Sie sind auf Seite 1von 16

Efeitos da Radiao no Sistema Nervoso

Olga Maria Oliveira de Arajo Osmar Flvio da Silveira Leite Neto

Introduo
Desde a descoberta dos Raios X em 1895, muito se tem aprendido sobre as radiaes, que podem ser denidas como o transporte de energia atravs do espao, da matria ou de ambos. As radiaes ionizantes so aquelas que possuem grande quantidade de energia e so capazes de provocar alteraes importantes na estrutura do tomo e, conseqentemente, em qualquer material. (Faria, 1989; Pasler,1999).

Tecido Nervoso

O tecido nervoso tem por funo coordenar as atividades de diversos rgos, receber informaes do meio externo e responder aos estmulos recebidos. Esse tecido de origem ectodrmica e possui clulas de grande especializao. responsvel pela constituio do sistema nervoso que rapidamente integra os seres vivos no meio em que vive. O Sistema Nervoso anatomicamente dividido em Sistema Nervoso Central (SNC), formado pelo encfalo e pela medula espinhal e Sistema Nervoso Perifrico (SNP), formado pelos nervos e gnglios nervosos. Tais tecidos so compostos por neurnios e glicitos (ou clulas gliais).

Tipos de Radiao Ionizantes

As formas mais comuns so os Raios X e os Raios (Gama). Os Raios X so produzidos articialmente e os so emitidos espontaneamente pelo ncleo de um tomo instvel, sem dispositivos eletrnicos.

As aes das radiaes ionizantes nas clulas seriam: alteraes do ncleo, citoplasma e membrana. Ocorrem alteraes morfolgicas, siolgicas, de permeabilidade celular, efeitos sobre a reproduo, aberraes cromossmicas, desintegrao das mitocndrias e aparelho de Golgi. (Freitas et al., 1988; Faria, 1989; Manson-Hing, 1990).

Efeitos da Radiao
As irradiaes repetidas conduzem a uma somao (acumulao) de leses em que cada novo dano refora os j existentes. No entanto, o efeito dos Raios X dependente de vrios fatores como:

Dose; Ritmo de aplicao e tamanho da rea irradiada (quanto maior, mais precocemente se manifestam as alteraes somticas); Tipos de radiaes (alfa altamente ionizante, sendo 20 vezes mais nociva comparada radiao X EBR= 20 ); Idade (indivduos mais jovens so mais susceptveis do que indivduos idosos);

Efeitos da Radiao no Tecido Nervoso


Pode ocorrer uma sndrome aguda do sistema nervoso central, com doses acima de 1000Rem, que podem causar vasculite, meningite, edema e necrose de neurnios. O perodo de latncia curto, de horas aps a exposio. Manifesta sinais e sintomas como: confuso, apatia, sonolncia, tremores, ataxia, convulses, coma e morte, por aumento da presso interna do sistema nervoso central, num prazo de 2 a 3 dias, quando a exposio atinge todo o corpo, por ser conseqente de exploses atmicas e acidentes com reatores nucleares. A possibilidade deste tipo de manifestao em radiodiagnstico odontolgico

Efeitos da Radiao no Tecido Nervoso


Com relao exposio para diagnstico, pacientes expostos durante a gravidez ou para tratamento na infncia ou quando adultos, mostraram um excessivo nmero de tumores malignos ou benignos no crebro. Alm disso, um estudo controle tem mostrado uma associao entre meningiomas intracranianos e radiograa dental ou mdica. A associao mais forte para estes meningiomas foi com uma histria de exposio de toda a boca em radiograas odontolgicas, em pacientes com menos de 20 anos de idade. Ao que tudo indica, estes pacientes receberam mais exposio que nas tcnicas radiogrcas contemporneas (White,1984; White, 1992).

