Sie sind auf Seite 1von 10

X SEMANA DE ENFERMAGEM DA FASE. 72 SEMANA BRASILEIRA DE EMFERMAGEM. CUIDADOS DE ENFERMAGEM, TICA E INOVAO.

Clique para editar o estilo do subttulo mestre


ALUNO(A): MALINOSKI E DOROTIA PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): GUIMARAES

5/23/12

A ENFERMAGEM E A IMPORTNCIA DA COMUNICAO NO-VERBAL FRENTE AOS SEUS PACIENTES

5/23/12

INTRODUO
A comunicao o instrumento de maior importncia na troca de mensagens entre a equipe de enfermagem e os pacientes. A comunicao na enfermagem pode ser entendida atravs da linguagem verbal e no-verbal. A linguagem verbal fundamenta-se por palavras atravs da fala e escrita, portanto, a linguagem pode ser verbalizada. A linguagem no-verbal aquela que se utiliza das expresses faciais, corporais, gestos, toque, ela carregada de sentidos e significados, e por isso, nem sempre compreendida. Quando um desses tipos de linguagem est comprometido por qualquer tipo de patologia, seja ela fsica ou psicolgica, deve-se atentar para o tipo de linguagem que favorea essa comunicao. Uma doena que compromete a linguagem verbal-oral a alexitimia. Essa incapacidade de verbalizar qualquer que seja os sentimentos de um paciente dificulta uma assistncia integral, tornando-se essencial a observao da linguagem no-verbal. Segundo SILVA (1996), um aspecto importante da comunicao no-verbal que ela no pode ser interpretada fora do mbito em que ocorreu, pois o significado da mensagem pode variar ao longo da histria, das culturas e do momento, sendo ambgua vrias vezes. Mediante tal premissa importante que a comunicao no-verbal seja inserida na prtica assistencial e que o enfermeiro possa atender seus pacientes nesse contexto biopsicossociocultural.

5/23/12

QUESTO NORTEADORA

De que forma a(o) enfermeira(o) realiza a comunicao no verbal com pacientes internados?

5/23/12

JUSTIFICATIVA
De acordo com a vivncia de um dos autores com pessoas com grande dificuldade de verbalizar sentimentos tornou-se necessrio o estudo sobre o tema, e a partir desse ponto outras perguntas foram-lhe surgindo a respeito do seu trato com pacientes em seus estgios. De uma forma mais ampla a comunicao no-verbal deve ser evidenciada na pratica assistencial, pois muitos pacientes internados no conseguem se comunicar verbalmente, o qual pode interferir diretamente no cuidado e bem estado paciente internado.

5/23/12

OBJETIVOS

Objetivos gerais

Identificar as dificuldades que os enfermeiros enfrentam na comunicao no-verbal com pacientes internados.

Objetivos especficos

1. 2.

Verificar a importncia da comunicao no verbal sob a tica da enfermagem. Identificar qual o conhecimento dos enfermeiros quanto a pratica da comunicao no verbal na assistncia.

3.

Apresentar os tipos comunicao que os enfermeiros praticam em sua assistncia.

5/23/12

MTODOS

A metodologia utilizada ser a anlise qualitativa A coleta de dados ser feita no (local a ser definido pelo orientador) no perodo entre agosto e setembro de 2011, aps assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido e autorizao pelo comit de tica em pesquisa. O instrumento de coleta de dados ser uma entrevista semi-estruturada, (amostra definida pelo orientador) para posterior anlise e a anlise ser realizada atravs do mtodo de analise de contedo.

5/23/12

DIFUSO DO CONHECIMENTO GERADO

Publicar em revista, peridicos e/ou jornais, como artigo cientfico.

5/23/12

CRONOGRAMA DA PESQUISA

MAIO Elaborao do projeto Encaminhamento ao C. E. Estado da arte Resposta do C.E. P Coleta de dados X X

JUN.

JUL.

AGO.

SET.

X X X X X X X X

5/23/12

REFERNCIAS

ARAJO MMT, SILVA MJT, PUGGINA ACG. A comunicao no-verbal como fator

iatrognico. Revista Escola de Enfermagem da USP, 2007.

CARNEIRO B.V., YOSHIDA E.M.P. Alexitimia: Uma Reviso do Conceito. Pontifcia

Universidade Catlica de Campinas. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Jan-Mar 2009, Vol. 25 n. 1, pp. 103-108

OLIVEIRA P.S., NBREGA M.M.L.M., SILVA A.T.M.C., FERREIRA FILHA M.O. Comunicao

teraputica em enfermagem revelada nos depoimentos de pacientes internados em Centro de Terapia Intensiva. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2005;7(1):54-63.

SILVA, M. J. P. da. Aspectos gerais da construo de um programa sobre comunicao

no verbal para enfermeiros. Revista latino-americana de enfermagem, Ribeiro Preto, v. 4, n especial, p. 25-37, abril 1996.

5/23/12

Das könnte Ihnen auch gefallen