL;
- HALFORD MACKINDER (1904); - E.HUNTINGTON (1915); - J.ANCEL (1938); - N.SPYKMAN (1942).

3) AS TEORIAS DE MACKINDER = (Reino Unido) (O Pr 2 Guerra Mundial)


O espao mais importante do mundo = Zona Piv (A Terra Corao) PREMISSA: quem dominar a Terra Corao, dominar o mundo. QUESTO: Onde a Terra Corao? 1 Mapa (1919) Terra Corao Rssia 2 Mapa (1943) Terra Corao Europa Ocidental

4) ANOS 30: SPYKMAN = (EUA)


As crticas Mackinder, Teoria dos Anis Martimos = Processo de cercamento da Eursia pela marinha Anglo-Sax

5) O MAIOR IDELOGO NORTE AMERICANO


A teoria do Poder Naval

ALFRED MAHAN

Quem dominar os oceanos dominar o Mundo

O manifesto destino dos EUA de serem potncia passa pelo poder naval. O expansionismo ocenico dos EUA no comeo do sculo XX.

Construo do Canal do Panam

Ocupao de pontos estratgicos nos oceanos

EUA 1 MARINHA DO MUNDO

ASSIM:O QUE GEOPOLTICA


Geopoltica uma disciplina das Cincias Humanas que mescla a Teoria Poltica Geografia, considerando o papel poltico internacional que as naes desempenham em funo de suas caractersticas geogrficas como localizao, territrio, posse de recursos naturais, contingente populacional, etc.. o estudo da estratgia, da manipulao, da ao. Estuda o Estado enquanto organismo geogrfico, ou seja, o estudo da relao intrnseca entre a geografia e o poder. Mtodo de anlise que utiliza os conhecimentos da geografia fsica e humana para orientar a ao poltica do Estado.

CONT.
Geografia poltica um ramo de geografia (e, mais especificamente, da geografia humana) que se dedica ao estudo da interao entre a poltica e o territrio, nomeadamente no que diz respeito administrao. A geografia poltica moderna reflete as caractersticas polticas frente aos aspectos scio-econmicos no mbito local, regional, nacional e internacional. Os estudos desta rea avaliam diversos fatores que determinaram uma situao j estabelecida como, por exemplo, as caractersticas demogrficas frente ao desenvolvimento de um ramo da economia.

A geografia poltica visualiza o estado do ponto de vista do espao, enquanto que a geopoltica visualiza o espao do ponto de vista do estado.

A PARTIR DOS ANOS 60-70 SCULO XX


Esta nova geografia poltica iniciou-se a partir do final dos anos 1960 e principalmente na dcada de 1970 interligada emergncia de novos atores: o feminismo, as lutas contra a guerra do Vietn e pelos direitos civis, o maio de 1968, a contracultura, etc. Com isso, h uma preocupao com novos agentes/atores, com novas formas de lutas: relaes de gnero, de orientao sexual, conflitos culturais e tnico-territoriais, novas territorialidades, marginalidade/excluso, etc.;

PODER E ESTADO

Agora a geografia poltica estuda mais as relaes de poder (ou relaes de dominao), a poltica lato sensu, ao invs de ver poltica apenas no Estado.

GUERRA FRIA: PRINCIPAIS CARACTERSTICAS


a) b) c) d) e) f) Enfraquecimento econmico e poltico dos pases europeus Bipolaridade global Corrida armamentista nuclear espacial O equilbrio do terror (poltica de dissuaso) Conflito ideolgico: capitalismo X socialismo) Conflito Blico na guerra fria: principal cenrio
3 mundo

Plano Marshall 1947


injeo de US$ 17 bilhes na Europa.

