Sie sind auf Seite 1von 22

PROPEDUTICA MAMRIA Inspeo e Palpao

Coralie Rivera Mariana Morelli Ornella Minelli

Introduo:
* A mama tem como funo primria a alimentao da prole no incio da vida extra-uterina. * Possui ainda papel na sexualidade, bem como importncia esttica no universo feminino. * Entretanto, do ponto de vista morfolgico ou do desenvolvimento, tem maior relao com o tegumento, correspondendo glndula sudorpara modificada e especializada.

Embriologia da Mama :

Morfologia e Anatomia:

A glndula mamria se localiza na parede anterior do trax, tem tamanho mdio de 10 a 12 cm de dimetro e sua espessura central de 5 a 7 cm. Dependendo do seu tamanho e forma, seus limites so: a. Superior: a segunda ou terceira costela.
b. Inferior: a sexta ou stima costela. c. Medial: a borda do osso esterno. d. Lateral: a linha axilar mdia ou borda anterior do msculo grande dorsal.

Posteriormente, ela est em contato com a fscia profunda dos msculos grande peitoral, serrtil anterior, oblquo externo e com a bainha do msculo reto-abdominal .

Externamente, recoberta por pele que, em sua regio central, apresenta-se como uma rea de colorao mais escura, formando o complexo arolo-papilar. Esse composto de duas estruturas: arola e papila.

desprovido de plos e est localizado, aproximadamente, na altura do quarto arco costal. A arola tem forma circular e tamanho variado.
Do centro da arola, emerge a papila, de formato cilndrico.

O corpo glandular ou glndula mamria, formado por dois sistemas:

- ductal
- lobular Esses sistemas so envolvidos e entremeados por tecido adiposo e tecido conjuntivo de sustentao, o estroma mamrio, por onde passam vasos sangneos, linfticos e nervos. Todo esse conjunto compe o parnquima mamrio.

Exame das Mamas

Exame das Mamas


Independente do motivo da consulta, o exame das mamas ser realizado em todas as consultas, de forma completa, obedecendo a uma sistematizao que permita avaliar todos os parmetros importantes .Etapas: inspeo (esttica e dinmica) exame dos linfonodos axilares e supraclaviculares palpao, expresso

Inspeo:
Inspeo Esttica

Dever ser feita em duas etapas, estando a paciente sentada em frente ao mdico e a sala de exame adequadamente iluminada.

Neste momento o mdico observa os seguintes parmetros: - volume - forma - simetria da mamas

Em crianas e adolescentes, deve ser aplicada a classificao de Tanner para caracterizar o estgio de desenvolvimento. Anotamos, ainda, o achado de relevos ou depresses no contorno das mamas, a integridade da

Escala de Tanner
Estgio 1: estgio infantil, do nascimento at o incio da puberdade; no h pigmentao areolar ou tecido glandular palpvel, apenas a papila se projeta.

Estgio 2: o broto, a mama e a papila produzem pequena elevao com aumento do dimetro da arola; palpa-se tecido glandular subareolar (ndulo puberal) sinalizando o incio do desenvolvimento mamrio. Estgio 3: aumento da pigmentao areolar e do tecido glandular palpvel. A mama e o complexo arolo papilar esto no mesmo plano. Estgio 4: a arola e a papila projetam-se alm do corpo da mama Estgio 5: mama adulta. Desaparece a projeo secundria da arola e da papila e a mama tem contorno arredondado.

Na fase adulta, a assimetria do broto mamrio de aparecimento recente pode ser devida formao tumoral. Da mesma forma, edema de pele, com o clssico aspecto de casca de laranja, retrao de mamilo ou sinais de flogose ( Enrubescimento e calor decorrentes de inflamao ) so, com freqncia, indicativos de patologia tumoral e devem ser criteriosamente investigados.

Amastia: ausncia congnita uni ou bilateral da glndula mamria.

Atelia: ausncia congnita de mamilo.

Polimastia: presena de uma ou mais glndulas mamrias supranumerrias ao longo da linha lctea, que se extende da regio axilar regio inguinal.

Politelia: presena de mamilos extranumerrios, sem glndula mamria.

