Sie sind auf Seite 1von 33

Projetos Eltricos

Aula 3 NBR 5410:2004 Utilizao e demanda - Potncia de alimentao

Generalidades
A determinao da potncia de alimentao essencial para a concepo econmica e segura de uma instalao, dentro de limites adequados de elevao de temperatura e de queda de tenso. Na determinao da potncia de alimentao de uma instalao ou de parte de uma instalao devem ser computados os equipamentos de utilizao a serem alimentados, com suas respectivas potncias nominais e, em seguida, consideradas as possibilidades de nosimultaneidade de funcionamento destes equipamentos, bem como capacidade de reserva para futuras ampliaes.

Conceito de projeto
Projetar uma instalao eltrica consiste em: Localizar, quantificar e determinar as utilizaes dos pontos de energia eltrica. Definir (maneira de instalao) e dimensionar o caminhamento dos condutores dentro dos condutos eltricos (eletrodutos). Determinar e definir o tipo e a localizao dos dispositivos de proteo e demais acessrios.

Partes de Um Projeto
ART Memria de clculo (dimensionamentos) Plantas Eltrica (distribuio nos pavimentos) Esquemas verticais Quadros de distribuio (diagrama unifilar ou multifilar) Detalhes gerais do projeto Legenda ou Convenes

Simbologia QDC

Simbologia Eletrodutos

Simbologia Interruptores

Simbologia Tomadas

Simbologia Iluminao

Simbologia Condutores

Projeto de um cmodo

Projeto de uma residncia

Previso de carga

Regra Geral
a carga a considerar para um equipamento de utilizao a potncia nominal por ele absorvida, dada pelo fabricante ou calculada a partir da tenso nominal, da corrente nominal e do fator de potncia; nos casos em que for dada a potncia nominal fornecida pelo equipamento (potncia de sada), e no a absorvida, devem ser considerados o rendimento e o fator de potncia

Iluminao Industrial
as cargas de iluminao devem ser determinadas como resultado da aplicao da ABNT NBR 5413; para os aparelhos fixos de iluminao a descarga, a potncia nominal a ser considerada deve incluir a potncia das lmpadas, as perdas e o fator de potncia dos equipamentos auxiliares.

Projeto Luminotcnico
Em princpio, a carga de iluminao de um determinado local de uma edificao deve ser determinada a partir de um projeto especfico, tomando como base as iluminncias prescritas na norma NBR 5413. O projeto de iluminao deve indicar a disposio dos aparelhos de iluminao (quantidade, altura de montagem, distribuio no local, etc.) e as caractersticas de cada aparelho (tipo e quantidade de lmpada, potncia das lmpadas, etc.).

Pontos de tomadas Regras Gerais


em halls de servio, salas de manuteno e salas de equipamentos, tais como casas de mquinas, salas de bombas, barriletes e locais anlogos, deve ser previsto no mnimo um ponto de tomada de uso geral. Aos circuitos terminais respectivos deve ser atribuda uma potncia de no mnimo 1000 VA;

os pontos de tomada de uso especfico devem ser localizados no mximo a 1,5 m do ponto previsto para a localizao do equipamento a ser alimentado; os pontos de tomada destinados a alimentar mais de um equipamento devem ser providos com a quantidade adequada de tomadas.

Iluminao Locais de habitao


Em cada cmodo ou dependncia deve ser previsto pelo menos um ponto de luz fixo no teto, comandado por interruptor.
Os valores apurados correspondem potncia destinada a iluminao para efeito de dimensionamento dos circuitos, e no necessariamente potncia nominal das lmpadas.

Considera-se como ponto de luz um aparelho constitudo de ventilador acoplado luminria. A exigncia de, pelo menos, um ponto de luz no teto no implica na necessidade da existncia de aparelho ou aparelhos de iluminao efetivamente instalados no teto. O objetivo que exista pelo menos uma caixa no teto que permita, a qualquer momento, a instalao do aparelho.

em cmodos ou dependncias com rea igual ou inferior a 6 m2, deve ser prevista uma carga mnima de 100 VA; em cmodo ou dependncias com rea superior a 6 m2, deve ser prevista uma carga mnima de 100 VA para os primeiros 6 m2, acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m2 inteiros.

Previso de tomadas Locais de Habitao


O nmero de pontos de tomada deve ser determinado em funo da destinao do local e dos equipamentos eltricos que podem ser a utilizados.

Tomadas de uso especifco

Layout de mveis

a) em banheiros, deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada, prximo ao lavatrio, atendidas as restries de 9.1; b) em cozinhas, copas, copas-cozinhas, reas de servio, cozinha-rea de servio, lavanderias e locais anlogos, deve ser previsto no mnimo um ponto de tomada para cada 3,5 m, ou frao, de permetro, sendo que acima da bancada da pia devem ser previstas no mnimo duas tomadas de corrente, no mesmo ponto ou em pontos distintos; c) em varandas, deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada;

Previso em Salas e dormitrios


em salas e dormitrios devem ser previstos pelo menos um ponto de tomada para cada 5 m, ou frao, de permetro, devendo esses pontos ser espaados to uniformemente quanto possvel;
Particularmente no caso de salas de estar, deve-se atentar para a possibilidade de que um ponto de tomada venha a ser usado para alimentao de mais de um equipamento, sendo recomendvel equip-lo, portanto, com a quantidade de tomadas julgada adequada.

Em banheiros, cozinhas, copas, copascozinhas, reas de servio, lavanderias e locais anlogos


No mnimo 600 VA por ponto de tomada, at trs pontos, e 100 VA por ponto para os excedentes, considerando-se cada um desses ambientes separadamente. Quando o total de tomadas no conjunto desses ambientes for superior a seis pontos, admite-se que o critrio de atribuio de potncias seja de no mnimo 600 VA por ponto de tomada, at dois pontos, e 100 VA por ponto para os excedentes, sempre considerando cada um dos ambientes separadamente;

Projetos Eltricos
Diviso da instalao

Regra geral
Todo ponto de utilizao previsto para alimentar, de modo exclusivo ou virtualmente dedicado, equipamento com corrente nominal superior a 10 A deve constituir um circuito independente.
Os circuitos terminais devem ser individualizados pela funo dos equipamentos de utilizao que alimentam. Em particular, devem ser previstos circuitos terminais distintos para pontos de iluminao e para pontos de tomada.

Circuitos exclusivos
Os pontos de tomada de cozinhas, copas, copas-cozinhas, reas de servio, lavanderias e locais anlogos devem ser atendidos por circuitos exclusivamente destinados alimentao de tomadas desses locais.

Proteo contra sobrecorrentes


Todo circuito terminal deve ser protegido contra sobrecorrentes por dispositivo que assegure o seccionamento simultneo de todos os condutores de fase. Isso significa que o dispositivo de proteo deve ser multipolar, quando o circuito for constitudo de mais de uma fase. Dispositivos unipolares montados lado a lado, apenas com suas alavancas de manobra acopladas, no so considerados dispositivos multipolares.

Das könnte Ihnen auch gefallen