Sie sind auf Seite 1von 36

PLATO E O MUNDO DAS IDIAS

Plato de Atenas (427-347 a.C.)

Os males no cessaro para os homens antes que a raa dos puros e autnticos filsofos chegue

ao poder.
UM POUCO DE HISTRIA

CRONOLOGIA
NASCIMENTO DE PLATO

MORTE DE
SCRATES

FUNDAO DA ACADEMIA

A REPBLICA

427a.C.

399a.C.

387a.C.

372a.C.

Nasceu no incio da guerra do Peloponeso; Filho de famlia aristocrtica; Presenciou o governo dos Trinta Tiranos e a Instaurao da democracia; Viveu 80 anos.

Principal mestre de Plato;


Plato conviveu 20 anos com Scrates;

Scrates era exemplo de moralidade; Escreveu 25 dilogos, entre eles A Condenado morte Repblica. pela democracia ateniense.

Plato culpa a Ocorre em democracia pela 422a.C. (governo morte de Scrates; dos Trinta Tiranos); Resiste a misturarse poltica; 10 Livros (cap.)

Plato foi discpulo de Scrates, a quem considerava o mais sbio e o mais justo dos homens. Depois da morte de seu mestre, empreendeu inmeras viagens, num perodo em que ampliou seus horizontes culturais e amadureceu suas reflexes. Por volta de 387 a.C. fundou sua prpria escola filosfica em Atenas, a Academia,nos jardins construdos por seu amigo Academus. A maior parte do pensamento platnico nos foi transmitida por intermdio da fala de Scrates, nos dilogos socrticos, escritos por ele mesmo.

Os dilogos
Em sua maioria, as obras de Plato tem o formato de dilogos, e so tradicionalmente divididas em dilogos: iniciais, mdios e tardios. Nos inicias temos Scrates como foco central e tratam das idias principais do mestre querido de Plato. Porm todas as idias nestes dilogos esto muito mais na reflexo do que na tentativa de representar algo mais prtico.

Os dilogos
Nos dilogos mdios, Plato trata de dar forma e prtica aos conceitos muitas vezes discutidos teoricamente por Scrates e seus seguidores. J nos dilogos tardios, considerado o mais brilhante e ao mesmo tempo os mais complexos, Plato desmonta uma srie de conceitos anteriores a sua filosofia, dos filsofos que o antecederam.

A Academia de Plato durou 800 anos, at quando os romanos a consideraram uma ameaa ao Cristianismo.

Idias chaves de Plato.

TEORIA DAS IDIAS


Um dos aspectos mais importantes da filosofia de Plato sua teoria das idias, com a qual procura explicar como se desenvolve o conhecimento humano. Segundo ele, o processo de conhecimento se desenvolve por meio da passagem progressiva do mundo das sombras e aparncias para o mundo das idias e essncias.

A primeira etapa desse processo denominada pelas impresses ou sensaes advindas dos sentidos. Essas impresses sensveis so responsveis pela opinio que temos da realidade. A opinio representa o saber que se adquire sem uma busca metdica.

O conhecimento, entretanto, para ser autntico, deve ultrapassar a esfera da opinio, e penetrar na esfera racional da sabedoria, o mundo das idias. Para atingir esse mundo, o homem no pode ter apenas amor s opinies (filodoxia); precisa possuir um amor ao saber (filosofia)

Assim, chegamos concluso de que a opinio se forma do mundo apresentado pelos sentidos, enquanto o conhecimento de um mundo eterno; a opinio, por exemplo, trata de coisas belas determinadas; o conhecimento ocupa-se da beleza em si. Russel, Bertrand

Em resumo, para Plato a realidade se dividia em duas partes. A primeira parte o mundo dos sentidos, do qual no podemos ter seno um conhecimento aproximado ou imperfeito, j que para tanto fazemos uso de nossos cinco (aproximados e imperfeitos) sentidos. Neste mundo dos sentidos, tudo "flui" e, consequentemente, nada perene. Nada no mundo dos sentidos; nele, as coisas simplesmente surgem e desaparecem. A outra parte o mundo das idias, do qual podemos chegar a ter um conhecimento seguro, se para tanto fizermos uso de nossa razo. Este mundo das idias no pode, portanto, ser conhecido atravs dos sentidos.

