Sie sind auf Seite 1von 31

Estudo Farmacolgico dos Neurotransmissores do Sistema Nervoso Central

Karlos Heitor Heitor Abreu Romulo Michel Thiago Brasil Thamys Lorran

SNC
Em anatomia, chama-se sistema nervoso central (SNC), ou neuroeixo, ao conjunto do encfalo e da medula espinhal dos vertebrados. Forma, junto com o sistema nervoso perifrico, o sistema nervoso, e tem um papel fundamental no controle do corpo.

no SNC que chegam as informaes relacionadas aos sentidos (audio, viso, olfato, paladar e tato) e dele que partem ordens destinadas aos msculos e glndulas.
2

Esta imagem nos mostra o SNC: 1. Crebro 2. Sistema nervoso central (crebro e medula espinhal) 3. Medula espinhal.
3

SNC
O neuronio a unidade bsica do sistema nervoso, destina-se a: Reagir aos estmulos Transmitir a excitao resultante com rapidez para outras partes da clula e para outros neurnios, cls musculares e glandulares.

NEURNIO
CORPO
AXNIO

DENDRITOS

TRANSMISSO

NEURONIO

SINAPSE

NEUROTRANSMISSORES
Chegando aos botes terminais, os impulsos nervosos promovem a liberao de substncias qumicas especiais denominadas NEUROTRANSMISSORES. Neurotransmissores so sintetizados em vrias partes da clula nervosa e armazenam-se em vesculas localizadas nos terminais sinpticos, de onde so liberados mediante impulso adequado. Na fenda, ligam-se a receptores pr e ps sinpticos.

Combinao com receptores ps-sinpticos resulta em excitao ou inibio neuronais

NEUROTRANSMISSORES
Sistema nervoso perifrico utiliza dois principais neurotransmissores:

SNC

Numerosos peptdeos neuroativos


Trs categorias: Aminocidos; Aminas; Peptideos;

NEUROTRANSMISSORES
Se subdividem em:

Aminocidos: Glutamato, GABA, glicina, e aspartato. Aminas biognicas que derivam de aminocidos descarboxilados: norepinefrina, dopamina, epinefrina,
serotonina e histamina.

Acetilcolina, no nem uma amina nem um


aminoacido, utilizado como neurotransmissor tanto do SNC, como do SNP.
ATP e NO.

NEUROTRANSMISSORES DE AMINOACIDOS.

Excitatrios ou inibitrios do SNC; Glutamato Excitatrios:


Aspartato; GABA

Inibitrios:
Glicina;

10

NEUROTRANSMISSORES DE AMINAS BIOGENICAS

As aminas biognicas juntamente com a acetilcolina so utilizadas pelos sistemas neuronais para modular funoes complexas do sistema nervoso central como:

Estado de alerta e conscincia.

11

Existem fibras nervosas em que se verifica predomnio de determinado neurotransmissor e que, por isso, constituem alguns sistemas especficos do SNC:

Noradrenrgico norepinefrina Colinrgico acetilcolina Dopaminrgico dopamina Serotoninrgico serotonina Peptdeos opiides endgenos: encefalinas, endorfinas e dinorfinas.
12

PRINCIPAIS FUNCES

ENDORFINAS E ENCEFALINAS: Bloqueiam a dor agindo naturalmente no corpo como analgsicos.

13

DOPAMINA
Neurotransmissor inibitrio derivado da tirosina. Produz sensaes de satisfao e prazer. Os neuronios dopaminergicos podem ser divididos em tres subgrupos diferentes: o primeiro grupo regula os movimentos: uma deficiencia de dopamina nesse sistema provoca a doena de parkison, caracterizada por tremuras, inflexibilidade e outras desordem motoras e em fase avanadas pode verificar-se a demencia.

14

DOPAMINA
O segundo grupo, o mesolmbico, funciona como regulador do comportamento emocional; O terceiro grupo, o mesocortical, esta envolvida com a rea do cortex atua em funes cognitivas, memoria, planejamento do comportamento e pensamento abstratos, assim como aspectos emocionais como stress. Disturbios nos dois ultimos esto relacionados com a esquizofrenia.

15

SEROTONINA
Neurotransmissor derivado do triptofano, regula o humor, o sono, a atividade sexual, o apetite, o ritmo circardiano, funes neuroendcrinas, temperatura corporal, sensibilidade a dor, atividades motoras e atividades cognitivas. Transtornos de humor; Drogas antidepressivas agem Tem efeito inibidor da conduta, e modulador geral da conduta psiquica. Influi sobre quase todas as funoes cerebrais. Estimula ou deprime o sistema GABA.

16

GABA
Principal neurotransmissor inibitorio do SNC. Esta presente em quase todas as regies do crebro, variando sua concentrao conforme a regio. Esta envolvido em processos de ansiedade. Efeito ansiolitico.

Inibio da sintese de GABA: estimulao intensa, manifestada atraves de convulsoes intensas.

17

ACIDO GLUTAMICO OU GLUTAMATO.


Principal estimulador do SNC.

A sua ativao aumenta a sensibilidade a estimulos de outros neurotransmissores.

