Sie sind auf Seite 1von 10

Aula sobre Popper -- PEC III

Prof. Emmanoel 23.03.2012

Pontos importantes de Karl Popper (1902-1994)

Tem pontos em comum com os filsofos da cincia da viso adquirida ou viso recebida (ou seja, os positivistas e empiristas lgicos). P. ex., aceita o mtodo N-D como algoritmo capaz de gerar conhecimento srio e rigoroso (ou seja, geral e universal). Aceita a importncia dos experimentos cientficos. Aceita que a cincia progride com o tempo. No estuda como fatores psicolgicos, sociolgicos ou histricos influem na formulao das teorias. Ou seja, ele tambm separa o contexto da descoberta do contexto da justificao das teorias.

Pontos importantes de Karl Popper (1902-1994)

Contudo, os experimentos para Popper no nos ajudam a verificar que uma teoria verdadeira (ou tem certa probabilidade de ser verdadeira). Os experimentos tm a finalidade de demarcar o que cincia do que no . Isto diferente dos positivistas lgicos, que queriam delimitavam a cincia (sentenas sintticas e analticas) em oposio metafsica. Popper j aceita que inevitvel termos uma viso de mundo uma metafsica quando elaboramos teorias. Ou seja, nossa observao do mundo nunca neutra. Sempre temos algum problema especfico que queremos observar e resolver. No d pra separar teorias das observaes! P. ex., se eu pegar dois alunos diferentes e disser: Descrevam o que vocs observam poderemos ter respostas bem diferentes...

Pontos importantes de Karl Popper (1902-1994)

Para Popper, devemos fazer teorias agressivas, ousadas, que possam ser falsificadas (e no verificadas, como com os positivistas lgicos). a possibilidade de ser falsificada que nos garante a cientificidade da teoria e isto ocorre porque temos uma assimetria lgica entre verificao e falsificao. Em outras palavras, Popper observa que h uma lgica da refutao (uma vez falsificada, aquela teoria est errada com 100% de certeza), mas no h lgica da verificao (uma vez verificada, no d pra dizer que a teoria est 100% correta).

Pontos importantes de Karl Popper (1902-1994)


Da a grande bronca de Popper com teorias como as de Freud e Marx. Freud, com conceitos como sublimao e represso, poderia explicar qualquer evento emprico com referncia a mecanismos inconscientes operando nos indivduos. Marx, com o conceito de alienao, poderia, em princpio, explicar quaisquer fenmenos sociais como as poucas revoltas de trabalhadores na segunda metade do sculo XX. Ou seja, autores vinculados a Freud e Marx usam de estratagemas de imunizao hipteses ad hoc que impedem suas teorias de serem falsificadas! Ou seja, esses autores impedem suas teorias de enfrentarem testes empricos concretos e virarem conhecimento srio e rigoroso, na viso de Popper.

Dicas de Popper para aqueles que buscam conhecimento srio e rigoroso:

1. No existem fontes ltimas do conhecimento (nem pelos sentidos, nem pela razo): elas levam ao fundamentalismo e autoritarismo. 2. A pergunta que devemos fazer em cincia : nossa afirmativa concorda ou no com os fatos observados? 3. Todos os argumentos que podemos usar so relevantes. 4. A fonte mais importante para aumentar nosso conhecimento a tradio. 5. Mas isto no significa que devamos ser tradicionalistas devemos dar a cara a tapa, testar e criticar o mais duramente possvel as teorias.

Dicas de Popper para aqueles que buscam conhecimento srio e rigoroso:

6. O conhecimento parte, ento, do conhecimento que o precedeu. 7. As epistemologias pessimista e otimista so errneas, pois podem levar ao dogmatismo. 8. Nem a observao emprica nem a razo so rbitros finais: eles so teis para que examinemos hipteses de trabalho e tentemos refut-las. 9. A preciso da linguagem to boa quanto o problema que temos mo pra resolver claro, o significado das palavras muda com o tempo, mas a linguagem puramente convencional. 10. Toda soluo de um problema acaba levando a novos problemas.

Dicas de Popper para aqueles que buscam conhecimento srio e rigoroso:


E duas observaes finais: No se estabelece a verdade por decreto: ela est acima da autoridade humana. Justificamos nosso conhecimento por sua capacidade de resistir s crticas mais duras, no porque seguimos esta ou aquela teoria racionalmente elaborada. Uma boa teoria nunca 100% verdadeira: ela verossimilhante. Ou seja, ela pode ter um bom grau de corroborao emprica, mas nada impede que ela seja falsificada no prximo teste!

Exerccio de prova:

QUESTO 3: (3pontos)____________ Um professor popperiano resolveu testar a hiptese de que aulas de reviso aumentariam a mdia das notas da sua turma em 1 ponto. Depois de testar sua hiptese aplicando uma prova, o professor descobriu que a mdia da turma no havia subido como ele esperava. Esta falsificao condio suficiente para o professor abandonar sua hiptese? Explique, sem esquecer de definir e introduzir a tese de Duhem-Quine na sua resposta.

Resposta:

A falsificao da hiptese no condio suficiente. A razo para a insuficincia que ns nunca testamos apenas uma hiptese isoladamente, mas um conjunto de hiptese mais condies iniciais (esta a tese de DuhemQuine). (ver Blaug, p. 55-6). Deste modo, o professor popperiano deveria ter especificado quais eram as condies iniciais que estava testando junto com sua hiptese. Essas condies iniciais tambm deveriam ser testveis (Popper no aceita o uso de hipteses ad hoc), para que sua hiptese pudesse resistir experimentao e ser corroborada com mais testes empricos. (ver Popper tambm).

Das könnte Ihnen auch gefallen