OTAN 1949
Resposta a testes nucleares feito pelos socialistas

Doutrina Truman 1947 (a poltica de conteno do socialismo) segundo a qual cabe aos EUA a defesa do mundo capitalista diante do avano do comunismo

Macartismo anos 50

perseguio a supostos simpatizantes comunistas

Guerra da Coria 1950-53


Busca a conteno da expanso comunista

Crise dos misseis - Cuba 62

Apoio a formacao de ditaduras na America Latina. Exemplo: Brasil - 64

1948-49 O bloqueio de Berlim

1949 A reao sovitica

-Criao da R. D. Alem -Criao do COMECON -A bomba sovitica

1955 O Pacto de Varsvia 1961 O muro de Berlim 1962 A crise dos msseis

- O FIM DA GUERRA FRIA: A ERA GORBATCHEV

A partir da ascenso de Mikhail Gorbatchev, em 1985, a Unio Sovitica experimentou uma fase de transio rumo a uma nova ordem poltica, ao modelo de economia de mercado e a uma nova orientao nas relaes internacionais.

AS ESTRUTURAS DA BIPOLARIDADE

1947 Plano Marshall


1949 OTAN 1949 RFA

1949 COMECON

1955 O Pacto de Varsvia


1949 RDA

O Mundo Ps-Guerra Fria


A dissoluo do bloco sovitico, uma aparente vitria da superpotncia da Amrica do Norte, descortinou realidades novas, que prefiguram o prximo sculo. O poder mundial tende a se concentrar em macro reas do hemisfrio norte que aglutinam a riqueza e a capacidade de inovao tecnolgica. A economia mundial globalizava-se e, simultaneamente, fragmentava-se em blocos regionais. A partilha do mercado mundial envolve as estratgias das grandes corporaes econmicas e as polticas externas dos Estados.

TEORIAS DE BASE NOVA ORDEM


LIBERALISMO: Lock NEO LIBERALISMO: as mesmas caractersticas que apresentava o liberalismo puro, como: a livre concorrncia, a formao de monoplios, oligoplios, mercado livre, propriedade privada, privatizaes Mas para os neoliberais, portanto, os mecanismos de mercado so capazes de organizar a vida econmica, poltica e social, desde de que sob a ao disciplinadora do Estado ara evitar precisamente as formaes de monoplios e permitir a livre concorrncia. Acontece que essa ao do Estado na economia, no mercado deve ser estrita.

Problema do neo-liberalismo
Na prtica do Estado neoliberal h uma reduo dos gastos pblicos em educao, sade e habitao, enfim, seguridade social. Ou seja, aumentam ainda mais as diferenas entre as classes: os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres.

Multipolaridade- Nova ordem mundial


A nova ordem mundial marcada no mais pelo poder das armas, mas pelo poder do dinheiro, as relaes econmicas esto mais intensas e no esto mais apoiadas em dois plos, mas sobre os megablocos econmicos e geopolticos.

Tericos da nova ordem mundial


Francis Fukuyama ( Teoria do Fim da Histria) Samuel Huntingthon ( Teoria do Choque de Civilizaes) Um neo-liberal e um neo-realista que acreditam na supremacia dos EUA em relao aos outros pases do Mundo. S. Huntingthon: UNI-MULTILATERAL

ESTRUTURAS DA ORDEM MUNDIAL


GUERRA FRIA: BIPOLAR ENTRE 1989 E 2001: UNI-MULTIPOLAR DE 2001 AT AOS DIAS DE HOJE: GUERRA AO TERROR MULTIPOLARIDADE em que as questes da guerra voltaram agenda mundial e em que as crises econmicas de um mundo global atingem a todos. Crescimento de potncias como a China, Brasil, frica do Sul, ndia, Rssia ( os designados BRICS)

Globalizao e Balana do Poder no cenrio mundial


A globalizao em termos econmicos estrutura as relaes de poder entre os pases que estabelecem entre si acordos comerciais; Existe interdependncia econmica que influencia diretamente nas questes de manuteno das relaes pacficas, contsruo de cenrios de paz e de democratizao das relaes internacionais.

Das könnte Ihnen auch gefallen