Sie sind auf Seite 1von 39

SUBTEMA 3 Educao, formao docente e pesquisa

Palestrante Germana Ferreira Rolim Mesa Carlos Alberto Moreira e Mrio Jos Azevedo 05/10/2011
1

Nos ltimos 6 anos

Aumento de 46% no nmero

2010 6,5 milhes estudantes universitrios

893 instituies de ensino superior em 1991

1.180 no ano 2000

estimativa de 3.000 no final de em 2010

6,5 milhes estudantes universitrios

42% no iro concluir o curso

Classe C j contribui com 23% dos jovens matriculados no ensino superior, apesar de 90% das nossas escolas superiores serem privadas.

Afinal, no Brasil, possuir um diploma superior sinnimo de aumento de 171% na renda mdia do trabalhador.

20% jovens brasileiros nas IES 80% fora


43% jovens chilenos nas IES 57% fora

61% jovens argentinos nas IES 39% fora

2009
De 1999 a 2009 Aumento de 127% 41.299 estudantes universitrios

2009
De 1999 a 2009 Aumento de 139% 15.681 alunos que concluram o ensino superior

10

De 1999 a 2009

Aumento de 58%

Oferta de Novos Cursos

11

321.493 professores atuando no ensino superior no Brasil em 2009


(profissionais que trabalham em mais de uma instituio de ensino aparecem no censo mais de uma vez)

6,5 milhes estudantes universitrios


Proporo de 1 professor para cada grupo de 202 alunos
12

40,4% do professorado de faculdades, centros universitrios e universidades no fizeram nem mestrado nem doutorado 35,6% dos professores do ensino superior tm mestrado

24% tm doutorado

13

As universidades, instituies de ensino superior mais complexas e que devem oferecer ensino, pesquisa e extenso, so as que possuem maior percentual de docentes doutores: 36,8%, de acordo com o censo. J os centros universitrios e as faculdades e escolas isoladas possuem, respectivamente, 13% e 9,2% do corpo de profissionais com doutorado.

14

Com mestrado, a proporo do docente a seguinte: 32,3% nas universidades, 43,1% nos centros universitrios e 38,1% nas faculdades.

15

Nas faculdades e escolas isoladas, a formao do professor mais precria: 52,6% dos que lecionam tm apenas a graduao ou a especializao.

16

Esse percentual menor nos centros universitrios, nos quais 43,8% dos profissionais no fizeram ps-graduao stricto sensu. Nas universidades, os professores sem mestrado so 30,9%.

17

A ideia de que a m formao docente, um dos principais motivos pela baixa qualidade educacional e pelos altos ndices de evaso e repetncia escolar no pas.

18

Tem havido um longo e continuado processo de desvalorizao tanto pelos governos quanto pela prpria sociedade, refletindo no comportamento desrespeitoso dos alunos.

19

Em funo desta realidade, e tambm pela falta de prestgio e os baixos salrios, a evaso e rotatividade de docente titulados foi crescente, abrindo espao para a contratao de professores leigos, sem a devida formao em muitas regies brasileiras.

20

21

Os professores entram no programa de formao com crenas pessoais a respeito do ensino, com imagens do bom professor, imagens de si mesmos como professores e a memria de si prprios como alunos. Essas crenas e imagens pessoais geralmente permanecem sem alterao ao longo do programa de formao e acompanham os professores durante suas prticas de ensino (Kagan, 1992, p. 142)
22

qual a formao ideal ou necessria ao professor da educao superior? o que os professores procuram?

que conhecimento essencial para o ensino?


e quem produz conhecimento sobre o ensino?
23

CAPTULO IV Da Educao Superior Art. 43. A educao superior tem por finalidade: I estimular a criao cultural e o desenvolvimento do esprito cientfico e do pensamento reflexivo; III incentivar o trabalho de pesquisa e investigao cientfica, visando ao desenvolvimento da cincia e da tecnologia e da criao e difuso da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive; VII promover a extenso, aberta participao da populao, visando difuso das conquistas e benefcios resultantes da criao cultural e da pesquisa cientfica e tecnolgica geradas na instituio. LDB, 1996
24

TTULO VI DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAO Art. 65. A formao docente, exceto para a educao superior, incluir prtica de ensino de, no mnimo, trezentas horas. Art. 66. A preparao para o exerccio do magistrio superior far-se- em nvel de ps-graduao, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado. 1 A experincia docente pr-requisito para o exerccio profissional de quaisquer outras funes de magistrio, nos termos das normas de cada sistema de ensino. LDB, 1996
25

26

27

quem produz conhecimento sobre o ensino?


AUTORES Donald Schn Antnio Nvoa TRABALHOS Formao de profissionais reflexivos Diversos modelos e das prticas de formao que valorizem o saber prprio do professor e de sua condio de protagonista na implementao das polticas educativas Professor como profissional reflexivo, levantando dvidas e questionamentos que emergem em sua prtica cotidiana Exerccio de uma pesquisa prxima realidade do professor que atua em sala de aula, ou na escola
28

Isabel Alarco

Keneth Zeichner

quem produz conhecimento sobre o ensino?


AUTORES Phillipe Perrenoud TRABALHOS Competncias do educador para oferecer respostas rpidas e criativas para realidades cada vez mais complexas e instveis Carter formador da atividade de pesquisa

Pedro Demo

Corinta Geraldi
Marli Andr

Desenvolvimento da pesquisa-ao entre grupos de professores


prtica da pesquisa docente, por meio da colaborao entre pesquisadores da universidade e professores da rede pblica
29

trajetrias profissionais

estilos de aprendizagem
Sobre como aprendem os professores desenvolvimento pessoal e social

ambientes de aprendizagem
30

departamento e centro educativo

elaborao
de projetos curriculares Sobre o desenvolvimento do currculo propostas de ensino

seleo de contedos nas reas especficas


31

Diagnsticos das necessidades de formao

Sobre os prprios processos de formao

estratgias formativas

Modalidades/meios de formao facilitam a transferncia de aprendizagem


32

33

Pesquisa a investigao sistemtica dos fatos e dos fenmenos, com o objetivo de compreend-los luz de uma teoria, percebendo quais so os princpios e as leis que os regem.

34

A pesquisa desenvolvida durante a formao dar, com certeza, subsdios para desenvolvimento de outros projetos dessa natureza quando estiverem atuando como professores. Viabiliza a aquisio de conhecimentos, articulando teoria e prtica no trabalho escolar desenvolvido pelo docente, cujos resultados visam a ruptura com modelo vigente que est cada vez mais repetitivo.

35

As tendncias de pesquisas sobre a formao docente vem confirmando a necessidade de ser fortalecer a profissionalizao do professor.

36

Mostra-se a importncia de se considerar, no processo de profissionalizao da docncia, os riscos da chamada proletarizao do trabalho do professor, ou seja, quando um grupo de trabalhadores perde o controle sobre os seus meios de produo, o objetivo de seu trabalho e a organizao de sua atividade.

37

Na formao permanente dos professores, o momento fundamental o da reflexo crtica sobre a prtica. pensando criticamente a pratica de hoje ou de ontem que se pode melhorar a prxima prtica. Paulo Freire

38

www.slideshare.net/GermanaRolim fcrs1176@fcrs.edu.br

39

Das könnte Ihnen auch gefallen