Sie sind auf Seite 1von 13

ORAMENTOS

Conceito
O oramento um instrumento de gesto de apoio ao gestor no processo de alcanar os objectivos definidos para a empresa. Quantificao dos objectivos a atingir = Oramentos

AF

A. Guedes

Papel do Oramento na Gesto


Instrumento de descentralizao No existe apenas um oramento na empresa mas sim um conjunto de oramentos, um por cada centro de responsabilidade, que so agrupados por estrutura at se agruparem nos documentos sintticos da empresa Balano previsional, Demonstrao de Resultados previsional, Oramento de Tesouraria e Financeiro.
AF
A. Guedes

Papel do Oramento na Gesto


Instrumento de planeamento O processo oramental de cada centro de responsabilidade o plano operacional. O plano operacional estabelece os objectivos definidos no tempo e a sua quantificao. O oramento deve permitir estabelecer a ligao entre o curto e o longo prazo
AF
A. Guedes

Papel do Oramento na Gesto


Instrumento de motivao Os oramentos influenciam o comportamento do gestor, possibilitando-lhe objectivos a atingir incentivando-o a realizar melhores resultados. Instrumento de coordenao Este processo exige coordenao vertical e horizontal.
Vertical articulao na linha hierrquica Horizontal articulao entre os diversos planos de aco (vendas, produo, aprovisionamentos, pessoal...
AF
A. Guedes

Papel do Oramento na Gesto


Instrumento de avaliao O oramento um instrumento de acompanhamento dos resultados, sendo por isso a base, em relao qual se vo avaliar os resultados reais. Deve ser concebido de uma maneira simples, que facilite a avaliao e interpretao dos resultados. Em geral concebido numa base mensal de forma a permitir o controlo dos desvios.
A. Guedes

A Gesto da Tesouraria a curto-prazo


ORAMENTO DE TESOURARIA E ORAMENTO FINANCEIRO:
So elementos fundamentais do Plano Financeiro de qualquer empresa privada ou pblica. Correspondem previso de todos os recebimentos e pagamentos da entidade, ms a ms, permitindo obter assim o saldo de tesouraria previsional ao longo do ano.

A Gesto da Tesouraria de Explorao


Dados para a elaborao do oramento de tesouraria:
- necessrio conhecer ms a ms as previses de compras, vendas e despesas. - Na estimativa das compras, vendas e despesas necessrio ter em conta a contabilidade oramental e, aos valores do ano anterior aplicar uma percentagem de crescimento ou diminuio, de acordo com a evoluo econmica prevista.

A Gesto da Tesouraria Extra Explorao


Dados para a elaborao do oramento financeiro:
- necessrio conhecer ms a ms os investimentos e o seu financiamento. - Na previso dos investimentos importante elaborar uma relao pormenorizada de todas os investimentos a efectuar. - Para os pagamentos e recebimentos relacionados com o financiamento, necessrio ter em conta a amortizao dos emprstimos, assim como todos os encargos financeiros (juros).

O Controlo do Oramento de Tesouraria e Financeiro


- Efectuar um controlo peridico dos desvios, ou seja, comparar os resultados reais com os que foram previstos no oramento - Determinar as causas que originaram esses desvios - Introduzir medidas correctivas para que esses desvios diminuam ou deixem de existir. importante que o gestor efectue reanlises regulares aos oramentos.

Exemplos de Oramento de Tesouraria e Financeiro: Recebimentos / Pagamentos


Saldo de tesouraria inicial: 1.500

ORAMENTO DE TESOURARIA Recebimentos de Explorao: Recebimentos de Vendas 12.000 Adiantamentos de Clientes 1.500 Total previsto receber 13.500 Pagamentos de Explorao: Pagamentos de compras 8.000 Pagamentos de servios 2.000 Pagamentos ao pessoal 3.500 Pagamentos ao Estado 1.000 Total previsto pagar 14.500 Saldo:Tesouraria Explorao (1.000)

ORAMENTO FINANCEIRO: Financiamentos: Emprstimo Bancrio 16.000 Aumento de capital 10.000 Venda de Act.Fixo Tangvel 4.000 Total previsto receber 30.000 Investimentos/Devoluo Financiam: Pagamento novo veculo 25.000 Reembolso de emprstimo 1.500 Pagamento de juros 500 Total previsto pagar 27.000 Saldo: Tes. Extra Explorao 3.000 Saldo mensal de tesouraria: Saldo final de tesouraria: 2.000 3.500

Exemplos de Oramento de Tesouraria e Financeiro: Recebimentos / Pagamentos


- Neste exemplo, verificamos que o saldo da tesouraria de explorao negativo em 1.000 euros, pois os recebimentos de explorao no foram suficientes para fazer face aos pagamentos de explorao. - Por outro lado, o saldo de tesouraria extra-explorao resulta positivo em 3.000 euros, pelo facto dos financiamentos recebidos serem superiores aos investimentos realizados. - O resultado da tesouraria neste ms, ficou positivo em 2.000 euros, o que, adicionado ao saldo de tesouraria inicial, constitui o saldo final de tesouraria (que passar para o ms seguinte): 1.500 + 2.000 = 3.500 euros

Tesouraria Deficitria vs Tesouraria Excedentria: - Os oramentos de tesouraria e financeiro permitem ao gestor conhecer ms a ms, se a entidade ir necessitar de mais fundos do que aqueles que so libertados pelos rendimentos e gastos e de quanto ir necessitar em cada momento.
- Assim, poder prever a tempo e horas eventuais faltas de fundos, necessidades de financiamento e excessos de tesouraria e tomar tambm as medidas mais convenientes. - Deste modo, a viso anual do Oramento Tesouraria e do Oramento Financeiro permite prever, em dinheiro, o estado da tesouraria da empresa ao longo dos vrios meses, a qual ser positiva ou negativa.

Tesouraria Deficitria vs Tesouraria Excedentria:


- No caso de saldo negativo (deficit) o gestor vai prever a forma de financiamento a curto-prazo, para evitar situaes de ruptura. - Esta situao de tesouraria deficitria tambm frequente em organizaes saudveis e rentveis, as quais podero ter prazos mdios de pagamento a fornecedores reduzidos ou uma reduzida rotao de stocks, o que implica que o valor das compras j pagas aos fornecedores no tenha ainda sido recebida. - ento necessrio encontrar formas de antecipar esta situao: financiamentos bancrios (apoio tesouraria); factoring (adiantamento das facturas a crdito); negociao para alargamento dos prazos de pagamento a fornecedores, etc. - Pretende-se que o saldo da tesouraria seja positivo. - No entanto, quando a tesouraria demasiado positiva, tal no considerado uma gesto correcta, pois indica que existem meios monetrios em excesso ocupados na tesouraria e esse capital no est a ser rentvel para a empresa. - Para resolver o caso de capitais ociosos na tesouraria, o gestor dever empregar esses capitais em aplicaes de curto prazo, que geram rendibilidade e que, ao mesmo tempo, podem ser desactivadas rapidamente, permitindo entidade libertar o seu dinheiro se precisar dele.

Das könnte Ihnen auch gefallen