Sie sind auf Seite 1von 9

A heteronmia ou o supremo fingimento

13-02-2012 Professor Agostinho Santos 1

rea disciplinar de portugus


Secundrio F. Pessoa: A heteronmia
Heteronmia (do grego heteros = diferente + noma = nome) designa o fenmeno da utilizao de diferentes nomes que correspondem a personalidades diferentes, com biografia e estilo prprios, com uma viso de mundo especfica, num processo de fragmentao psicolgica. Enquanto o pseudnimo um nome falso (pseudo = falso + noma = nome) que esconde o nome e a personalidade do seu autor, o heternimo implica uma personalidade particular, com uma biografia prpria e uma viso especfica do mundo. Em Fernando Pessoa surgiu da necessidade de descobrir a sua conscincia e personalidade, de OUTRAR-SE - Ser vrios ao mesmo tempo, capaz de sentir e pensar diferentemente, despersonalizando-se, desmultiplicando-se em outros. Escreveu: "hoje j no tenho personalidade: quanto em mim haja de humano eu o dividi entre os autores vrios de cuja obra tenho sido o executor. Sou hoje o ponto de reunio de uma pequena humanidade s minha." Trata se, contudo, simplesmente do "temperamento dramtico elevado ao mximo"; escrevendo, em vez de dramas em atos e ao, "dramas em alma". Nesta perspetiva, dirse- que a "pequena humanidade" do poeta como um palco onde desfilam diversas personagens diferentes. Os heternimos so personagens de um drama.
16-02-2012 Professor Agostinho Santos 2

rea disciplinar de portugus


Secundrio Uma explicao
Psicolgica: um caso de abulia neurastnica - resulta de uma resistncia psquica que angustia o paciente e se revela na incapacidade de tomar decises para atuar. A origem dos meus heternimos o fundo trao de histeria que existe em mim. No sei se sou simplesmente histrico, se sou, mais propriamente, um histero-neurastnico, tendo para esta segunda hiptese, porque h em mim fenmenos de abulia que a histeria, propriamente dita, no enquadra no registo dos seus sintomas. Seja como for, a origem mental dos meus heternimos est na minha tendncia orgnica e constante para a despersonalizao e para a simulao. Estes fenmenos felizmente para mim e para os outros mentalizaram-se em mim; quero dizer, no se manifestam na minha vida prtica, exterior e de contacto com outros; fazem exploso para dentro e vivoos eu a ss comigo.

F. Pessoa: A heteronmia

16-02-2012

Professor Agostinho Santos

rea disciplinar de portugus


Secundrio Um comportamento surgido na infncia
Desde criana, Fernando Pessoa, particularmente aps a morte do irmo, mostra-se reservado e solitrio, o que o leva criao de diversos amigos imaginrios "exatamente humanos. Desde criana tive a tendncia para criar em meu torno um mundo fictcio, de me cercar de amigos e conhecidos que nunca existiram. ()

F. Pessoa: A heteronmia

Um comportamento que se mantm na fase adulta


Esta tendncia para criar em torno de mim um outro mundo, igual a este mas com outra gente, nunca me saiu da imaginao. Teve vrias fases, entre as quais esta, sucedida j em maioridade. Ocorria-me um dito de esprito, absolutamente alheio, por um motivo ou outro, a quem eu sou, ou a quem suponho que sou. Dizia-o, imediatamente, espontaneamente, como sendo de certo amigo meu, cujo nome inventara, cuja histria acrescentava, e cuja figura cara, estatura, traje e gesto imediatamente eu via diante de mim. E assim arranjei, e propaguei, vrios amigos e conhecidos que nunca existiram, mas que ainda hoje, a perto de trinta anos de distncia, oio, sinto, vejo. Repito: oio, sinto, vejo... E tenho saudades deles.(...)

