Sie sind auf Seite 1von 118

LEITURA E PRODUO DE TEXTOS

Talita Eliodoro

ler e interpretar textos;


analisar e criticar informaes extrair concluses por induo e/ou deduo estabelecer relaes, comparaes e contrastes em diferentes situaes; detectar contradies; fazer escolhas valorativas, avaliando conseqncias; questionar a realidade; argumentar coerentemente; propor aes de interveno; propor solues para situaes-problema; elaborar perspectivas integradoras; elaborar snteses; administrar conflitos.

Os discursos so produzidos de acordo com as diferentes esferas de atividade do homem. Os gneros discursivos so, portanto, diferentes formas de uso da linguagem conforme as esferas de atividade em que o falante-escritor est engajado.

O discurso deve ser compreendido como algo que ultrapassa o nvel puramente gramatical. - interlocutores; - situao em que o discurso produzido; -conhecimento extra lingustico; - conhecimento das finalidades da troca verbal;

Como a polcia e a Justia do Par encarceraram uma menina de 15 anos numa cela com trinta homens.

Presa, estuprada e torturada

Ele sabia que o dinheiro da campanha de 2002 era sujeira. Duda Mendona, publicitrio responsvel pela campanha do PT em 2002.
S quem cego que duvida de que o presidente tenha sido conivente com a situao. Resposta de FHC jornalista sobre o esquema de corrupo do governo. No est sendo s o PT que est sofrendo... A decepo grande para ns... Aloisio Mercadante, dirigente do PT, em entrevista jornalista da Folha.

O Brasil tem assistido a um debate que coloca, frente a frente, como polos opostos, o desenvolvimento econmico e a conservao ambiental. Algumas iniciativas merecem consideraes, porque podem agravar ou desencadear problemas ambientais de diferentes ordens de grandeza.

Entre essas iniciativas e suas consequncias, INCORRETO afirmar que


A) a construo de obras previstas pelo PAC (Programa de Acelerao do Crescimento) tem levado reduo dos prazos necessrios aos estudos de impacto ambiental, o que pode interferir na sustentabilidade do projeto. B) a construo de grandes centrais hidreltricas nas bacias do Sudeste e do Sul gera mais impactos ambientais do que nos grandes rios da Amaznia, nos quais o volume de gua, o relevo e a baixa densidade demogrfica reduzem os custos da obra e o passivo ambiental.

C) a explorao do petrleo encontrado na plataforma submarina pelo Brasil ter, ao lado dos impactos positivos na economia e na poltica, consequncias ambientais negativas, se persistir o modelo atual de consumo de combustveis fsseis.

D) a preocupao mais voltada para a floresta e os povos amaznicos coloca em alerta os ambientalistas, ao deixar em segundo plano as ameaas aos demais biomas.
E) os incentivos ao consumo, sobretudo aquele relacionado ao mercado automobilstico, para que o Brasil pudesse se livrar com mais rapidez da crise econmica, agravaro a poluio do ar e o intenso fluxo de veculos nas grandes cidades.

Est em discusso, na sociedade brasileira, a possibilidade de uma reforma poltica e eleitoral. Fala-se, entre outras propostas, em financiamento pblico de campanhas, fidelidade partidria, lista eleitoral fechada e voto distrital. Os dispositivos ligados obrigatoriedade de os candidatos fazerem declarao pblica de bens e prestarem contas dos gastos devem ser aperfeioados, os rgos pblicos de fiscalizao e controle podem ser equipados e reforados.
Com base no exposto, mudanas na legislao eleitoral podero representar, como principal aspecto, um reforo da (A) poltica, porque garantiro a seleo de polticos experientes e idneos. (B) economia, porque incentivaro gastos das empresas pblicas e privadas. (C) moralidade, porque inviabilizaro candidaturas despreparadas intelectualmente. (D) tica, porque facilitaro o combate corrupo e o estmulo transparncia. (E) cidadania, porque permitiro a ampliao do nmero de cidados com direito ao voto.

TEXTO I

O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial est concentrada num objeto e no no ser humano. A tecnologia e a prpria cincia no respeitaram os valores ticos e, por isso, no tiveram respeito algum para o humanismo. Para a convivncia. Para o sentido mesmo da existncia. Na prpria poltica, o que contou no ps-guerra foi o xito econmico e, muito pouco, a justia social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vtimas da ganncia e da mquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autntico da confiana, da f, do amor. As mquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperana. E foi o caos.
ARNS, Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, s/d. p.10.

