Sie sind auf Seite 1von 16

Mrio Mutenda Jos

Introduo
Este trabalho visa estabelecer um padro de liderana

nas empresas, o desafio da liderana tica e para mais adinte iremos falar das quatro qualidades do padro de liderana nas empresas.

ESTABELECENDO UM PADRO DE LIDERANA


Segundo o Max De Pree "Os lideres tem um compromisso para com a empresa ou

instituio, que, no final das contas, e um grupo de pessoas. Os lderes devem a organizao um novo ponto de referncia para aquilo que as pessoas cuidadosas podem ser dentro do cenrio institucional"Com uma difinicao geral da etica nos negocios estabelecida e com as marcas da integridade nos negocios servindo como orietacao geral para testar os mecanismos do conceito, e possivel avancar para o problema basico em consideracao: Como o lider empresarial utiliza com sucesso esses valores na sua propria tarefa?

ESTABELECENDO UM PADRO DE LIDERANA(cont)


A integridade nos negocios fica na ultima categoria.

Os administradores integros no fazem opcoes pragmaticas ou idealista; em vez disso, optam pelo que seja tanto economicamente saudavel como moralmente sensato. Eles so capazes de integrar ( e inspirar nos outros ) um racionalismo economico excelente com as preferencias menos racionais, englobar as definicoes particulares da maior parte dos executvos para moralidade. Esses valores no so automaticamente operantes quando aplicados somente a logica economica.

O DESAFIO DA LIDERANA TICA


A habilidade de um James Burke para inspirar esse tipo

de pensamento em toda uma grande organizacao baseia-se em quatro tracos essenciais de carater. Juntos, representam um retrato do tipo de lideranca que e critico para o atingimento de padroes eticos nas grandes organizacoes da atualidade.

Qualidade 1.
Habilidade para reconhecer e articular a tica de

um problema muito fcil identificar as questes eticas de um negocio no ambiente seguro de um estudo de caso ou so a lente de aumento de uma imprensa hostil. Pehr Gyllenhammar, presidente da Volvo, afirma que entender os valores morais "e realmente o que significa ser lider".

Qualidade 1.(cont)
Os

lideres morais na empresa tem um senso inequivoco de que o posicionamento etico, apesar de ser um lugar comum do ponto de vista da analise filosifica, no pode ser visto como garantido nem deixado para a interpretacao dos outros.

Qualidade 2
Coragem pessoal para no racionalizar a m tica Como o ex-presidente da Norton, Robert Cushman, disse a

seus empregados: "Eu tenho de seguir determinadas regras e voces tambem" No japao, e comum o chefe desculpar-se publicamente face a um disastre, na America, h tendencia de colocar aculpa nos outros. Abraham Zaleznick disse que achar que uma figura forte no posto mais alto que reconhecesse problemas eticos na empresa e tomasse uma posicao aliviaria a ansiedade e dislealdade dos empregados. Encobrir os factos tende a tornar os empregados mais anciosos e possiveis de tomarem as piores decisoes

Qualidade 2.(cont)
Abraham Zaleznick disse que achar que uma figura

forte no posto mais alto que reconhecesse problemas eticos na empresa e tomasse uma posicao aliviaria a ansiedade e dislealdade dos empregados. Encobrir os factos tende a tornar os empregados mais anciosos e possiveis de tomarem as piores decisoes.

Qualidade 3
Um respeito inato pelos outros
A base da boa administracao e a habilidade que o lider

empresarial tem de colocar-se no lugar dos outros. Uma das outras orientacoes atribuida, que vai alem de calculo do proprio interesse, esta implicita em muitos dos valores que as pessoas relacionam como sendo mais importantes para elas. Honestidade, amor, justica, cumprir a palavra, cuidar da familia so todos comprossos para com outras pessoas.

Qualidade 3(cont)
Max DeePree, director da Herman Miller, uma das

empresas mais consistentes e lucrativas da America, mostrava vividamente seu senso inato de respeito pelos outros quando comentava: "Eu sempre procurocriar espaco para ouvir aquilo que os outros estao dizendo ".

Qualidade 4
O valor pessoal derrivado do comportamento O lider etico coloca bem seu proprio senso de integridade

pessoal. Elmer Johnson, vice-presidente executivo da General Motor, e scio h muito tempo de advogacia em Chicago, a Kirkland e Ellis, tem expressado frequentemente a necessidade de os gerentes assumirem um posicionamento tico forte e claro. Ele acredita que isso resulte em melhores decises de gerenciamento. Tambm acredita que isso tenha um valor intrnseco. "No final, voc toma o caminho tico porque isso traz dinheiro ou faz sentido sob o ponto de vista moral de uma empresa. Voc toma esse caminho sabe que ele e certo. Em algum ponto, voc precisa sentir que e importante para voc fazer a coisa certa.

tica e Liderana Moral em gerenciamento de projeto: um desafio em tempos multiculturais


A tica vista como um conjunto de princpios de conduta

correta e a tomada de deciso de um lder deve estar alicerada em valores de direito moral. A tica vista como um campo subjetivo, sendo importante reconhecer o contexto na qual ela est fundada e os atores que dela participam. Neste ponto, a tica cambiante, uma vez que pode variar de cultura para cultura, comunidades para comunidades. Sendo assim, a subjetividade da tica refletida nos diversos modos de como um conflito tico pode ser solucionado, levando a tomada de deciso tica a uma perspectiva mais complexa e robusta, em tempos de globalizao e multiculturalismo.

tica e espao econmico


O Sistema economico, bem como os seus principais

intervinientes dependem, e assim beneficiar, o ethos comum que eles no geram por conta propria. Mesmo a autonomia do sistema economico no e absoluto, ao contrario da percepcao popular, e suas regras no tem o estatuto e leis imutaveis da natureza. Em vez disso, e o produto a cultura, cujo desenvolvimento ainda podem ser derecionada de acordo com as necessidades humanas e visao moral da boa sociedade. Os lideres de negocios, portanto, mantem o espaco suficiente para acco responsavel mesmo dentro dos parametros de imperativo economico, a rentabilidade ou seja, sua objectividade e constragedora.

Concluso
Conclui-se que sem o estabelecimento de um padrao

de lideranca nas empresas, o desafio da lideranca etica a empresa esta condenada a fracasso,resultados negativos . Pelo que recomenda-se a um comportamento etico nas empesas deve estabelecer um padrao de lideranca.

Bibliografia:
NASHER,L.Laura. Etica Empresarial. Editora

McGaw-Hill Lda. So Paulo,pp 35-44. Disponivel em Www.Wikipedia.com

Das könnte Ihnen auch gefallen