Sie sind auf Seite 1von 49

Metodologia do Trabalho Cientfico

Cincia

a sistematizao de conhecimentos, ou seja, um conjunto de proposies lgicas correlacionadas sobre um comportamento de certos fenmenos que se deseja estudar (MARCONI e LAKATOS, 2001, p. 80) Uma busca constante de explicaes e solues para os problemas que afligem e incomodam o ser humano.

Cincia

O conhecimento cientfico nunca absoluto ou final, pode ser sempre modificado ou substitudo; A exatido sobre um conhecimento nunca obtida integralmente, mas sim, atravs de modelos sucessivamente mais prximos;

Um conhecimento vlido at que novas observaes e experimentaes o substituam.

Conhecimento

Emprico
Conhecimento que obtido imediatamente por uma ou mais dos sentidos;

Senso Comum
Generalizaes que so feitas a partir de conhecimentos empricos. Sem preocupao com comprovao metodolgica;

Cientfico
Generalizaes feitas com base no conhecimento emprico e/ou no senso comum, com comprovao metodolgica.

Conhecimento Cientfico

o conhecimento produzido pela investigao cientfica. Surge no apenas da necessidade de encontrar solues para problemas de origem prtica da vida diria, caracterstica esta do conhecimento ordinrio, mas do desejo de fornecer explicaes sistemticas que possam ser testadas e criticadas atravs das provas empricas. (KOCHE, 1984).

Metodologia Cientfica

o estudo ou conhecimento dos mtodos utilizados para a realizao de pesquisa cientficas ou acadmicas, que resultou na denominao da disciplina, que compe o currculo dos cursos superiores.

Pesquisador

Revisa e analisa a literatura especfica sobre um tpico, assunto ou rea de conhecimento; Formula hipteses; Desenvolve um projeto e um plano de pesquisa; Seleciona e define as amostras; Avalia e seleciona instrumentos de medida; Analisa estatisticamente os dados; Prepara o relatrio de pesquisa; Produz conhecimento cientfico.

Pesquisa Cientfica

A palavra vem do verbo latino perquirere, que significa procurar de forma diligente; O objetivo da pesquisa cientfica explicar, prever e/ou controlar um determinado fato ou fenmeno. Basicamente, a pesquisa cientfica envolve o levantamento de hipteses baseadas em observaes, suas implicaes, testar essas hipteses, e confirmar ou no essas mesmas hipteses (GAY, 1987).

Pesquisa Cientfica - Objetivos


Conhecer os fenmenos de todas as naturezas e reas; O conhecimento humano deriva da curiosidade e pesquisa; A evoluo humana ocorre s custas das pesquisas; Achismos no tem valor, enquanto pesquisa sim; Pesquisa Pura = Saber; Pesquisa Aplicada = Fazer.

Pesquisa Cientfica - Finalidade

Pesquisa Cientfica - Tipos

Pesquisa Cientfica - Tipologia

Segundo a Forma de Execuo:


Bibliogrfica: a pesquisa que se baseia somente em informaes encontradas em obras j escritas, como livros, peridicos, relatrios, fichas de arquivos, internet, principalmente; De campo (ou emprica): a pesquisa que se baseia somente em informaes geradas pelo prprio autor mediante consulta direta realidade emprica.

Pesquisa Cientficao - Tipologia

Segundo a Finalidade ou Utilizao:


Pura: quando a pesquisa tem por finalidade analisar as bases da cincia; Especial: quando a pesquisa tem por objetivo testar uma lei ou teoria cientfica especfica; Aplicada: quando a pesquisa tem por finalidade resolver um problema especfico.

Pesquisa Cientfica - Tipologia

Segundo o Mtodo de Anlise:


Exploratria
Investigao inicial para identificar categorias, hbitos, fatores, prioridades, aumentando o conhecimento para futuras pesquisas. Estudos qualitativos e estudo de caso. Identificar, levantar, descobrir;

Descritiva
Pressupe que o pesquisador saiba o que deseja medir, descrever caractersticas, estimar quantidades, descobrir ou verificar a relao entre variveis. Caracterizar, descrever.