18

Neurotramsmissores Histamina
Ativo nas reaes inflamatrias, vasodilatao, aumento da FC, aumento da secreo gstrica e intestinal, broncoconstrico, aumento peristalse, terminaes nervosas sensoriais (prurido) Ativo no controle da temperatura e do despertar

19

Transmisso Sinptica
Na transmisses sinpticas rpidas na maioria das sinapses mediada principalmente pelos neurotransmissores aminoacidos:

GLUTAMATO (GLU) GAMA AMINOBUTIRICO (GABA) GLICINA (GLI) Aminas simples: dopamina Polipeptdios: encefalina

20

Molcula Transmissora Derivada de Acetilcolina Colina Epinefrina Tirosina Norepinefrina Tirosina Dopamina Tirosina Aspartato **** Histamina Histidina Glutamato **** GABA cido gama-aminobutrico Glutamato Serotonina ( 5-HT)5-Hidroxitriptamina Triptofano Adenosina ATP ATP **** entricos xido Ntrico Arginina Neuropeptdeos (50) Vrios

Local de Sntese SNC, SNA SNC e Supra Renal SNC e SNAS SNC SNC Hipotlamo SNC SNC
SNC e Trato Digestivo SNC e Nervos Perifricos SNAS, Nervos sensoriais e SNC e Trato Digestivo Vrios
21

TRANSMISSO NEUROMUSCULAR
Transmisso sinptica rpida nas junoes
neuromusculares:

ACETILCOLINA

Receptores Nicotnicos e Muscarnicos Inibio, Sinergismo ou Excitao do SNA SNC: aprendizado e memria (sono, humor e ateno

22

RECEPTORES DOS NEUROTRANSMISSORES


Uma vez que as molculas do neurotransmissor so liberadas de uma clula como resultado do disparo de um potencial de ao, elas se ligam a receptores especficos na superfcie da clula pssinptica. Em todos os casos nos quais esses receptores foram clonados e caracterizados em detalhe, demonstrou-se que existem muitos subtipos de receptores para um determinado neurotransmissor. Alm de estar presente nos neurnios ps-sinpticos, os receptores de neurotransmissores so encontrados nos neurnios prsinpticos. Em geral, os receptores dos neurnios pr-sinpticos agem para inibir a liberao de mais neurotransmissores.

23

RECEPTORES DOS NEUROTRANSMISSORES


A grande maioria dos receptores de neurotransmissores pertence a uma classe de protenas conhecida como receptores em serpentina. Essa classe exibe uma estrutura transmembrana caracterstica: Isto , ela cruza a membrana celular, no apenas uma e sim sete vezes

Associao com proteinas G ou proteinas quinases, ou com o prprio receptor na forma de um canal de on controlado pelo ligante (por exemplo, o receptor de acetilcolina). Desensibilizao induzida pelo ligante.

24

NEUROTRANSMISSORES DO SNC:
Colinrgicos : Acetilcolina Monoaminas: Epinefrina, dopamina, histamina, norepinefrina e serotonina. Aminocidos: c.glutmico, c. Asprtico, GABA, glicina e taurina. Neuropeptdeos: Angiotensina II, glucagnio, neurotensina, opiides endgenos, substncia P, ACTH, MSH,VIP. Purinas: ATP, adenosina Substncias gasosas: NO, CO Outras: Insulina, benzodiazepnicos.
25

NEUROFRMACOS interferem no processo de sntese, armazenamento, recaptao intraneuronal e intravesicular, biotransformao e liberao de neurotransmissores.

Podem tambm atuar em stios receptores, acoplando-se e mimetizando a ao do neurotransmissor (agonistas) ou bloqueando-os (antagonistas).

26

Classificao das drogas psicotrpicas:


Ansiolticos e sedativos:
Sinnimos: hipnticos, sedativos, tranquilizantes menores. Definio: drogas que causam sono e reduzem a ansiedade. Ex: barbitricos, benzodiazepnicos e etanol.

Drogas antipsicticas:
Sinnimos: neurolpticos, tranquilizantes maiores, antiesquizofrnicos. Definio: drogas eficazes no alvio dos sintomas da esquizofrenia. Exemplos:clozapina, clorpromazina, haloperidol.
27

Agentes antidepressivos:
Sinnimos: timolpticos Definio: que aliviam os sintomas depressivos. Ex: inib. da monoamina oxidase e antidep. tricclicos.

Estimulantes psicomotores:
Sinnimo: psicoestimulantes Definio: drogas que produzem viglia e euforia Ex: anfetamina, cocana e cafena.

Drogas psicomimticas:
Sinnimos: alucingenos, drogas psicodislpticas. Definio: drogas que causam distrbios da percepo (aluc. Visuais) e do comportamento. Ex: dimetilamida do c lisrgico (LSD), mescalina e fenciclidina.
28

Potencializadores da cognio:
Sinnimos: drogas nootrpicas Definio: drogas que melhoram a memria e o desempenho cognitivo Ex: tacrina, donepezil, piracetam.

29

Bibliografia
KATZUNG, B. G.. Farmacologia Bsica e Clnica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. GILMAN, A. G. et. all. As Bases Farmacolgicas da Teraputica. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996.

SILVA, P. Farmacologia. 4 ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1994.

30

No h ningum mais inteligente que ninguem; apenas um se esfora mais que o outro....somos todos iguais... ( HEITOR ABREU)

Muito obrigado

31

Das könnte Ihnen auch gefallen