Inspeo Dinmica

Prosseguimos a inspeo, agora pedindo paciente que execute alguns movimentos com os braos e com as mos, no intuito de observar modificaes que s ficam evidentes durante os movimentos ou com a contrao dos msculos peitorais. solicitado paciente que erga os braos, sucessivamente a 90 e 180 graus . Posteriormente, com as mos diante do trax, a paciente executa movimentos de contrao dos msculos peitorais.

Caso haja formao tumoral profunda, aderida ao plano muscular, a assimetria se evidencia.

Vdeo do exame fsico:

http://www.youtube.com/watch?v=o2WbUjEfRYY

Examepalpao das axilas ainda com a paciente das axilas: Procedemos


sentada. - Com o brao em abduo e o antebrao fletido, a paciente apia a mo no ombro do mdico e este procede palpao da axila com a mo contralateral. - importante que a paciente apie a mo para que os msculos peitorais fiquem relaxados. A palpao deve ser gentil para que se perceba com clareza os linfonodos e suas caractersticas de tamanho, consistncia e mobilidade.
.

Esta etapa obrigatria no exame das mamas.

Palpao:
A palpao das mamas ser realizada, sempre, estando a paciente em decbito dorsal.

Alguns autores recomendam a colocao de travesseiro sob o ombro do lado que vai ser examinado, visando a tornar mais fcil a palpao da metade externa da mama. A palpao da metade interna da mama facilitada quando a paciente coloca o brao acima da cabea.
A regio subareolar e os mamilos devem ser igualmente examinados.

A descrio dos achados durante a palpao deve ser o mais precisa possvel. A melhor fase para examinar as mamas a primeira fase do ciclo. O parnquima mamrio normal homogneo, finamente nodular. Na segunda fase do ciclo comum a impresso de zonas de parnquima mais condensado, tornando necessrio novo exame em perodo mais adequado.

Ao detectar ndulo ou tumor, o examinador deve caracterizar a leso quanto a cinco parmetros: - tamanho - forma - limites - consistncia

O tamanho do tumor deve ser expresso em centmetros e, sempre que necessrio, o mdico dever usar uma rgua.

Evitamos comparaes que permitam interpretaes subjetivas.


A informao deve ser precisa de modo a permitir o correto acompanhamento da paciente. Finalmente, lembramos que durante a palpao das mamas o mdico deve explicar paciente o que est sendo feito e incentiv-la a proceder sistematicamente ao auto-exame, ensinando-a a maneira correta de faz-lo.

Expresso:
A compresso do mamilo deve ser realizada, apenas se a paciente relata descarga mamilar espontnea. A pesquisa de descarga papilar deve ser feita sistematicamente. A expresso deve ser suave e, caso positiva, o produto da descarga papilar dever ser encaminhado para exame citolgico. Como realizar: Deprima gentilmente com 2 dedos o tecido na fossa atrs da arola. Seus dedos e o tecido devem mover-se facilmente para dentro.

Auto exame das Mamas:


tcnica simples, consistindo de inspeo e palpao, semelhantes ao exame executado pelo mdico.
Deve ser realizado mensalmente, na semana que se segue menstruao, ou estipulado um dia fixo, para as pacientes que no mais menstruam.

Pode ser assim resumido: 1. A paciente coloca-se de p em frente ao espelho, para observar os mamilos, a superfcie e o contorno das mamas. 2. Ainda em frente ao espelho, levanta lentamente os braos esticados, observando se, com o movimento, aparecem alteraes de contorno e superfcie das mamas. 3. A paciente coloca-se deitada, elevando o brao esquerdo para palpar a mama e a axila esquerdas com a mo direita. Os movimentos da mo que palpa podem ser circulares, usando-se as pontas dos dedos para exercer suave compresso da mama, contra o gradil costal. 4. Realiza-se o contrrio do item anterior para exame da mama e da axila direitas.

Referncias Bibliogrficas:
MOSBY, Guia de Exame Fsico/ SEIDEL, M.H. et al.; traduo Luciane Faria de Souza Pontes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 Jos Carlos de Jesus Conceio. Gnecologia Fundamental, 1 Ed, 2005 FREITAS, Fernando et al. Rotinas em ginecologia. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006

Obrigada !

Das könnte Ihnen auch gefallen