Pesquisa Cientfica - Tipologia

Segundo o Mtodo de Anlise:


Direta
Busca os dados diretamente na fonte, possibilitando conhecer a realidade na prtica, por meio das leituras e reflexes, com a dimenso emprica, que a evidncia da realidade, obtida com a observao e experimentao;

Indireta
Utiliza-se de informaes, conhecimentos e dados j coletados por outras pessoas e e demonstrados de diversas formas, como documentos, leis, projetos, desenhos, livros, artigos, revistas, jornais, etc. (documental, bibliogrfica).

Pesquisa Cientfica - Mtodos

Indutivo (Galileu e Bacon, Sc. XVII)


Descoberta de princpios gerais a partir de conhecimentos particulares (micro para o macro);

Dedutivo (Descartes, Sc. XVII)


Aplicao de princpios gerais a casos particulares (macro para o micro);

Hipottico-Dedutivo (Popper)
A partir das hipteses formuladas deduz-se a soluo do problema.

Pesquisa Cientfica Mtodos

Histrico
Envolve o estudo, compreenso e explanao de eventos do passado; O propsito da pesquisa histrica chegar a concluses relativas causas, efeitos ou tendncias de ocorrncias passadas que podem ajudar a explicar os fatos no presente, e antecipar o futuro; Utiliza documentos legais, recordatrios, registros, minutos de reunio, cartas ou outros documentos.

Pesquisa Cientfica - Mtodos

Descritivo
Envolve a coleta de dados a fim de testar hipteses ou responder a questes referentes ao corrente status do indivduo do estudo; Requer o desenvolvimento de instrumentos apropriados de medida a fim de se obter a informao desejada.

Pesquisa Cientfica - Mtodos

Correlacional
Envolve coleta de dados a fim de determinar se, e at que grau, uma relao existe entre duas ou mais variveis mensurveis; Sugere uma estimativa do quando duas variveis possuem relao uma com a outra. Se duas variveis so fortemente relacionadas, um coeficiente de correlao prximo de 1.0 (ou -1.0) ser obtido; se duas variveis no possuem relao, esse coeficiente ser prximo de .00.

Pesquisa Cientfica - Mtodos

Casual Comparativo
O investigador procura determinar a causa ou a razo pela existncia de diferenas no comportamento ou condio de grupos de indivduos; A abordagem bsica se inicia com o efeito e a procura pelas possveis causas; O delineamento do estudo envolve selecionar dois grupos diferentes em uma varivel independente e comparando-as com alguma varivel dependente.

Pesquisa Cientfica - Mtodos

Experimental
O pesquisador manipula deliberadamente algum aspecto da realidade, dentro de condies anteriormente definidas, a fim de observar se produz certos efeitos; No existe pesquisa experimental sem experimento; O experimento uma situao, criada em laboratrio, com a finalidade de observar, sob controle, a relao que existe entre fenmenos;

Projeto

Um Projeto de Pesquisa precisa responder:


O que fazer? Por que fazer? Para quem fazer? Onde fazer? Como, com quem, quanto e quando fazer? Com quanto fazer? Quem ir fazer?

Projeto

Um Projeto Cientfico deve contemplar:


Assunto:
Formulao do problema e hipteses Delineamento do tema Justificativa e objetivos

Coleta de dados Reviso da literatura Anlise dos dados


Discusso dos dados

Concluso Bibliografia

Projeto

Formulao do Problema
Esclarecer a questo de pesquisa; Definir o problema: O qu? Como? Observar: viabilidade, relevncia, novidade, exequibilidade, oportunidade; Deve ser interrogativa, clara, precisa e objetiva; Possuir soluo vivel; Expressar uma relao entre duas ou mais variveis; Ser fruto de reviso da literatura e reflexo pessoal.

Problema

ESTOU ESTUDANDO (conceito)


__________________________________________

PORQUE TENHO UM PROBLEMA (pergunta)


__________________________________________ (quem, o que, quando, onde, se, por que, como)

A FIM DE ENTENDER (motivao/argumento)


__________________________________________ (como, por que, se, o que)

OBJETIVANDO (justificativa/importncia)
__________________________________________

Problema
Problema Prtico resolve motiva

Resposta

Pergunta

encontra

define

Pesquisa

Projeto

Escolha do Tema:
REAS Marketing Logstica RH Finanas Estratgia Tecnologia SUB REAS Promoo, Propaganda, Canais, Preo, Produto Suprimentos, Transportes, Estoques, Distribuio Motivao, Cultura, Organizao, Valores, Seleo Investimentos, Mercado de Aes, Produtos Competitividade, Planejamento, Inovao Internet, Software, Aplicativos

