Sie sind auf Seite 1von 17

O QUE DOSVOX?

Dosvox um sistema que proporciona pessoas com deficincia visual terem acesso ao uso da informtica, atravs de um sintetizador de voz, tornando possvel a incluso digital, uma maior integrao social, acesso informaes e novas possibilidades de escrita e leitura.

Quem so os idealizadores e criadores do Dosvox?

Como funciona?
Como posso utilizar estes recursos

Em quanto tempo estarei preparado para us-lo?

Quem so os idealizadores e criadores do Dosvox

O DOSVOX o resultado do desenvolvimento de vrios pilotos, pelo professor Borges e equipe do NCEE UFRJ, no sentido de ajudar um aluno Marcelo Pimentel matriculado no curso de informtica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1993, que devido a sua cequeira sentia dificuldade em acompanhar o curso apenas com auxlio de um ledor e da transcrio das respostas em Braille. Ao fim do perodo letivo, Marcelo j tinha disponveis as ferramentas mnimas para o uso do computador ao longo de seu curso de informtica: um editor de textos simples, um pequeno leitor de telas para MS-DOS e um sintetizador de baixo custo. Porm, a possibilidade de transformao e adaptao destas ferramentas era a grande questo que figurou como ponto importante para a criao do DOSVOX como conhecemos atualmente.

De que composto o DOSVOX?


O programa composto por:

Sistema operacional que contm os elementos de interface com o usurio; Sistema de sntese de fala;
Editor, leitor e impressor/formatador de textos; Impressor/formatador para braille; Diversos programas de uso geral para o cego, como Jogos de carter didtico e ldico; Ampliador de telas para pessoas com viso reduzida; Programas para ajuda educao de crianas com deficincia visual; Programas sonoros para acesso Internet, como Correio Eletrnico, Acesso a Homepages, Telnet e FTP. Leitor simplificado de telas para Windows. O DOSVOX vem sendo aperfeioado a cada nova verso. Hoje ele possui mais de 80 programas, e este nmero crescente.

Como funciona?
Os comandos principais do programa:

Para saber as opes do DOSVOX o usurio pode utilizar as teclas F1 ou F9 ou ainda pode usar as teclas verticais S- Subdiretrios; T- Testar o teclado; V- Vai para outra janela do Windows; E- Editar texto; C- Configura o DOSVOX; L- Ler texto; * Configurao avanada do DOSVOX; I- Imprimir; Q Informa de quem o DOSVOX em uso; A- Arquivos; F8 Informa as horas; D- Verificar discos; M + volume de som aumenta som; J- Jogos; F ou ESC retorna uma janela anterior; U- Utilitrios Falados; Testar teclado muito importante para R- Acesso rede e a Internet usurios iniciantes. M- Multimdia; P- Executar um programa qualquer

LEITOR DE TEXTO Possibilita a leitura oral de qualquer texto que deve estar inserido como arquivo no programa no formato txt A leitura ter incio aps a presso da tecla enter ou espao.

EDITOR DE TEXTO - Nesse caso possvel escrever um texto.

-O primeiro passo inserir o nome do arquivo; - Enseguida comear a digitar; -- Terminando precione ESC e S para salvar. - Voc pode verificar o arquivo inserido no prprio leitor do texto.

CALCULAVOX

Para acessar o Calculavox basta teclar os comandos U e C;


Possibilita a execuo das quatro operaes matemticas bsicas, mais a raiz quadrada com a texla \ e porcentagem com a tecla %; + * adio multiplicao / Subtrair diviso

raiz quadrada

porcentagem

PPTVOX
O programa PPTVOX foi desenvolvido com objetivo de proporcionar apessoas com deficincia visual um grande conforto para gerar eexibir essas apresentaes. Em todo processo existe um bom "feedback"sonoro, e todos os controles so dirigidos para o teclado.

A elaborao das telas muito semelhante produo de uma pgina ("homepage") atravs do INTERVOX. Cria-se um arquivo como contedo (com extenso .ppx) no qual todos os detalhes da apresentao so includos, usando convenes muito rpidas e simples de aprender. Este arquivo ser depois exibido com o programa PPTVOX.

