Sie sind auf Seite 1von 31

SEMICONDUTO RES

ALICE CSAR HIGOR KENNETH


6/5/12

DANIELE

LUCAS PRADO

CONCEITO
Na tabela peridica, so os elementos situados na 4 famlia, ou seja, possuem quatro eltrons na camada de valncia (ltima camada).

6/5/12

CONCEITO
Possuem resistncia eltrica maior do que a dos materiais condutores e menor do que as dos isolantes.

6/5/12

CONCEITO
temperatura de 0 K (- 273C), todos os estados da banda de valncia esto ocupados e todos os estados da banda de conduo esto desocupados.

6/5/12

LIGAO DOS SEMICONDUTORES

6/5/12

Um tomo semicondutor como o silcio, por exemplo, possui 4 eltrons na camada de valncia, s que para formar o slido o tomo precisa de 8 eltrons na camada de valncia. Para obter os 8 eltrons na camada de valncia, os tomos se associam numa 6/5/12 ligao chamada de

Ligao Covalente

Na ligao covalente, os tomos compartilham eltrons com os tomos que esto a sua volta 6/5/12

ESTRUTURA DOS SEMICONDUTORES

6/5/12

Os tomos de silcio se distribuem no slido formando uma estrutura cbica, onde os tomos ocupam os vrtices do cubo. Chamamos esta estrutura cbica de cristal, logo o slido de silcio um cristal de silcio.

6/5/12

Para haver corrente necessrio romper as ligaes covalentes.

Estrutura cristalina do silcio a -273C


6/5/12

Com o rompimento da ligao covalente (temperatura ambiente) ocorre a liberao do eltron. O espao vazio originado (lacuna ou buraco) comporta-se como uma carga positiva, se movimentado no cristal.

Formao das lacunas

6/5/12

ELTRON LIVRE
Foras que atuam sobre o eltron: Fora exercida do subttulo mestre Clique para editar o estilo pelo ncleo Fora centrfuga

6/5/12

MOVIMENTO DOS ELTRONS LIVRES

6/5/12

Corrente de eltrons livres e lacunas

O eltron livre mostrado dentro do cristal ser atrado pelo terminal positivo da fonte e a lacuna pelo terminal negativo. 6/5/12

Corrente de eltrons livres e lacunas

O movimento de eltrons livres e lacunas que 6/5/12 diferencia um condutor de um

DOPAGEM ELETRNICA
Consiste num procedimento de adio de impurezas qumicas a um elementosemicondutorpara transform-lo num elemento mais condutor, porm, de forma controlada.

6/5/12

Semicondutores intrnsecos
Semicondutores intrnsecos so aqueles que possuem apenas um tomo de elemento estranho para cada um bilho de tomos do elemento do semicondutor. Esse semicondutor no dopado, uma vez que o tomo estranho no foi
6/5/12

inserido de forma intencional.

Semicondutores extrnsecos
Semicondutores extrnsecos so aqueles que possuem pelo menos um tomo de elemento estranho para cada um milho de tomos do elemento do semicondutor. Esses so, portanto, semicondutores dopados.
6/5/12

Elementos estranhos Os elementos estranhos podem ser qualquer elemento que possua 3 ou 5 tomos na camada de valncia.
6/5/12

Semicondutor do tipo N
A introduo de tomos pentavalentes (como o Arsnio) num semicondutor intrnseco faz com que apaream eletrns livres no seu interior. Como esses tomos doam eltrons ao cristal semicondutor eles recebem o nome de impurezas doadoras ou tomos doadores. Todo o cristal de Silcio ou Germnio, dopado com impurezas doadoras designado por semicondutor do tipo N. (N 6/5/12 de negativo, referindo-se carga do

Semicondutor do tipo N
portadores maioritrios: eltrons livres portadores minoritrios: lacunas

6/5/12

Movimento de eltrons e lacunas nos Semicondutores do tipo N


Eltrons Eltrons

6/5/12

Semicondutor do tipo P
A introduo de tomos trivalentes (como o ndio) num semicondutor intrnseco faz com que apaream lacunas livres no seu interior. Como esses tomos recebem eltrons eles so denominados impurezas aceitadoras ou tomos aceitadores. Todo cristal puro de Silcio ou Germnio, dopado com impurezas aceitadoras designado por semicondutor do tipo P. (P de positivo, referindo-se falta da carga 6/5/12 negativa do eltron).

Semicondutor do tipo p
portadores maioritrios: lacunas portadores minoritrios: eltrons livres

6/5/12

Movimento de eltrons e lacunas nos Semicondutores do tipo p


Electres Electres

6/5/12

aplicaes
Os semicondutores tm tido um impacto incrvel em nossa sociedade. Eles so encontrados nos chips de microprocessadores e em transistores. Tudo que computadorizado ou que utiliza ondas de rdio depende de semicondutores.
6/5/12

aplicaes
DIODO: dispositivo que bloqueia a corrente em uma direo, enquanto a deixa fluir em outra, chamado de diodo. Os diodos podem ser utilizados de diferentes maneiras. Um dispositivo que utiliza pilhas, por exemplo, normalmente contm um diodo que o protege se voc inserir as pilhas ao contrrio.

6/5/12

aplicaes
Diodos emissores de luz, conhecidos como LEDs, so verdadeiros faz tudo no mundo da eletrnica. Eles fazem vrios trabalhos e so encontrados em todos os tipos de aparelhos. Eles formam os nmeros em relgios digitais, transmitem informaes de controles remotos, iluminam relgios e informam quando suas ferramentas esto ligadas.

6/5/12

aplicaes
Um transistor se parece com dois diodos de costas um pro outro. Assim, voc teria de imaginar que nenhuma corrente poderia fluir por um transistor, j que os diodos bloqueariam a corrente dos dois lados. Isso verdade. Contudo, quando se aplica uma pequena corrente camada central da estrutura em sanduche, uma corrente muito maior pode fluir pelo sanduche como um todo. Isso d ao transistor seu comportamento de interruptor. Uma pequena corrente pode ligar e desligar uma grande corrente.

6/5/12

aplicaes
Um chip tambm chamado de circuito integrado. Geralmente um pequeno e fino pedao de silcio no qual os transistores, que formam o microprocessador, foram encapsulados.

6/5/12

Agradecemos a ateno

6/5/12

Das könnte Ihnen auch gefallen