Sie sind auf Seite 1von 20

Gneros do Discurso

A busca por um discurso eficaz considerando o carter social da linguagem humana.

Evoluo da Humanidade

Fonte: THE EVOLUTION OF MAN, www.ezl.com

Evoluo da Linguagem
Oral
Linguagem

Escrita

Discurso e

Texto

O discurso se manifesta lingisticamente por meio de textos. Isto , o discurso se materializa sob a forma de texto. por meio do texto que se pode entender o funcionamento do discurso.
BRANDO, H. H. N. Gneros do Discurso: Unidade e Diversidade. (USP)

do Discurso

Gnero
Textual
A diversidade dos pontos de vista mostra a complexidade da questo dos gneros, incluindo as denominaes, j que alguns falam de gneros de discurso, outros de gneros de textos.

Gneros Textuais
Gneros textuais so as diversidades de
textos que encontramos em diversos ambientes de discurso na sociedade. Vrios fatores scioculturais ajudam a identificar os gneros, assim como a definir que tipo de gnero deve ser usado no momento mais adequado situao, seja na oralidade, seja na escrita.

Gneros do Discurso

Gneros do discurso
so textos que circulam em determinadas esferas de atividades humanas e que, com pequenas variaes, apresentam tema, estrutura e linguagem semelhante.

Bakhtin
(1895 1975)

Mikhail Mikhailovich Bakhtin na verdade um filsofo da linguagem e sua lingstica considerada uma "translingstica" porque ela ultrapassa a viso de lngua como sistema. Isso porque, para Bakhtin, no se pode entender a lngua isoladamente, mas qualquer anlise lingstica deve incluir fatores extralingisticos como contexto de fala, a relao do falante com o ouvinte, momento histrico, etc.

Gneros,

tais como delineados por Bakhtin, se apresentam como tipos especficos de enunciados, recorrentes em situaes caractersticas, uma vez que associados a esferas da sociedade, seja em linguagem cotidiana, seja em linguagem mais ou menos formal. Em princpio, as manifestaes verbais se do na forma de um gnero de discurso (alguns diro de fala, ou de texto), que so marcados no s tematicamente como na forma de sua organizao e de seu estilo.

Natureza Comunicacional
Gneros
Primrios: produes naturais,
espontneas; aquelas da vida cotidiana. BAKHTIN, M. Gneros do Discurso

Secundrios: produes construdas,


institucionalizadas; aquelas produes elaboradas, literrias, cientficas, etc.

Carter Social dos Fatos da Linguagem


Enunciado
Produto da Interao Social

Contexto
Conjunto das condies de vida de uma comunidade lingstica.

Diferentes Esferas de Atividade do Homem


Esferas

Esferas

Esferas

Esferas

Esferas

Esferas
Esferas

eras

Para Bakhtin, os discursos so produzidos de acordo com as diferentes esferas de atividade do homem.
Aula

Escola

Reunio de pais e mestres

Reunio dos professores


Encontro dos alunos no recreio

Conhecimento Global acerca das Interaes Discursivas


justamente baseado em um conhecimento global de como se do discursivamente s interaes, que o falante, muitas vezes, especifica, durante a sua fala, o gnero do discurso que est produzindo ou a que se refere. Assim, comum ouvirmos as pessoas dizerem:

Telefonema, palestra, entrevista, piada, reportagem etc. so diferentes gneros discursivos mobilizados pelos falantes e requeridos em funo das esferas de atividade em que esto inseridos.

- no telefonema de ontem; - na palestra de hoje; - a entrevista de fulano; - a piada do dia; - a reportagem de ontem; - o noticirio desta noite, etc.

Alm disso, muitas vezes, os gneros tm marcas lingsticas mais ou menos fixas, ou estereotipadas; essas marcas indicam em que gnero se inserem, identificando-o:

1. abertura de uma narrativa ficcional. 2. telefonema. 3. receita culinria. 4. abertura de carta. - era uma vez; - prezado amigo; - tome meio quilo de
acar e adicione... - al, quem ?

Tipos Textuais
Narrao Descrio Argumentao Injuno Exposio
Designam uma seqncia definida pela natureza lingstica de sua composio. So observados aspectos lexicais, sintticos, tempos verbais, relaes lgicas.
Luiz Antnio Marcushi

Gneros Textuais (MARCUSHI)


So os textos materializados encontrados em nosso cotidiano. Esses apresentam caractersticas scio-comunicativas definidas por seu estilo, funo, composio, contedo e canal.
Carta pessoal, comercial, bilhete Dirio pessoal, agenda, anotaes Romance Resenha Blog E-mail Bate-papo (Chat) Orkut Vdeo-conferncia Second Life (Realidade virtual) Frum

Aula expositiva, virtual Reunio de condomnio, debate Entrevista Lista de compras Piada Sermo Cardpio Horscopo Instrues de uso Inqurito policial Telefonema etc.

Selecionando o Gnero
Saber selecionar o gnero para organizar um discurso implica conhecer suas caractersticas, para avaliar a sua adequao aos objetivos a que se prope e ao lugar de circulao, por exemplo. Quanto mais se sabe sobre determinado gnero, maiores so as possibilidades do discurso ser eficaz.

Consideraes Finais
Para definir a noo de gneros, leva-se em conta: a ancoragem social do discurso, sua natureza comunicacional, as regularidades composicionais dos textos ou ainda suas caractersticas formais. Podemos pensar que esses diferentes aspectos esto ligados, o que cria, alis, afinidades em torno de duas orientaes principais: a que est mais voltada para os textos, justificando a denominao gnero de texto, e a mais voltada para as condies de produo do discurso, que justifica a denominao gnero do discurso.

Obrigado pela Ateno!


Disciplina:Lingstica

Textual Docente: Lina Fregonassi Alunos: Carlos Fabiano de Souza Fabricio Marques Pacheco Frederico Rangel Nogueira
Campos dos Goytacazes, 29 de outubro de 2008.

Das könnte Ihnen auch gefallen