Projeto

Prova de Conceitos
CONCEITOS Competitividade
Comportamento Controles Cultura Custos Desempenho

Estrutura Organizacional
Gesto Inovao Operaes Planejamento Qualidade

MONOGRAFIA

Conceito

Estudo detalhado de um s tema, exaustivamente pesquisado e bem delimitado:


Universo (elementos existentes) Populao (caracterizao quantitativa) Amostra (objetos de estudo) Delimitao (geogrfica, setorial, temporal) Respondentes (informantes da pesquisa);

Esquema geral
Formular uma pergunta; Realizar a pesquisa; Interpretar resultados; Divulgar resultados.

Tipologia

Qualitativa
Tcnicas interpretativas para descrever, decodificar, traduzir, identificar o significado dos fenmenos observados atravs da anlise de contedo com a identificao de categorias, de informaes importantes observadas nas entrevistas ou no mtodo de coleta de dados;

Quantitativa
Feita por anlise tcnica utilizando recursos estatsticos como frequncia de ocorrncia, mdias, varincia, inferncias e correlao.

Desenvolvimento

Redao na 3a pessoa do singular de forma indeterminada; Linguagem com posicionamento cientfico, informativo e tcnico; Evitar a subjetividade, senso comum, expresses, jarges e pessoalidade; Frases curtas e objetivas.

Desenvolvimento

Tabelas, quadros e figuras tem numerao independentes:


Devem ter ttulo e fontes; Sero explicadas no texto; Ficar prximo do texto; Tabelas = dados numricos; Quadros = informaes textuais; Figuras = ilustrao, grficos, diagramas, desenhos, fotos.

A numerao das pginas deve ficar na parte superior direita, mas s comea a partir da Folha de Rosto e numerada a partir da Introduo.

Desenvolvimento

Um seo primria sempre comea numa pgina nova; Citaes podem ser:
Formais: refletem fielmente as palavras de outrem; Conceituais: reproduzem ideias de outrem sem copiar as palavras;

No texto: SOBRENOME (ano, pgina); No fim do texto: (SOBRENOME, ano, pgina); Ou citao de autor de outro autor: Fulano apud Beltrano (ano, pgina).

Desenvolvimento

Citao direta:
Uma transcrio literal da obra de algum;

Citao indireta:
Resumo, adaptao ou parfrase do pensamento de outro autor; Apresentao de informaes precisas (como dados estatsticos ou histricos, quadros e grficos) ou complexas; Referncia a acontecimentos e entidades reais; Manifestao de posies fortes ou polmicas ou que possam parecer exageradas.

Citaes - Exemplos

Citao Direta curta (Transcrio literal)


Segundo Kerlinger (1969, p.34) uma definio operacional uma definio que atribui a uma varivel um significado, enumerando as atividades e operaes necessrias para medir essa varivel.

ou:
Uma definio operacional uma definio que atribui a uma varivel um significado, enumerando as atividades e operaes necessrias para medir essa varivel (KERLINGER, 1969, p.34).

Citaes - Exemplos

Citao Direta longa (transcrio literal):


Podemos, inclusive falar nas tecnologias intelectuais como extenso da memria de longo e curto prazo:
A lgica um desses sistemas de codificao grfica. Ela s foi mais ou menos formalizada h vinte e quatro sculos (um curto lapso de tempo comparado durao da aventura humana). A teoria das probabilidades s existe h trs sculos, e as estatsticas h duzentos anos. O que mostra o carter histrico e provisrio de toda definio da racionalidade que se apoiasse sobre estas tecnologias intelectuais" (LVY, 1993, p. 153).

Citaes - Exemplos

Citao Direta longa (transcrio literal):


Podemos, inclusive falar nas tecnologias intelectuais como extenso da memria de longo e curto prazo , nas palavras de Lvy (1993, p. 53):
A lgica um desses sistemas de codificao grfica. Ela s foi mais ou menos formalizada h vinte e quatro sculos (um curto lapso de tempo comparado durao da aventura humana). A teoria das probabilidades s existe h trs sculos, e as estatsticas h duzentos anos. O que mostra o carter histrico e provisrio de toda definio da racionalidade que se apoiasse sobre estas tecnologias intelectuais.

