Sie sind auf Seite 1von 10

FAN - Faculdade Nobre

Modalidades de Obrigaes II

Classificao quanto ao Elemento


I. Obrigaes Alternativas (arts. 252 a 256, CC.)

1. Conceito:

As obrigaes alternativas ou disjuntivas so aquelas que tm por objeto duas ou mais prestaes, sendo que o devedor se exonera cumprindo apenas uma delas.
Exemplo: A, devedor, libera-se pagando um touro reprodutor ou um carro a B, credor.

Orlando Gomes manifesta-se a respeito do tema: a obrigao pode ter como objeto duas ou mais prestaes, que se excluem no pressuposto de que somente uma delas deve ser satisfeita mediante escolha do devedor, ou do credor. Neste caso, a prestao devida alternativamente.(Orlando Gomes, ob. Cit, p. 87).

A despeito da omisso de nossa lei substantiva, o Cdigo de Processo Civil, em seu art. 571, dispe que:
Art.571. Nas obrigaes alternativas, quando a escolha couber ao devedor, este ser citado para exercer a opo e realizar a prestao dentro em 10 (dez) dias, se outro prazo no for determinado em lei, no contrato ou na sentena. 1 Devolver - se - ao credor a opo, se o devedor no a exercitou no prazo marcado. 2 Se a escolha couber ao credor, este a indicar na petio inicial da execuo.

2. Prazo para o exerccio do direito de escolha

3. Direito de Escolha

Art. 252. Nas obrigaes alternativas, a escolha cabe ao devedor, se outra coisa no se estipulou. Assim, se A obriga-se a pagar um automvel ou R$ 10.000,00 a B, a escolha caber ao devedor A, se o contrrio no fora estipulado no contrato.

4. Conseqncia do inadimplemento

Artigos: 253, 254, 255 e 256, do Cdigo Civil de 2002

5. Impossibilidade total (todas as prestaes alternativas):

a) Sem culpa do devedor extingue se a obrigao (art. 256, do CC 02).


Exemplo: Uma enchente destruiu o carro e matou o touro reprodutor, que compunham o ncleo da obrigao alternativa. b) Com Culpa do devedor Se a escolha cabe ao prprio devedor: - Dever pagar o valor da prestao que se impossibilitou por ltimo, mais as perdas e danos. (art. 254 do CC 02). Exemplo: A obriga se a entregar a B um computador ou uma impressora a laser, sua escolha (do devedor).

Ocorre que, por negligncia, o devedor danifica o computador e, em seguida, tambm a impressora.

II Obrigaes Facultativas.
A obrigao considerada facultativa quando, tendo um nico objeto, o devedor tem a faculdade de substituir a prestao devida por outra de natureza diversa, prevista subsidiariamente. Exemplo: o devedor A obriga-se a pagar a quantia de R$ 10.000,00, facultando se lhe, todavia, a possibilidade de substituir a prestao principal pela entrega de um carro usado.

1. Conceito:

OBS: Note se que se trata de obrigao com objeto nico, no obstante se reconhea ao devedor o poder de substituio da prestao. Por isso, se a prestao inicialmente prevista se impossibilitar sem culpa do devedor, a obrigao extingue se, no tendo o credor o direito de exigir a prestao subsidiria.

III Obrigaes Cumulativas. 1.Conceito. As obrigaes cumulativas ou (conjuntivas) so as que tm por objeto uma pluralidade de prestaes, que devem ser cumpridas conjuntamente. Exemplo:

1) ocorre quando algum se obriga a entregar uma casa quantia em dinheiro.

e certa

2) se a obrigao de um marceneiro consiste na entrega de uma mesa, um armrio e uma cmoda, a relao obrigacional apenas ser satisfeita com o cumprimento conjuntivo de todas as prestaes pactuadas.

IV Obrigaes divisveis e Indivisveis.

1. Conceito.

As obrigaes divisveis so aquelas que admitem o cumprimento fracionado ou parcial da prestao; as indivisveis, por sua vez, s podem ser cumpridas por inteiro.

2. vista desses conceitos, de fcil inteleco, vale mencionar a observao feita por BEVIlQUA no sentido de que: a divisibilidade ou indivisibilidade das obrigaes s aparece, em toda a luz, e s oferece interesse jurdico, havendo pluralidade de credores ou de devedores. Havendo unidade, nem mais de um devedor obrigado a um credor, as obrigaes so, em regra, indivisveis, porque nem o credor obrigado a receber pagamentos parciais, nem o devedor a faz los, se outra coisa foi estipulada.

3. O novo Cdigo Civil em seus arts. 257 e 258, trata das obrigaes divisveis e indivisveis, merecendo, neste ponto, a transcrio literal:
Obrigaes Divisveis:

Art. 257. Havendo mais de um devedor ou mais de um credor em obrigao divisvel, esta presume se dividida em tantos obrigaes, iguais e distintas, quantos os credores ou devedores.
Exemplo: Se a obrigao de dar 100 ou trs sacas de caf, a obrigao (prestao) divisvel por excelncia. Obrigaes Indivisveis: Art. 258. A obrigao indivisvel quando a prestao tem por objeto uma coisa ou um fato no suscetvel de diviso por sua natureza, por motivo de ordem econmica, ou dada a razo determinante do negcio jurdico.

a) Material quando decorre da prpria natureza da prestao.


Exemplos: a entrega de um touro reprodutor. a entrega de um automvel. b) Jurdica quando decorre de norma legal. Exemplo: indivisibilidade do lote urbano com menos de 125 m (lei N. 6.766/79).

4. Os artigos 259 e 260 do Cdigo Civil cuidam da forma de pagamento nais obrigaes indivisveis com pluralidade de credores ou de devedores.

Das könnte Ihnen auch gefallen