Sie sind auf Seite 1von 21

A poltica de Blocos e a Guerra Fria

Conferncia de Ialta, 1945 (podem ver-se os lderes

Reconstruo e Poltica de Blocos

Com o estabelecimento de alianas militares para enfrentar um eventual ataque (NATO e Pacto de Varsvia), o Mundo resvala para o equilbrio pelo terror as duas superpotncias optam pela corrida aos armamentos e pela propaganda ideolgica para fortalecerem o seu papel no Mundo, evitando o confronto direto (que nunca chegou a ocorrer).

O Plano Marshall http://www.youtube.com/watch?v=227aqInUfQ&feature=player_embed ded

A Alemanha e a cidade de Berlim O bloqueio de Berlim (1948-49). estavam divididas por quatro pases (EUA, URSS, Inglaterra e Frana). Os pases ocidentais decidiram criar um Estado alemo independente a Repblica Federal Alem (RFA) para travar o avano comunista. A URSS responde com o bloqueio econmico a Berlim Ocidental, impedindo o acesso terrestre cidade. O abastecimento passou a ser feito pelos EUA, por uma ponte area, durante cerca de um ano. Durante este tempo uma nova guerra mundial parecia estar iminente. Em 1949, Estaline ps fim ao bloqueio e criou na parte oriental a Repblica Democrtica Alem (RDA). Em 1961, a RDA construiu o Muro de Berlim, com o objetivo de impedir que cidados de Leste fugissem para a RFA Este passou a ser um claro smbolo da Guerra Fria.

Aps a 2. Guerra Mundial, a Coreia do Norte foi ocupada pela URSS e a Coreia do Sul pelos EUA. Em 1950, a Coreia do Norte, comunista, invadiu a Coreia do Sul, com o apoio da China. Por sua vez, a Coreia do Sul contou com o apoio dos EUA para se defender. O receio de um conflito nuclear impediu o confronto entre as superpotncias, j que cada uma podia destruir ou ser destruda pela outra em situao de guerra;

A crise de Cuba, em 1962, constituiu outra ameaa paz mundial. A URSS instalou nesta ilha uma base de msseis nucleares, o que levou o presidente Kennedy a lanar um ultimato URSS, exigindo o desmantelamento dos msseis ou ento atacaria Cuba. O acordo alcanado entre o dirigente de URSS, Nikita Kruschev, e o presidente Kennedy em retirar os msseis evitou o que poderia ter sido uma guerra nuclear.

Caricatura do perodo que representa o ''brao de ferro'' entre os lderes das duas superpotncias (Kruchtchev, de branco, e Kennedy, de preto), evidenciando-se a eminncia de uma guerra nuclear (pelas bombas que cada um possui e pelos dedos dos dois que ameaam premir o gatilho da sua arma).

A corrida ao Espao
A disputa entre Estados Unidos e Unio Sovitica (URSS) pela conquista do espao revelou-se um grande impulso para a explorao espacial, da resultando grandes avanos cientficos e tecnolgicos, assim como descobertas importantes. Em 1957, a URSS partiu em vantagem, lanando o Sputnik 1 - o primeiro satlite artificial a entrar em rbita. Uma semana depois, foi lanado o Sputnik 2, com a cadela Laika, tornando se assim o primeiro ser vivo a viajar no espao.

Em plena Guerra Fria, e com este acontecimento, os americanos sentiram-se humilhados e vulnerveis at que, em 1958, reagiram com a criao da NASA Agncia Espacial Norte-americana - responsvel pelo programa espacial do pas. Nesse mesmo ano foi lanado o primeiro satlite artificial americano, o Explorer 1. A partir de 1960, o principal objetivo das viagens espaciais passou a ser a ida do homem ao espao.

Sputnik 1 - o primeiro satlite artificial a entrar em rbita da URSS.

Primeiro satlite artificial americano - o Explorer 1

Novamente a Unio Sovitica sai em vantagem, em 1961, com a viagem tripulada por Yuri Gagarin na cpsula espacial Vostok 1. A viagem durou uma hora e 48 minutos e percorreu cerca de 40 mil quilmetros em volta da Terra numa nica rbita.

Como que se de um contra ataque se tratasse, em 1962, os americanos enviaram John Glenn para o espao.

Surgiu ento o projeto sovitico para enviar o homem Lua, que comeou com a nave Soyuz 1. Mal tomaram conhecimento, os Americanos iniciaram a misso Apollo, cuja principal misso era levar homens Lua e traz-los de volta a salvo. A possibilidade de esta misso fracassar era de tal ordem, que o presidente dos EUA, Richard Nixon, j tinha um discurso pronto para cada uma das situaes: o sucesso ou o fracasso da operao. Felizmente, a operao foi bem sucedida e os americanos os primeiros a chegar superfcie lunar, em 20 de Julho de 1969, quando o mdulo lunar Eagle, da nave Apollo 11, pousou em solo lunar, e o primeiro homem a pisar a Lua, Neil Armstrong ps fim corrida espacial.

Das könnte Ihnen auch gefallen