Efeitos da Radiao no Tecido Nervoso


Neuberger et al. (1991) encontraram uma correlao positiva entre cncer de crebro e exposio a Raios X para diagnstico odontolgico e associado a ocupao pro ssional, em um estudo com dois grupos: o grupo controle, composto por uma populao rural, e outro grupo, composto por trabalhadores de indstria automotiva, administradores, professores, cabeleireiros e esteticistas da cidade de Missouri, com o objetivo de calcular a proporo esperada e encontrada de cncer de crebro em virtude da prosso. No h comprovao consistente na literatura para os dados obtidos e por isso mais estudos precisam ser realizados.

Efeitos da Radiao no Tecido Nervoso


Preston-Martin, White (1990) encontraram forte relao causal entre tumores de crebro e glndulas salivares, relacionados com exames radiogrcos odontolgicos prvios. Entretanto, eles relataram que a radiao de pacientes durante a radiograa odontolgica declinou substancialmente nos ltimos 60 anos.

Efeitos da Radiao no Tecido Nervoso


Said et al. (1989) realizaram avaliao neuropsicolgica de 106 crianas com leucemia linfoblstica que receberam irradiao no crnio, e concluram que houve comprometimento de habilidade intelectual, em relao concentrao. Cousens et al. (1988) relataram que o comprometimento das habilidades intelectuais maior quando a irradiao administrada em pacientes jovens, sendo este quadro progressivo.

Efeitos da Radiao no Tecido Nervoso


Rubenstain et al. (1990), em um trabalho sobre funes cognitivas, avaliaram 24 pacientes que apresentaram leucemia e receberam quimioterapia e radioterapia no sistema nervoso central (18Gy =1800rads em irradiao cranioespinhal) e concluram que h necessidade de avaliaes peridicas anuais das funes cognitivas desses pacientes, para identicar efeitos tardios do tratamento, que necessitem de ateno especial.

Efeitos da Radiao no Tecido Nervoso


Segundo o Committee on Biological Effects of Ionizing Radiations (1990), a anlise dos dados epidemiolgicos dos efeitos biolgicos das radiaes ionizantes identicou que a mxima sensibilidade do crebro humano aos efeitos causados pela radiao est entre a 8 e a 15 semana de vida intra-uterina. Alteraes signicantes no crescimento e desenvolvimento foram observadas no crebro das crianas que foram expostas a radiao ainda no tero, durante o acontecimento de Hiroshima e Nagasaki, e entre a 16 e 25 semanas depois da concepo. A exposio irradiao durante este perodo induz a anormalidade nos neurnios e a um decrscimo do nmero de neurnios normais,

Efeitos da Radiao no Tecido Nervoso


Duffner, Cohen (1986) relataram que o tumor de crebro o segundo tipo mais comum de cncer na infncia, sendo que 1200 a 1500 crianas recebem este diagnstico nos Estados Unidos, a cada ano, e, embora os tratamentos estejam avanados (cirurgia, radioterapia e quimioterapia), podem causar efeitos adversos sobre o intelecto e a funo endcrina e desenvolver malignidades secundrias havendo necessidade de monitorar as drogas e a administrao de radiao cuidadosamente, para minimizar esses efeitos.

Meadows, Evans (1976) descreveram as alteraes evidentes no sistema nervoso central aps tratamento quimio e radioterpico de leucemia, linfoma, histiocitose maligna em pacientes de 5 anos de idade (com exceo de 5 pacientes que no receberam radiao no crnio), nos quais foram observadas paraplegia, demncia e anormalidades no eletro encefalograma.

Concluso
Com base na literatura pesquisada, pode-se concluir que a utilizao dos Raios X para diagnstico, principalmente na Odontopediatria, necessita ser realizada com a observao dos critrios de proteo ao paciente, uma vez que as crianas so mais suscetveis aos efeitos indesejveis das radiaes ionizantes.

Bibliografia

Issao M, Guedes-Pinto AC. Radiologia em odontopediatria. In:___. Manual de odontopediatria.10 ed. So Paulo: Pancaster; 1999. p.91-105.

Das könnte Ihnen auch gefallen