Exemplo: todos os professores de uma universidade podem se enfileirar diante de uma s classe de alunos. O que vero os alunos? Um professor alto, magro e mais velho, outro mais baixo, mais gordo e mais novo, uma professora mais bela, uma mais velha e mais sria, outro professor to novo que parece um aluno, etc.. Ora, todos eles tm algo em comum: so professores. Porm, se os observarmos individualmente, no so iguais, e se os escutarmos, veremos que nem mesmo do aula da mesma forma. Mas algo permanece: so professores. Muito bem, essa observao das diferenas fsicas, didticas, etc., dos professores, pode nos levar at mesmo a acreditar que muitos deles no sejam sequer professores, mas sim um av, um pai, um aluno, um mdico, etc.. Porm so professores. A idia de professor, dessa forma, est sendo atrapalhada por nossos sentidos, que observam essas caractersticas individuais e turvam a idia primeira, primordial, a Idia de professor.

Para Plato, essa idia de professor mora no Mundo das Idias e as observaes, no Mundo dos Sentidos. Essa idia de professor a verdade, o real puro, cristalino e ideal, atrapalhada por nossos sentidos, que observam as particularidades, turvando a viso clara que nosso esprito poderia ter das Idias

Vamos tentar mais uma vez......


A Teoria das idias de Plato fundamentada na hiptese de que o homem viveu em um mundo espiritual e est como de castigo aqui na terra, assim o corpo apenas uma priso do esprito. Como somos espritos prisioneiros de um corpo o ato de pensar e conhecer reflexo daquilo que j conhecemos, ou seja, herana do mundo espiritual. Eu no conheo um objeto porque o identifico como tal devido a ensinamentos de meus pais e da sociedade, mas o conheo pois relembro da imagem que est gravado em minha idia. Assim pode-se resumir sua Teoria da seguinte forma: "Segundo Plato, o conhecimento humano integral fica nitidamente dividido em dois graus: o conhecimento sensvel, particular, mutvel e relativo, e o conhecimento intelectual, universal, imutvel, absoluto, que ilumina o primeiro conhecimento, mas que dele no se pode derivar

A diferena essencial entre o conhecimento sensvel, a opinio verdadeira e o conhecimento intelectual, racional em geral, est nisto: o conhecimento sensvel, embora verdadeiro, no sabe que o , donde pode passar indiferentemente o conhecimento diverso, cair no erro sem o saber; ao passo que o segundo, alm de ser um conhecimento verdadeiro, sabe que o , no podendo de modo algum ser substitudo por um conhecimento diverso, errneo. Poder-se-ia tambm dizer que o primeiro sabe que as coisas esto assim, sem saber porque o esto, ao passo que o segundo sabe que as coisas devem estar necessariamente assim como esto, precisamente porque cincia, isto , conhecimento das coisas pelas causas."

Outro exemplo: O que faz com que determinada rvore seja ela mesma desde o estgio de semente at morrer, e o que faz com que ela seja to rvore quanto outra de outra espcie, com caractersticas to diferentes? H aqui uma mudana, tanto da rvore em relao a si mesma (com o passar do tempo ela cresce) quanto da rvore em relao a outra. Para Herclito, a rvore est sempre mudando e nunca a mesma, e para Parmnides, ela nunca muda, sempre a mesma e uma iluso sua mudana.

Plato resolve esse problema com sua Teoria das Idias: O que h de permanente em um objeto a Idia, mais precisamente, a participao desse objeto na sua Idia correspondente. E a mudana ocorre porque esse objeto no uma Idia, mas uma incompleta representao da Idia desse objeto. No exemplo da rvore, o que faz com que ela seja ela mesma e seja uma rvore (e no outra coisa), a despeito de sua diferena daquilo que era quando mais jovem e de outras rvores de outras espcies (e mesmo das rvores da mesma espcie) sua participao na Idia de rvore; e sua mudana deve-se ao fato de ser uma plida representao da Idia de rvore

Mas como. possvel ter idias de vidas passadas? Plato supe que o puro esprito j teria contemplado o Mundo das Idias, mas tudo se esquece quando a alma se degrada ao se tornar prisioneira do corpo, que considerado o seu tmulo [conceito descrito na Alegoria dos Cavalos Alados]. Assim sendo os sentidos possuem a funo de, no Mundo das Sombras, despertar na alma as lembranas adormecidas. Em resumo: conhecer de modo verdadeiro, em Plato, lembrar o que j se sabe, pois a idia em si j est na mente humana

