Sie sind auf Seite 1von 36

Maurcio Belm Deivid Baldenebro Saulo Oliveira Tuany Melina Chagas Kelly Cristina Caporicci Carmem Lcia Pereira

Silva

cdigo n 798845 cdigo n 796829 cdigo n770.166 cdigo n 796880 n775291 cdigo n 800506

Existem dois pontos a serem destacados no quesito fadiga de materiais Falha Ruptura Alguns elementos tem o ciclo de vida j determinado por testes j realizados em maquinas que simulam uma situao de intensa atividade estes testes surgiram pela necessidade de se ter uma base para auxiliar na manuteno em geral.

A integridade do material e fundamental para a segurana em qualquer situao. Falhas so qualquer perda de resistncia sem se apresentar rupturas como ocorre em:
Casos de Corroso natural ou devida pelo processo. Alta temperatura que supera os limites do material Processo forando acima do limite elstico do

material.

a seqncia da falha lembrando que um processo jamais deve chegar a esse ponto por se tratar de um risco no s a produo, mas, tambm a segurana aos envolvidos nela. A ruptura e a quebra do material. Os pontos de falha e ruptura no caso de uma mquina por exemplo definido pea por pea pela diferena de temperatura e esforo ao qual a pea submetida.

Com a inovao tecnolgica temos disponveis vrios itens para verificar os equipamentos em relao a fadiga dos materiais (Ultra - snica, Raios X, Termo grafia e etc.).

Mas queremos destacar duas tecnologias bem recentes.

Empresa emergente Matech est lanando o fusvel de fadiga, destinado justamente a prever quando uma estrutura metlica est sofrendo de fadiga At hoje, a nica forma de se lidar com o problema da fadiga era o superdimensionamento das estruturas metlicas, limitando o stress em reas crticas para um nvel bem abaixo do limite de resistncia do material. O fusvel de fadiga oferece uma soluo mais barata e mais eficiente para o problema. O fusvel afixado sobre a estrutura a ser monitorada, indicando o acmulo de fadiga que ocorre em cada elemento especfico da estrutura, em tempo real

Uma nova tcnica capaz de identificar a quebra eminente de um metal. Um sistema de cmeras de alta velocidade e raios laser acompanham a atividade do material e medem seu ndice de entropia ( princpio termodinmico em que devido a desordens dentro do material faz com que sua entropia (temperatura ) aumenta a temperatura at o ponto de ruptura, ou seja, quando se atinge determinada temperatura ele se rompe.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noti cia.php?artigo=010170060811 http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noti cia.php?artigo=tecnica-antecipa-quando-metal-ira-sequebrar&id=010170111107 www.feng.pucrs.br/~schroeder/.../Fadiga%20em%20 Metais.ppt

Conceitos de manuteno eltrica.

INSTALAES ELTRICAS:
MANUTENO ELTRICA.
ELEMENTO CHAVE PARA A UTILIZAO RACIONAL DE ENERGIA

Um programa bem elaborado de manuteno eltrica um ponto importante de qualquer poltica de utilizao racional de energia eltrica nas empresas. As grandes empresas, normalmente possuem um setor ou departamento, que elabora as diretrizes com relao ao consumo de energia. O mesmo, porm, no acontece nas pequenas e mdias empresas, onde normalmente essas responsabilidades cabem ao encarregado do departamento de manuteno. O encarregado de manuteno tem um papel importante a desempenhar em todas as etapas relacionadas com a implantao de um programa coerente e permanente de conservao de energia.

INSTALAES ELTRICAS:
MANUTENO ELETRICA.
ELEMENTO CHAVE PARA A UTILIZAO RACIONAL DE ENERGIA

.Toda poltica de controle de energia apia-se na seguinte idia bsica: a energia

precisa ser controlada como qualquer outro elemento de custo na empresa. Porm, s possvel administrar o que medido e quantificado. A primeira etapa consiste em implantar meios que permitam a medio e monitoramento dos consumos de energia. Seguindo essas medies, ser possvel detectar falhas, estabelecer prioridades de ao e estimar a eficcia das intervenes. Esta fase inclui a elaborao de "planilhas de controle" que permitiro contabilizar a energia na empresa. Cada empresa tem suas caractersticas prprias, cabendo ao chefe de manuteno determinar a forma ideal de estabelecer esse controle em funo, principalmente, dos recursos de medio e mo-de-obra disponveis, das rotinas de manuteno j existentes e das possibilidades de investimento para aprimoramento da medio. Onde houver eletricidade, existe sempre a possibilidade de ocorrerem perdas.

INSTALAES ELTRICAS:
MANUTENO ELETRICA.
ELEMENTO CHAVE PARA A UTILIZAO RACIONAL DE ENERGIA

Com sua equipe, o responsvel pela manuteno precisa:


Detectar todas as possibilidades de otimizar as instalaes existentes. Identificar pontos falhos e propor a implantao de equipamentos e procedimentos para a correo desses pontos. Acompanhar o efeito dos investimentos realizados para a economia de energia nos sistemas de produo (estas economias devem ser obtidas na instalao e consolidadas ou at aumentadas a cada ano). Medir os fluxos energticos, estabelecer a contabilidade dos mesmos e monitorar a evoluo dos consumos. Intervir de maneira ativa na motivao e formao do pessoal.

INSTALAES ELTRICAS:
Voc conhece um gato?

ROTEIRO PRTICO PARA CRIAO DO SETOR DE MANUTENO ELTRICA

Nenhum roteiro deve ser seguido de forma rgida; deve-se levar em considerao as particularidades de cada indstria, de modo a permitir uma adaptao gradual entre o modelo a ser implantado e o ritmo normal da empresa, no entanto, so sugeridos alguns detalhes prticos sobre a criao de um setor de manuteno eltrica.