Questo 1

De acordo com o texto, pode-se afirmar que (A) a industrializao, embora respeite os valores ticos, no visa ao homem. (B) a confiana, a f, a ganncia e o amor se impem para uma convivncia possvel. (C) a poltica do ps-guerra eliminou totalmente a esperana entre os homens. (D) o sentido da existncia encontra-se instalado no xito econmico e no conforto. (E) o desenvolvimento tecnolgico e cientfico no respeitou o humanismo.

Questo 2 A charge de Millr aponta para (A) a fragilidade dos princpios morais. (B) a defesa das convices polticas. (C) a persuaso como estratgia de convencimento. (D) o predomnio do econmico sobre o tico. (E) o desrespeito s relaes profissionais.

Questo 3

A charge de Millr e o texto de Dom Paulo Evaristo Arns tratam, em comum, (A) do total desrespeito s tradies religiosas e ticas. (B) da defesa das convices morais diante da corrupo. (C) da nfase no xito econmico acima de qualquer coisa. (D) da perda dos valores ticos nos tempos modernos. (E) da perda da f e da esperana num mundo globalizado.

1-Legibilidade;
2-Atendimento ao comando; 3-topicalizar a questo central para no correr risco de fugir proposta;

Questo 1

Leia o e-mail de Elisa enviado para sua prima que mora na Itlia e observe o grfico. Vivi durante anos alimentando os sonhos sobre o que faria aps minha aposentadoria que deveria acontecer ainda este ano. Um deles era aceitar o convite de passar uns meses a com vocs, visto que os custos da viagem ficariam amenizados com a hospedagem oferecida e poderamos aproveitar para conviver por um perodo mais longo. Carla, imagine que completei os trinta anos de trabalho e no posso me aposentar porque no tenho a idade mnima para a aposentadoria. Desta forma, teremos, infelizmente, que adiar a idia de nos encontrar no prximo ano. Um grande abrao, Elisa.

Ainda que mudanas na dinmica demogrfica no expliquem todos os problemas dos sistemas de previdncia social, apresente:
a) uma explicao sobre a relao existente entre o envelhecimento populacional de um pas e a questo da previdncia social; b) uma situao, alm da elevao da expectativa de vida, que possivelmente contribuiu para as mudanas nas regras de aposentadoria do Brasil nos ltimos anos.

O envelhecimento da populao, resultado de um processo de aumento da participao dos idosos no conjunto total da populao, se, por um lado, um dado positivo porque expressa o aumento da expectativa de vida das pessoas, por outro, implica um nus maior para os sistemas previdencirios e de sade, pois os governos tm que pagar por mais tempo os benefcios/direitos de aposentadoria e arcar com assistncia mdica e hospitalar de um nmero maior de idosos (a elevao da expectativa de vida do brasileiro prolonga o tempo de recebimento dos benefcios da aposentadoria). Isso implica a necessidade de medidas eficazes por parte da previdncia social que possam garantir aposentadoria e assistncia mdica satisfatria.

O envelhecimento hoje em dia no conta muito com a previdncia social, pois as leis mudaram hoje para aposentar alm de o tempo de servio preciso ter a idade mnima para aposentar antes o trabalhador completava o tempo de servio e aposentava.

medida em que a expectativa de vida de dada populao aumenta, h uma expressiva acentuao do nmero de beneficirios, em contraposio, h uma reduo de contribuintes da Previdncia Social, o que onera os cofres pblicos, ocasionando, dentre outras consequncias, no aumento da idade mnima necessria para aposentadoria, independentemente do perodo de contribuio, ...

Previdncia social, apesar das mazelas as vezes ocorridas, uma grande conquista e com o aumento da perspectiva de vida dos brasileiros, tornou-se uma preocupao, pois haver o inchao para os cofres pblicos. Trabalham assim com estratgias, como o aumento da idade para aposentar, pois sabese que com o trabalho dos jovens que se retira estes recursos.

B- uma situao, alm da elevao da expectativa de vida, que possivelmente contribuiu para as mudanas nas regras de aposentadoria do Brasil nos ltimos anos.

