Sie sind auf Seite 1von 13

Compressores centrfugos

Grupo: Bruno Morais n 3078246-5 Daniel Marcovici n 3072051-6 Mattheus Fabiani n 3070779-1

Introduo
Os compressores centrfugos, tambm chamados de radiais, configuram-se entre os compressores dinmicos.

Quando se quer alcanar presses muito altas, um nico rotor (estgio), no basta, sendo necessrios estgios mltiplos. Nesse caso, existem vrios rotores em srie, um descarregando na suco do outro, o que permite atingir presses mais altas.
Uma caracterstica dos compressores dinmicos que uma pequena mudana na presso de descarga resulta em uma grande mudana na vazo. A grande vantagem de um compressor centrfugo sua construo simples. No h vlvulas, engrenagens nem pistes e as cargas so constantes tanto em magnitude quanto na direo. A nica parte mvel o rotor (ou rotores) e o eixo no qual est fixado.

Compressores centrfugos
A capacidade de um compressor dinmico tem dois limites, um superior e outro inferior.

No limite superior, a velocidade do gs equivale velocidade do som nesse mesmo gs. No limite inferior, a presso na descarga chega a um valor to alto que o gs que sai no consegue supera-la e regressa para dentro do compressor. Estabelece-se assim uma situao pulsante, chamada em ingls de surge, que extremamente instvel e perigosa para a mquina e que deve ser evitada.

Faixa de utilizao
Para este tipo de compressor a faixa de utilizao est compreendida entre:

Presso de descarga mxima 100 a 700 bar Razo de compresso por estgio 3 a 4,5 Vazo de suco 3,3 a 330 Mm/h

Componentes
Os compressores centrfugos so constitudos por componentes estacionrios e centrfugos. O grupo rotativo constitudo pelos impelidores, eixo, pisto de balanceamento e anel de escora. O grupo estacionrio constitudo pela carcaa, bocais de suco e descarga, e diafragma sendo neste composto de condutos como o difusor, curva de retorno e canal de retorno.

Princpio de funcionamento
Compressores centrfugos, possuem um impelidor (ou uma srie de impelidores) montado em um eixo e dotado de palhetas que se dispem na direo do raio do impelidor, geralmente encurvadas no sentido inverso ao da rotao do eixo. Sob o efeito da rotao, forma-se uma corrente de gs que aspirado pela parte central do impelidor e projetado para a periferia, na direo do raio, pela ao da fora centrfuga, alcanando os difusores.

Princpio de funcionamento
Os difusores so um conjunto de condutos estacionrios, que envolvem o rotor e conduzem o gs em uma trajetria radial e espiral para a periferia. Dessa maneira a rea de passagem aumentada gradativamente, pois o escoamento de dentro para fora, fazendo com que o gs ao atravess-lo sofra uma desacelerao, de que resulta um aumento de presso (efeito difusor).

O efeito dos difusores oposto ao dos bocais e orifcios como os dos medidores de fluxo, que provocam uma queda de presso do gs ao passar pela restrio, em virtude do aumento da velocidade de fluxo.

Princpio de funcionamento
Os difusores constam geralmente: do difusor principal, situado logo em seguida ao impelidor, dos diafragmas, que nos compressores de mais de um estgio dirigem o gs axialmente para o olhal da parte central do impelidor seguinte e da voluta, de forma espiral, que no ltimo estgio orienta o gs para a tubulao de descarga. Portanto, o gs acelerado no impelidor e sua velocidade ento transformada em presso adicional por desacelerao gradual no difusor, ou seja, o impelidor transfere energia ao gs e o difusor converte a energia de velocidade em presso. Os compressores centrfugos so idnticos s bombas centrfugas, possuindo ambos as mesmas partes bsicas. Contudo pode-se distinguir uma bomba de um compressor centrfugo de vrios estgios pela variao da espessura dos impelidores dos compressores, ao passo que os impelidores das bombas tem a mesma espessura em todos os estgios. Isto porque os gases, contrariamente aos lquidos, so compressveis, portanto sofrem uma reduo de volume a cada pressurizao.

Compressores de centrfugos
Chama-se relao de compresso a relao existente entre a presso de sada e a de entrada. Nos compressores centrfugos, a relao de compresso a vazo constante no pode ultrapassar um certo limite, caracterstico de cada tipo e marca de compressor, sob perigo de entrar na regio de surge.

Chama-se eficincia total de um compressor centrfugo a relao existente entre a energia fornecida pelo equipamento para comprimir o gs e a energia recebida do acionador, sendo normal chegar a eficincias de 80 ou at 90%. O resto perdido na forma de atritos de mancais, atrito do gs contra as paredes e rotores, curto circuitos e turbulncias do gs no interior do compressor, calor dissipado com o leo lubrificante etc.

Eficincia total
Podemos obter a eficincia total atravs da equao:

total

HPter. BHP

Sendo: HP teor : a potncia terica requerida pelo compressor BHP: a potncia realmente absorvida pelo compressor

Velocidade especfica
Chama-se velocidade especfica de um compressor dinmico a seguinte expresso:

ns = n . qe 0,5 / Hpl 0,75


Sendo:

ns - velocidade especfica em rpm, n - rpm do eixo do compressor, qe - vazo de entrada em litros por segundo, Hpl a carga politrpica em Nm/kg

A velocidade especfica um parmetro importante para escolher o tipo de impelidor de um determinado compressor, pois o mesmo depende da velocidade especfica calculada.

Dimensionamento
No dimensionamento de um compressor centrfugo, o expoente adiabtico K substitudo pelo expoente politrpico n, que reflete melhor a transformao que tem lugar no mesmo. O trabalho terico requerido pelo compressor centrfugo equivalente sua carga, representada pela equao.

Wt = 1.545 Ts (Z1 + Z2) n [ r (n 1) / n - 1 ] 2 Z2 M (n 1)


Sendo: W t o trabalho terico requerido para a compresso em libras p, T s a temperatura de suco do gs em graus Farenheit, M a massa molecular do gs em libras por mol, r a relao de compresso (p2 / p1), sem unidades, n o expoente politrpico,

Dimensionamento
A potncia terica requerida para a compresso est dada por HP teor = qgm Wt __ 33.000 Sendo: qgm a vazo mssica do gs em lbs / min, A potncia realmente absorvida pelo compressor, deduzida da equao acima, ser a potncia terica dividida pela eficincia total. A quantidade de estgios de compresso, que nos compressores centrfugos consiste na quantidade de rotores (chamados tambm de impelidores) em srie, ser: estgios = __Wt__ 9.500

Das könnte Ihnen auch gefallen