16-02-2012

Professor Agostinho Santos

rea disciplinar de portugus


Secundrio Ricardo Reis
A por 1912, veio-me ideia escrever uns poemas de ndole pag. Esbocei umas coisas em verso irregular (no no estilo lvaro de Campos, mas num estilo de meia regularidade), e abandonei o caso. Esboara-se-me, contudo, numa penumbra mal urdida, um vago retrato da pessoa que estava a fazer aquilo. (Tinha nascido, sem que eu soubesse, o Ricardo Reis). Um retrato: nasceu em 1887 (no me lembro do dia e ms, mas tenho-os algures), no Porto; mdico; de um vago moreno mate; educado num colgio de jesutas; vive no Brasil desde 1919, pois se expatriou espontaneamente por ser monrquico.
Urdir tecer Paganismo nome que os cristos davam religio politesta dos Gregos e Romanos.

F. Pessoa: A heteronmia

16-02-2012

Professor Agostinho Santos

rea disciplinar de portugus


Secundrio Alberto Caeiro
Ano e meio, ou dois anos depois, lembrei-me () de inventar um poeta buclico, de espcie complicada (). Num dia em que finalmente desistira foi em 8 de Maro de 1914 acerquei-me de uma cmoda alta, e, tomando um papel, comecei a escrever, de p, como escrevo sempre que posso. E escrevi trinta e tantos poemas a fio, numa espcie de xtase cuja natureza no conseguirei definir. Foi o dia triunfal da minha vida, e nunca poderei ter outro assim. Abri com um ttulo, "O Guardador de Rebanhos". E o que se seguiu foi o aparecimento de algum em mim, a quem dei desde logo o nome de Alberto Caeiro. Desculpe-me o absurdo da frase: aparecera em mim o meu mestre. Foi essa a sensao imediata que tive.
Um retrato:

F. Pessoa: A heteronmia

nasceu em 1889 e morreu em 1915; nasceu em Lisboa, mas viveu quase toda a sua vida no campo; no teve profisso nem educao quase alguma - s instruo primria; era de estatura mdia; louro sem cor, olhos azuis; morreram-lhe cedo o pai e a me, e deixou-se ficar em casa, vivendo de uns pequenos rendimentos; vivia com uma tia velha, tia-av.
16-02-2012 Professor Agostinho Santos 6

rea disciplinar de portugus


Secundrio lvaro de Campos
Arranquei do seu falso paganismo o Ricardo Reis latente, descobri-lhe o nome, e ajustei-o a si mesmo, porque nessa altura j o via. E, de repente, e em derivao oposta de Ricardo Reis, surgiu-me impetuosamente um novo indivduo. Num jacto, e mquina de escrever, sem interrupo nem emenda, surgiu a Ode Triunfal de lvaro de Campos - a Ode com esse nome e o homem com o nome que tem.
Um retrato:

F. Pessoa: A heteronmia

nasceu em Tavira, no dia 15 de Outubro de 1890 ( 1.30 da tarde); engenheiro naval (por Glasgow), mas agora est aqui em Lisboa em inatividade; alto 1m ,75 de altura, (mais 2 cm. do que eu), magro e um pouco tendente a curvar-se; de um vago moreno mate, entre branco e moreno, tipo vagamente de judeu portugus, cabelo, porm, liso e normalmente apartado ao lado, monculo; teve uma educao vulgar de liceu; depois foi mandado para a Esccia estudar engenharia, primeiro mecnica e depois naval; numas frias fez a viagem ao Oriente de onde resultou o Opirio; ensinou-lhe latim um tio beiro que era padre.

16-02-2012

Professor Agostinho Santos

rea disciplinar de portugus


Secundrio F. Pessoa: A heteronmia

16-02-2012

Professor Agostinho Santos

rea disciplinar de portugus


Secundrio Como escrevo em nome destes trs? Alberto Caeiro F. Pessoa: A heteronmia

por pura e inesperada inspirao, sem saber ou sequer calcular que iria escrever

Ricardo Reis

depois de uma deliberao abstrata que subitamente se concretiza numa ode

lvaro de Campos

Quando sinto um sbito impulso para escrever e no sei o qu

16-02-2012

Professor Agostinho Santos

Das könnte Ihnen auch gefallen