Citaes - Exemplos

Parfrase (citao indireta):


Assim, na viso de Ackoff (1953, p. 337), pr-testes j podem ser realizados como estudos-piloto, quando ainda se procura formular alternativas, isto , projetar escalas de mensurao e experimentar diversas etapas da mensurao.

ou
Assim, pr-testes j podem ser realizados como estudos-piloto, quando ainda se procura formular alternativas, isto , projetar escalas de mensurao e experimentar diversas etapas da mensurao (ACKOFF, 1953, p. 337).

Citaes - Exemplos

Resumo do pensamento de um autor (citao indireta):


Cunha Filho e Neves (2000, p. 143-158) propem uma interessante discusso e tentativa de definio do termo hipersigno como um dos elementos que estruturam a hipermdia.

ou
Para os interessados no assunto, h uma interessante discusso e tentativa de definio do termo hiper signo como um dos elementos que estruturam a hipermdia (CUNHA FILHO e NEVES, 2000, p. 143-158).

Citaes - Exemplos

Afirmaes fortes ou polmicas (citao indireta):


Recife, a quarta metrpole do Brasil (IBGE, 2001, p.43), hoje o segundo plo mdico do pas, superado apenas pelo de So Paulo (CASTRO, 2000, p.58). Furtado (1998) defende que o modelo de desenvolvimento brasileiro adotado depois do golpe militar tem sido um modelo dependente e perifrico, em contraste com o modelo anterior de potncia hegemnica.

Citaes - Exemplos

Citao de citao (citao indireta):


Georgescu (apud CAVALCANTI, 2001, p. 157) percebeu um desafio fundamental enfrentado pela humanidade: a necessi-dade de substiturem-se combustveis fsseis por energia solar.

Citaes - Exemplos

Citao de citao (citao direta):


Para Leys (apud CAVALCANTI, 2001, p. 233) os inesperados problemas ecolgicos surgidos nas ltimas dcadas permitiram tirar a Natureza do laboratrio e coloc-la outra vez em seu lugar.

ou:
Os inesperados problemas ecolgicos surgidos nas ltimas dcadas permitiram tirar a Natureza do laboratrio e coloc-la outra vez em seu lugar (LEYS apud CAVALCANTI, 2001, p. 233) .

Estrutura

Introduo

Do contexto para o problema de pesquisa; Deve abordar o tema, a justificativa da escolha, a relevncia do tema e do problema; Conduz o leitor a entender o porque da pesquisa;

Descreve o tipo de pesquisa, a metodologia, a amostra e os sujeitos da pesquisa.

Referencial Terico

EVITAR O PLGIO; Deve apresentar os autores que sustentam os argumentos do diagnstico; Demonstra a capacidade de pesquisa, seleo e interpretao; Prepara o caminho para a escolha da soluo; No deve ser uma colcha de retalhos; Confrontar as diferentes posies acadmicas e dicotomias; Liberdade para criar uma estrutura lgica de apresentaes da pesquisa.

Consideraes Finais

Fazer um fechamento do trabalho; Ser um resumo da experincia com a pesquisa e os objetivos; Se possvel, aconselhar novos estudos e continuidade do projeto.

Bibliografia

Somente os autores citados no trabalho; Respeitar a ABNT 6023; Classificar por ordem de sobrenome do autor; A citao deve respeitar a ordem de autoria.

Bibliografia
BOOTH, Wayne C., COLOMB, Gregory G., WILLIANS, Joseph
M. A arte da pesquisa. So Paulo: Martins Fontes, 2005. FLICK, Uwe. Uma introduo pesquisa cientfica. Porto Alegre: Bookman, 2004. MARCONI, Marina de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Cientfico: procedimentos bsicos, pesquisa bibliogrfica, projeto e relatrio, publicaes e trabalhos cientficos. 6 ed. So Paulo: Atlas, 2001. GAY, l.R. Educational Research: Competencies for Analysis and Application. 3th. Edition. New York: Mcmillan Publishing Company, 1987. MEDEIROS, Joo B. Redao cientfica. 10a ed. So Paulo: Atlas, 2008.

Das könnte Ihnen auch gefallen