Sie sind auf Seite 1von 13

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS DO ESTADO BRASILEIRO

Art. 1 - A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos:

As COLUNAS principais do Estado Brasileiro so: a REPBLICA e a FEDERAO

FORMA DE ESTADO: (FEDERAO)


A forma de Estado objetiva a estruturao da sociedade estatal. Etimologicamente, significa pacto, unio, aliana.

Estado UNITRIO: quando existir um nico centro dotado de capacidade legislativa, administrativa e poltica, do qual emanam todos os comandos normativos e no qual se concentram todas as competncias constitucionais, ocorre a FORMA UNITRIA de ESTADO. EXEMPLO: FRANA.

FEDERALISMO: refere-se a uma forma de Estado (federao ou Estado Federal) caracterizada pela unio de coletividades pblicas dotadas de autonomia poltico-constitucional, autonomia federativa; a federao consiste na unio de coletividades regionais autnomas (Estados federados, Estados-membros ou Estados).

A federao consiste na unio de coletividades regionais autnomas (Estado federal, Estadosmembros). Estado federal (Repblica Federativa do Brasil) o todo, dotado de personalidade jurdica de Direito Pblico Internacional.

A Unio a entidade federal formada pela reunio das partes componentes, constituindo pessoa jurdica de Direito Pblico interno, autnoma em relao aos Estados e a que cabe exercer as prerrogativas da soberania do Estado brasileiro.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DA FEDERAO


Autonomia financeira, administrativa e poltica Repartio de Competncias: competncia para legislar e cobrar impostos Rigidez Constitucional: p/ alteraes na CF, necessita quorum qualificado

STF: rgo que controla a aplicao da C.F. Interveno Federal: mecanismo de proteo do Federalismo.

Unidade de Nacionalidade: a C.F vale para todos os cidados, em todo Pas.

O Estado federal apresenta-se como um Estado que, embora parecendo nico nas relaes internacionais, constitudo por Estados-membros dotados de autonomia, notadamente quanto ao exerccio de capacidade normativa sobre matrias reservadas sua competncia.

FORMA DE GOVERNO: REPBLICA A forma de governo tem como finalidade organizar politicamente um Estado. Etimologicamente, significa RES coisa, PBLICO povo, ou seja coisa do povo, para o povo.

SO CARACTERSTICAS BSICAS Representatividade: o povo escolhe seus representantes. Eletividade: a escolha feita atravs do voto, de eleies peridicas. Periodicidade: o representante exerce mandato temporrio (4 anos). Responsabilidade: dever de probidade administrativa; Soberania popular: o poder emana do povo e por ele exercido.
REPRESO

FUNDAMENTOS DO ESTADO BRASILEIRO


Segundo o art. 1, o Estado brasileiro tem como fundamentos:
a soberania a cidadania a dignidade da pessoa humana os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo poltico.

Os ALICERCES da Constituio Federal so os FUNDAMENTOS I - SOberania; II - CIdadania; III - DIgnidade da pessoa humana; IV - VAlores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - PLUralismo poltico.
SOCI DIVA PLU

OBJETIVOS FUNDAMENTAIS DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Os TIJOLOS da Constituio Federal so os OBJETIVOS FUNDAMENTAIS


I - COnstruir uma sociedade livre, justa e solidria; II - GArantir o desenvolvimento nacional; III - ERradicar a pobreza e a marginalizao; reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - PROmover o bem de todos, sem quaisquer preconceitos ou discriminao;

COGAERPRO

Das könnte Ihnen auch gefallen