Pode ser apresentada uma das seguintes situaes: a reduo das taxas de fecundidade dever provocar, a mdio e longo prazos, a diminuio de contribuintes ao sistema previdencirio; ao contrrio dos pases desenvolvidos que primeiro acumularam riquezas e depois envelheceram, o Brasil entra num processo de envelhecimento da populao com questes econmicas e sociais no resolvidas; grande parcela de trabalhadores no Brasil no contribuinte do sistema previdencirio; o sistema previdencirio, ao longo do tempo, permitiu a coexistncia de milhares de aposentadorias extremamente elevadas ao lado de milhes de aposentadorias miserveis; fraudes no sistema previdencirio, inclusive com formao de quadrilhas; o alargamento de benefcios a outras camadas da populao que no pagaram a previdncia pelo tempo regular.

O crescimento scio-econmico do pas, com maior investimento social e maior renda per capta salarial. Com a expectativa de vida, fez com que aumentasse o tempo de trabalho das pessoas, sem direito a uma aposentadoria mais rpida. O aumento considervel, nos ltimos anos, de trabalhadores que ocupam o mercado informal,ou seja, que no so segurados pela previdncia social, provocou a reduo significativa de contribuintes, onerando o Estado e deixando a classe trabalhadora margem dos direitos sociais.

2-Sobre o papel desempenhado pela mdia nas sociedades de regime democrtico, h vrias tendncias de avaliao com posies distintas. Vejamos duas delas: Posio I - A mdia encarada como um mecanismo em que grupos ou classes dominantes so capazes de difundir idias que promovem seus prprios interesses e que servem, assim, para manter o status quo. Desta forma, os contornos ideolgicos da ordem hegemnica so fixados, e se reduzem os espaos de circulao de idias alternativas e contestadoras. Posio II A mdia vem cumprindo seu papel de guardi da tica, protetora do decoro e do Estado de Direito. Assim, os rgos miditicos vm prestando um grande servio s sociedades, com neutralidade ideolgica, com fidelidade verdade factual, com esprito crtico e com fiscalizao do poder onde quer que ele se manifeste.

O estudante dever, no seu texto, elaborar uma explicao envolvendo, do ponto de vista do contedo, a relao entre os elementos da posio I com os elementos do texto(Chomsk). Difundir idias de grupos e classes dominantes; -Difundir seus prprios interesses; -Manter o status quo; -Fixar os contornos ideolgicos de ordem hegemnica; - reduzir os espaos de circulao de idias alternativas e contestadoras.

Mdia atuando como um mecanismo para:


O autor considera que, nas sociedades formalmente democrticas, a mdia, a partir do exemplo do jornalismo, atua: - obedecendo a uma linha de pensamento e posicionamento subliminarmente estabelecida; -produzindo debates que se situam na esfera de parmetros implicitamente consentidos.

A mdia vem cada vez mais influenciar a vida das pessoas, levando-as a terem um olhar quanto questo de se espelharem nesta mdia. Percebemos um egosmo por parte de pases que pensam que o mundo gira em torno de si. A mdia s transmite o que de seu interesse fazendo todos se conformar com a realidade, ficando imposto como certo, tudo o que se tem de errado. E assim seguem as pessoas obrigadas a acreditar nisso ou naquilo, a conscincia acaba sendo formada de acordo com o que estipulado pela mdia.

A posio I apresenta o posicionamento mais prximo ao texto de Chomsky. Isso porque se pode perceber que em ambos, a atuao da mdia atende s ideias de grupos e classes dominantes, assim, ainda que haja espao para debates, este obedecem parmetros implicitamente consentidos.

Posicionamento do aluno quanto ao fato da mdia ser ou no ser livre e que apresente argumentos para caracterizar a dependncia ou independncia da produo miditica.

ANLISE DO COMANDO: TEMA: Em defesa do meio ambiente Redigir uma proposta, fundamentada em dois argumentos. Considerao ao contedo informativo dos textos: Desmatamento cai e tem baixa recorde. A anlise das imagens comprova a reduo do desmatamento no Brasil. Com isso, o pas protege a sua biodiversidade, adequando-se s metas do Protocolo de Kyoto. Soja ameaa a tendncia de queda. A confirmao da tendncia de queda no desmatamento depende dos dados referentes a 2008. A elevao do preo da soja no mercado internacional pode comprometer a consolidao da queda do desmatamento. Os produtores de soja compreendem que a reduo do desmatamento pode levar valorizao do produto.