ROTEIRO PRTICO PARA CRIAO DO SETOR DE MANUTENO ELTRICA Segurana do trabalho:


Em todas as intervenes nas instalaes eltricas, subestaes, salas de comando, centro de operaes entre outras instalaes, devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco eltrico e de outros riscos adicionais, mediante tcnicas de anlise de risco, de forma a garantir a segurana, sade no trabalho, bem como a operacionalidade, prevendo eventos no intencionais, focando na gesto e controles operacionais do sistema eltrico de potncia. Seguindo a Norma Regulamentadora NR 10, as empresas esto obrigadas a manter pronturio com documentos necessrios para a preveno dos riscos, durante a construo, operao e manuteno do sistema eltrico, tais como: esquemas atualizados das instalaes eltricas dos seus estabelecimentos, especificaes do sistema de aterramento dos equipamentos e dispositivos de proteo, tais como EPIs e EPCs necessrios e certificar do seu estado de conservao e periodicidade de ensaios.

ROTEIRO PRTICO PARA CRIAO DO SETOR DE MANUTENO ELTRICA

MO-DE-OBRA:
O Nmero exato de componentes para que um setor de manuteno eltrica alcance seus objetivos extremamente difcil de precisar, pois depende do porte, ramo, equipamentos existentes, grau de automao, etc., da indstria. Apenas em carter informativo, diremos que para uma indstria de porte mdio, um nmero razovel de composio do grupo de manuteno e aconselhvel, seja composto por: Um engenheiro eletricista e/ou tcnico em eletricidade com larga experincia em manuteno eltrica; Alguns eletricistas experientes; Alguns aprendizes ou estagirios.

ROTEIRO PRTICO PARA CRIAO DO SETOR DE MANUTENO ELTRICA

TREINAMENTO:
extremamente importante propiciar aos funcionrios do setor de manuteno eltrica, sempre que possvel, oportunidades de aperfeioamento tcnico atravs de palestras dadas por elementos mais experientes da prpria empresa ou contratados fora, facilidades de horrio e/ou reembolso parcial em cursos de interesse do setor, assinatura de revistas e jornais tcnicos, enfim, tudo que puder contribuir para um melhor desenvolvimento da capacidade produtiva dos funcionrios.

ROTEIRO PRTICO PARA CRIAO DO SETOR DE MANUTENO ELTRICA Documentao:


Observando os requisitos bsicos para a organizao da manuteno eltrica, haver a necessidade de controle utilizando fichas dos equipamentos que ilustra um tipo padro de equipamento, seus programas especficos para manuteno. Programas desenvolvidos para a empresa. Fichas de controles de mtodos.

ROTEIRO PRTICO PARA CRIAO DO SETOR DE MANUTENO ELTRICA: Procedimentos:


necessrio estabelecer um critrio e prioridade de manuteno, de acordo com os nveis de importncia associados a cada equipamento. Uma vez estabelecido este critrio, necessrio prever a durao de cada servio para ser possvel traar o mapa de manuteno. Esse tempo, conhecido como tempo padro, serve para ser comparado com o tempo real, avaliar o desempenho da equipe de manuteno. A seguir ilustramos, em carter informativo, tempos padres para a manuteno de alguns equipamentos e instalaes eltricas:

ROTEIRO PRTICO PARA CRIAO DO SETOR DE MANUTENO ELTRICA: Procedimentos:

ROTEIRO PRTICO PARA CRIAO DO SETOR DE MANUTENO ELTRICA: Procedimentos: Para concluir o mapa de manuteno deve-se estabelecer a periodicidade da mesma, que deve ser estimada de forma a assegurar a produo normal da fbrica. A tabela a seguir um exemplo da periodicidade utilizada em algumas fbricas, para alguns equipamentos e instalaes eltricas:

ROTEIRO PRTICO PARA CRIAO DO SETOR DE MANUTENO ELTRICA: Procedimentos:

ROTEIRO PRTICO PARA CRIAO DO SETOR DE MANUTENO ELTRICA Procedimentos:


A seguir so apresentados os modelos de formulrios, utilizados durante o desenvolvimento das atividades. O primeiro a "Solicitao de Manuteno sendo emitido pelo setor eltrico em trs vias, sendo que a primeira ficar com o requisitante, a segunda seguir com o responsvel pelo reparo na hora de sua execuo e a terceira permanecer arquivada no prprio setor.

ROTEIRO PRTICO PARA CRIAO DO SETOR DE MANUTENO ELTRICA Procedimentos: Para que haja controle de todos os servios executados pelo setor necessrio que este utilize um outro formulrio denominado "Ordem de Servio", modelo a seguir, que deve ser emitido um para cada servio a executar, tambm em trs vias, como no caso anterior:

De uma forma geral, possvel resumir as atividades no fluxograma simplificado:

ROTEIRO PRTICO PARA CRIAO DO SETOR DE MANUTENO ELTRICA

Bibliografia: http://www.fundacentro.gov.br http://www.mtaev.com.br http://www.abnt.org.br http://www.senai.br

De uma forma geral, possvel resumir as atividades no fluxograma simplificado:

ROTEIRO PRTICO PARA CRIAO DO SETOR DE MANUTENO ELTRICA

Bibliografia: http://www.fundacentro.gov.br http://www.mtaev.com.br http://www.abnt.org.br http://www.senai.br

Das könnte Ihnen auch gefallen