Sie sind auf Seite 1von 17

Capitalismo

Click to edit Master subtitle style

Nomes Felipe Humberto Felipe Afonso Igor Cesar Rafael Araujo Rafael de Alcntara Rangel

5/22/12

O que capitalismo

Capitalismo o sistema social baseado no reconhecimento dos direitos do indivduo, incluindo o direito propriedade, em que toda propriedade privada

5/22/12

Tipos de capitalismo

Capitalismo Comercial Industrial financeiro

Capitalismo

Capitalismo

5/22/12

Capitalismo Comercial

Foi o capitalismo em que um pas rico era aquele que possua grande quantidade da metais preciosos. Era o capitalismo do sculo XV, o capitalismo do mercantilismo. Era a poca em que os pases controlavam as taxas para manter uma balana comercial favorvel ( entrando mais dinheiro no pas do que saindo).

5/22/12

Capitalismo Industrial

Foi o capitalismo da Revoluo Industrial. O pas rico era aquele que possuia industrias. Foi o capitalismo do Liberalismo de Adam Smith no qual o estado no deveria interver na economia, pois a "mo -invisvel" colocava a economia no lugar (segundo a sua teoria).

5/22/12

Capitalismo financeiro

Nele o pas rico aquele que possui reservas monetrias e tecnologia. Depois da quebra da bolsa surge o neoliberalismo que admite maior interveno do estado na economia. Alem disso inicia a prtica monopolista e surgem as transnacionais

5/22/12

Quando surgiu

Se tratando de como e onde surgiu h muitas divergncias entres os principais pensadores.Sendo dois principais destes pesadores:

Karl Marx Max Weber

5/22/12

Para Marx

O capitalismo um determinado modo de produo onde os meios esto nas mos dos capitalistas, que constituem uma classe distinta da sociedade. A propriedade privada, diviso social do trabalho so caractersticas fundamentais da sociedade produtora de mercadorias.

5/22/12

Para Max Weber

O capitalismo existe onde quer que se realize a satisfao das necessidades de um grupo, com carter lucrativo e por meio de empresas. Pregou tambm, a liberdade do mercado, com referncia a toda irracional limitao do comrcio, no havendo, portanto, um mercado livre de trabalho, nem de produtos.

5/22/12

Inglaterra: a locomotiva do mundo

Aps as guerras napolenicas, o ritmo de crescimento da economia inglesa desacelerou, por causa da diminuio dos mercados consumidores muitos pases europeus ficaram empobrecidos.

5/22/12

Inglaterra: a locomotiva do mundo


Tentando contornar o problema os ingleses ampliaram suas aes nos mercados americanos que estavam em processo de independncia e no oriente.

Porm esses mercados eram limitados, devido a maioria da sua populao no receber salrio. Outro problema era que a maioria dos produtos produzidos pela Ingleterra no batiam com as necessidades desses pases, da os ingleses perceberam que precisavam dominar o mercado europeu.

5/22/12

Inglaterra: a locomotiva do mundo


Nos trilhos do trem
Poucos anos depois de 1820 surgiu a ferrovia, uma novidade que revolucionou a economia inglesa e os meios de transporte. Com ela a Inglaterra cresceu em um ritmo impressionante. No incio eram utilizados conjuntos de vages que se moviam lentamente e focavam em transportar cargas pesasdas. Depois, com a evoluo da tecnologia, sugiram vages mais velozes, que diversificaram todo o sistema e passou a transportar no somente cargas, mas tambm, pessoas.

5/22/12

Inglaterra: a locomotiva do mundo


o

1830 1850 exportaes britnicas saltam de 69 milhes para 170 milhes de libras.

Produo do ferro gusa 678 mil toneladas, em 1830, para aproximadamente 3 milhes em 1852.

Produo de carvo, que no incio do sculo no passava de 10 milhes de toneladas, em 1865 chega a 100 milhes de toneladas.

5/22/12

Inglaterra: a locomotiva do mundo


Crescendo de tal meneira e dominando essas tecnologias, a Inglaterra foi capaz de abrir ferrovias em vrias parte dos mundo. Com isso os industriais britnicos dominaram os mercados mundiais, reduziram custos e lucraram como nunca.

5/22/12

Frana

Aps a revoluo de 1789 e as guerras napolenicas, passou a predominar a ideologia do laissez-faire, ou do liberalismo econmico, que tinha por fundamentos o livre comrcio, a abolio de restries ao comrcio internacional, o livre-cmbio, o padro-ouro e o equilbrio oramentrio. O liberalismo se assentava no princpio da livre iniciativa, baseado no pressuposto de que a no regulamentao das atividades individuais no campo socioeconmico produziria os melhores resultados na busca do progresso.

5/22/12

Frana

O liberalismo se assentava no princpio da livre iniciativa, baseado no pressuposto de que a no regulamentao das atividades individuais no campo socioeconmico produziria os melhores resultados na busca do progresso.

5/22/12

Alemanha

AUnificao Alemfoi um processo iniciado em meados do sculo XIX e finalizado no ano de 1871, para a integrao e posterior unificao de diversos estados germnicos em apenas um: a Alemanha

5/22/12

Das könnte Ihnen auch gefallen