Acesso rede e a Internet


O primeiro passo clicar na letra R ( acesso a rede) em seguida pressionar a tecla H ( acesso a home pages) e finalizando pressione a tecla T ( trazer a pgina da web.
O segundo passo envolve a digitao do endereo da web. Exp: www.google.com.br

Aps o acesso a rede ter concludo, o programa far a leitura do texto da pgina da web e tambm o usurio poder acionar links de sua preferncia.

Acesso Internet e ao E-mail

O correio eletrnico, assim como, o acesso as pginas da web devem ser feitas pressionando a tecla R logo em seguida a tecla C e depois a tecla E ou utilizar as setas para ter acesso ao menu. Neste momento ser pedido para digitar o endereo eletrnico

Internet - PAPOVOX

Acessa-se o Papovox pela janela principal do Dosvox, selecionando a letra R, no menu principal, que corresponde ao item R-acesso rede de internet, fazendo uso das setas verticais. Um programa de rede aberto, com novos itens, quando deve-se selecionar a letra P, de bate-papo sonoro pela internet.
Conexo direta este campo permite que a conexo do usurio seja ativada automaticamente, sempre que o Papovox for acionado, bastando para isso que seja preenchido com as palavras sim ou no, de acordo com a opo desejada. - Registro no servidor este campo permite o registro do usurio no servidor de nomes, bastando para isso ser preenchido com as palavras sim ou no, de acordo com a opo desejada.

JOGOS
Os jogos tem neste contexto uma importncia fundamental, trata-se principalmente do aprimoramento das habilidades no processo de aprendizagem.

JOGOS
Os jogos tem neste contexto uma importncia fundamental, trata-se principalmente do aprimoramento das habilidades no processo de aprendizagem. F Jogo da Forca M Jogo da Memorizao de Letras I Jogo de Mistura de Sons; J Jogavox E - Jogos Educativos R - Jogos de RPG; P - Passatempos D - Desafios; O - Orculos;

ATALHOS Os atalhos do teclado tornam o desempenho mais rpido e para o deficiente visual um instrumento essencial no acesso aos programas; Os mais conhecidos so os seguintes:
1. WIN = abre o menu iniciar. Use as setas para navegar nas opes e d um enter para abrir um item; 2. WIN + D Mostra a rea de trabalho; 3. WIN + M Minimiza tudo; 4. SHIFT + WIN + M 5. WIN + R Executar Desminimiza tudo

6. WIN + E

Abre o Windows Explorer

7. Win + PAUSE BREAK Propriedades do Sistema;

8. CONTROL + EZC Abre o Menu Iniciar;


9. CTRL + ALT + DEL Permite fechar programas travados. 10. CTRL + SHIFT + ESC Gerenciador de tarefas 11. ALT + LETRA SUBLINHADA DE MENUS OU BOTES Acessa o Menu. Digite Enter para confirmar ou a barra de espaos para marcar ou desmarcar.

Referncias Bibliogrficas
1. BORGES, Jos Antnio dos Santos; Alfabetizao de crianas cegas com ajuda do computador. Disponvel em http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/textos.htm Acessado em 09/04/2010 2. BORGES, Jos Antnio dos Santos; Impactos das tecnologias de informao sobre os deficientes visuais. Revista Nova Escola, 2006 3. FREIRE , Paulo; Pedagogia da Autonomia, Saberes necessrios prtica educativa. 9ed, So Paulo, Paz e Terra 1998 4. SEESP/MEC; Saberes e Prticas da Incluso - Deficincia Visual - Educao Infantil. Braslia, 2004 5. SOUZA, Joana Belarmino; As Novas Tecnologias e a Desbrailizao: Mito ou Realidade? - II Seminrio Nacional de Bibliotecas Braille - Joo Pessoa - 2001 tambm disponvel em http://intervox.nce.ufrj.br/~joana/textos/tecni08.html OLIVEIRA, Heitor B.L. Introduo ao conceito de funo para deficientes Visuais com o auxlio do Computador. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro Mestrado em Matemtica.

Espero que tenha sido proveitoso para vocs....

Das könnte Ihnen auch gefallen