Por isso Plato dividiu a realidade em dois reinos, o mundo fsico do vir- a-ser e o mundo do ser , constitudo por idias eternas e perfeitas. IMORTALIDADE DA ALMA Para Plato, todo conhecimento recordao, ento quando estamos em uma prova de Matemtica e temos xito nela, ou por exemplo, estamos em uma aula de geometria e conseguimos exatamente compreender o que o professor expe durante a aula, estamos na verdade exercitando nossa recordao, lembrando de algo que j sabamos, mas que havia sido esquecido quando entramos nesse tabernculo de ossos e msculos que o nosso corpo. Portanto Plato defende a idia de que a alma existe antes do nascimento e abre a possibilidade da discusso de que ela continue a existir depois da morte.

A UTOPIA DE PLATO
Em sua obra a Repblica, Plato tentou delinear uma sociedade Ideal. Plato rejeitava a democracia ateniense como sistema de governo, alegando que o povo no est qualificado para governar. Os que tendem a ascender ao topo em uma democracia, no so

aqueles que gostaramos de ver no poder. Seu modelo um estado um estado em que o conflito interno foi abolido e cada cidado cumpre o seu papel. Isto significa que institui r um regime rigoroso de treinamento e seleo para produzir um grupo de elite de governantes sbios e incorruptveis. A estes Plato chamouos de filsofos , porque estes sbios seriam amantes genunos do conhecimento. conhecendo a essncia do bem, poderiam governar efetivamente em nome do bem do estado com um todo.

Repblica de Plato

A REPBLICA

Reflexo dialogada; Discute a justia; Prope o conceito de Estado Ideal; Apresenta uma proposta de Reforma Educacional

CONCEITO DE ESTADO IDEAL Plato procura a justia no Estado e no nos indivduos; O objetivo do governante governar, zelar pelo bem comum; Cada um tem uma funo na qual tem aptido esta definida pelo governante; Educao a base do carter dos indivduos; O Estado Ideal no precisa de muitas leis; Possui quatro grandes virtudes: sabedoria, coragem, temperana e justia; Objetivo: o Estado perfeito e sem discrdia.

GOVERNOS
TIPOS DE GOVERNOS

PERFEITO

IMPERFEITOS

ARISTOCRTICO

TIMOCRTICO

OLIGRQUICO

DEMOCRTICO

TIRNICO

DEFINICES DOS PODERES


ARISTOCRTICO: O Estado Governado pelos Melhores. Para Plato os mais preparados e qualificados para governarem.

TIMOCRTICO: Auxiliares dos chefes chegam ao poder. A sabedoria e a razo do lugar honra e ambio. O homem timocrtico valoriza o exerccio fsico, a caa, a coragem, a ambio e os feitos militares.

OLIGRQUICO:
O Estado que supervaloriza a riqueza e o poder dos ricos. O homem oligrquico provm do homem timocrtico. Impera o sistema de opresso do pobre pelo rico.

DEMOCRTICO
Os pobres revoltados eliminam seus opressores e vigoram direitos iguais para todos os cidados. Surge a democracia. Nela cada um livre para pensar a agir e para participar da vida pblica. Ningum obrigado a possuir o requisito da educao para participar na poltica. Aparentemente verstil, segue sem ordem ou orientao.

TIRNICO
Degenerao da democracia. O lder popular que faz tudo o que o povo deseja, posteriormente passa a fazer somente o que ele prprio quer.

HOMEM TIRNiCO
Nasce do homem democrtico; Numa sociedade tirnica, todos so escravos; O tirano escravo de si mesmo; O tirano um ser atormentado, descontrolado, apaixonado. Fatos que o tornam infeliz; Depende do poder bestial.

TIRANOS

CONCLUSES
...basta observarmos na histria as formas de totalitarismo, a Inquisio, o nazismo,o fascismo ou personalidades como Nero, Napoleo, Hitler, para percebermos que a descrio platnica do tirano, homem destitudo de racionalidade e portador de desequilbrio mental, continua atual. Talvez Plato faa uma caricatura do homem tirnico, mas no se pode negar sua contribuio psicologia do tirano e das massas que o sustentam.

PRXIMA AULA
A FILOSOFIA DE ARISTTELES

Das könnte Ihnen auch gefallen