Sie sind auf Seite 1von 17

EFEITOS DA RADIAO EM HEMODINMICA

Pouco se tem falado sobre o assunto mas trata-se de matria de extrema importncia. Os efeitos da Radiao sobre o paciente em procedimentos de Hemodinmica.

A radiodermite a leso cutnea resultante do excesso de exposio radiao ionizante.

Os equipamentos de hemodinmica so sempre calibrados de tal forma a atender basicamente dois requisitos :

a-) Qualidade final da imagem ( resoluo, contraste, brilho ). b-) Dose gerada pelo equipamento.

Como o objetivo desse estudo a Dose recebida pelo paciente , descrevemos de forma bem sucinta esse item. Os nveis de radiao tanto para o paciente como para o pessoal em trabalho um item bastante estudado por sua importncia e efeitos produzidos.

Infelizmente o corpo humano no percebe que est sendo irradiado, mesmo em ndices bastante elevados de dose.

As doses as quais os pacientes so submetidos em um exame de cateterismo so indiscutivelmente maiores do qualquer outro processo de diagnstico por Raios-X.

Alguns clculos mostram que um procedimento de Angioplastia, com 10 minutos de Fluoroscopia. Equivale de 100 a 250 radiografias de trax com velocidade de aquisio a 30 quadros por segundo.

O risco hipottico de uma radiografia de trax equivalente ao de se fumar 1.5 cigarros ou uma chance de 0.2 em um milho de se desenvolver um cncer. Em paciente submetido a Angioplastia este risco equivalente a se fumar entre 150 -375 cigarros. Ou uma chance de 20-125 em um milho de se desenvolver um carcinoma.

Existem casos na literatura americana e fatos aqui no Brasil, de pacientes que tiveram queimaduras graves por radiao, devido longa exposio radiao, quando em procedimentos de Angioplastia.

Foram procedimentos demorados de aproximadamente 2 horas em pacientes obesos que exigiram uma dose maior em funo de sua compleio fsica. A leso geralmente se inicia por uma vermelhido na pele.

Como mostra a foto a seguir: A leso da pele, sugestiva de uma queimadura de segundo grau.

A seguir as fotos mostradas so de um paciente do sexo masculino, 40 anos, que se submeteu a um estudo de Angiografia Coronariana seguido de Angioplastia com um segundo exame de Angiografia Coronariana.

Leso de 6 a 8 semanas aps a angiografia e angioplastia. A necrose do tecido continuou nos meses que se seguiram.

A figura mostra uma falsa recuperao do tecido, com exceo da rea central, com aproximadamente 16 semanas aps os procedimentos.

A seguir temos a evoluo da necrose, aproximadamente 21 semanas aps os procedimentos.

O paciente foi submetido a uma cirurgia plstica reparadora. E felizmente sobreviveu.

BOA NOITE

Das könnte Ihnen auch gefallen