Possibilidades do encaminhamento do tema: Medidas governamentais para a reduo do desmatamento; Contribuio do Brasil em defesa da biodiversidade; Cumprimento das metas do Protocolo de Kyoto; Tomada de conscincia da necessidade de preservao do meio ambiente; Implementao de aes individuais e coletivas, visando produo agrcola com sustentabilidade; Participao da sociedade em movimentos ecolgicos; Estmulo Educao ambiental promovida pela sociedade civil e pelos governos; Elaborao de programas em defesa do meio ambiente veiculados pela mdia; Preservao do meio ambiente compatvel com o progresso econmico e social; Necessidade de conscientizao dos grande produtores rurais de que a preservao do meio ambiente favorece o agronegcio.

O momento no permite pensarmos em combater o desmatamento s no Brasil, e sim no mundo inteiro. Portanto temos que incluir em todo currculo escolar, aulas educativas em defesa do meio ambiente. Nota-se que tudo que sabemos e aprendemos, tivemos professores e pais para nos ensinar. Por que no comear uma educao ambiental pelas escolas? Sabe-se que retiramos da natureza tudo o que precisamos sem a necessidade de agredi-la, mas para isso temos que aprendermos os caminhos e meios para atender nossas necessidades.

TEXTO 2: No Brasil como em vrios pases do mundo quando se v falar em defender o meio ambiente logo vem a cabea diminuir as queimadas ou os acidentes naturais, mais e como possvel resolver essa questo e desenvolver alternativas que possam incentivar a nossa populao desde fumar um simples cigarro e no jogar uma guimba prximo a ??? verdes. Antes de tudo necessrio que a populao tome conscincia da importncia de se preservar o ambiente onde viu(???) realizando aes desde a suas casas at outros locais. Para isso necessrio que nossas autoridades incentivem para essa conscientizao como atividades educativas como palestras, passeatas e ????

TEXTO 3: Na contemporaneidade, devemos cuidar mais do meio ambiente. Para evitar estragos aos nossos rios. Percebe-se que, com o desmatamento e queimadas as guas vo se diminuindo. Falta a educao cultural das pessoas para que no joguem lixos nas ruas, lotes e outros. Conscientiz-las de que os lixos devem ser jogados no lugar certo, sem que os mesmos venham entupir bueiros, alagar ruas, casas e causar prejuzos e at mortes, como me cidades grandes e zonas rurais.

TEXTO 4: Preocupado com os acontecimentos promovidos pelo aquecimento global no nosso planeta, v-se um necessidade de uma fiscalizao por parte das autoridade maior em defesa do meio ambiente. Hoje com toda a tecnologia avanada pode-se ter um controle melhor, uma fiscalizao rigorosa para diminuir o desmatamento. O problema que ao mesmo tempo que a tecnologia ajuda na fiscalizao, prejudica com mquinas sofisticadas fazendo com que milhares de Km de florestas dar-se espao para o agronegcio, fazendo com que os pases cresam com suas exportaes(Brasil), mas ao mesmo tempo sofre passo a passo com a destruio do nosso pas.

1.
2. 3. 4. 5. 6. 7.

Plano de texto: Identificao das ideias centrais dos textos motivadores; Ateno proposta; Determinao de objetivo; Construo de assertiva; Busca de argumentos; Concluso com proposta de interveno

A conciliao A esperada queda do desmatamento da Amaznia o fato mais esperado pela humanidade, entretanto at os tcnicos responsveis pela pesquisa ambiental da Amaznia alertam para a necessidade de esperar que ela se consolide.( POR QUE?) Adequar-se s metas do protocolo de Kyoto enobrece todo e qualquer brasileiro frente ao mundo, alm disso a preservao da biodiversidade constitui-se uma conquista imensurvel. Entretanto, h de se esperar para comemorar, uma vez que em pases capitalistas, o mercado dita as regras e o aumento dos produtos agropecurios no mercado internacional, bem como no nacional pode colocar em risco esse processo. Diante de tais impasses, deve-se buscar o equilbrio nas aes/intervenes do homem no meio ambiente, partindo do governo medidas que estimulem a produo sustentvel de modo a garantir a preservao do meio ambiente de forma compatvel com o desenvolvimento econmico e social.

a)

Poder ser apresentada uma das concluses:

O Brasil, que uma das naes mais populosas do mundo, tem um nmero absoluto de internautas alto, correspondendo a 22,3 milhes em 2004, o que coloca o pas na 10 posio no ranking mundial. Porm, isso representa uma pequena parcela da populao, pois, para cada 10 habitantes, em 2003, havia menos de 1 internauta.

Das könnte Ihnen auch gefallen