Sie sind auf Seite 1von 10

Estresse

Conceito
A palavra estresse que dizer presso, tenso, portanto estar estressado quer dizer estar sob presso, ou estar sob ao de estimulo insistente. Um outro conceito diz que "Estresse" vem do ingls "Stress" que significa esforo de adaptao do organismo para enfrentar situaes que considere ameaadoras a sua vida e a seu equilbrio interno.

Sinais e Sintomas
Os sinais e sintomas so desenvolvidos de diferentes maneiras em cada individuo variando a intensidade dos estressores. Geralmente os mais ocorridos so problemas de distrao, diminuio do rendimento, falha de memria, cansao, ganho ou perda de peso, dor de cabea, dores musculares; lceras, nuseas e vmitos; Irritabilidade; bruxismo; aumento da presso arterial; problemas do sono ; nervosismo, ira excessiva e no habitual, crise de angstia, medos excessivos (fobias), depresso, ansiedade; distrbios da menstruao, na mulher; aparecimento de caspa (sobretudo nos homens); queda de cabelos;

problemas de concentrao; Problemas na gravidez: no incio da gravidez o estresse aumenta o risco de aborto espontneo, j no fim da gravidez aumenta o ndice de prematuros. Problemas sexuais: distrbios erteis, perda de desejo (problema de libido) Problemas de pele:O estresse pode piorar a recuperao de leses na pele, alm de ser um desengatilhador de muitas doenas que afetam a pele, como psorase e dermatite seborrica.

Problemas de comportamento, como; arranhar a pele, puxar cabelos ou esfregar partes do corpo. As unhas podem apresentar sinais diferentes de estresse. Algumas pessoas mordem as unhas, outras esfregam os dedos sobre sua unha do polegar (o que pode criar um sulco em toda a unha) e outras apresentam unhas quebradias ou descascadas.

Situaes que geram estresse


Um modo de classificar os estressores entre externos e internos. Externos como por exemplo, mudana de chefia, mudanas polticas no pas, acidentes e qualquer outra situao que ocorra fora do corpo e da mente da pessoa. J os estressores internos so determinados completamente pelo prprio individuo. Eles se constituem do modo de ser da pessoa, se ela ansiosa, se ela tmida ou depressiva ou se tem distrbios psicolgicos. Como por exemplo falta de assertividade e dificuldade de expressar sentimentos.

Dependendo do que gera o stress ele adquire uma nomenclatura especifica: Stress ocupacional, Stress interpessoal, Stress infantil, Stress agudo, Stress ps traumtico, Stress crnico, Stress recorrente.

Tratamentos
A melhor conduta deve ser a mudana no estilo de vida, envolvendo pratica de exerccios fsicos, manter uma alimentao saudvel, manter sono regular. Pode ser indicado a pratica de yoga, acumputura, meditao, relaxamento, frias, acompanhamento com psiclogo ou psiquitrico o que ajudara a pessoa revelar certas situaes e trabalhar melhor tais ocorrncias.

O tratamento tambm poder ser medicamento com o uso de calmantes e tratamentos naturais base de plantas (por ex. a valeriana). Alem disso existem tratamentos especficos para doenas decorrentes de estresse.

Referncias Bibliogrficas
CABRAL, A. P. T. et al . O estresse e as doenas psicossomticas. Ver. De Psicofisiologia do Departamento de Fisiologia e Biofsica do Instituto de Cincias Biolgicas da UFMG. 1997. GUILHARDI, H. J; AGUIRRE N. C. Sobre o comportamento e cognio expondo a variabilidade. Vol.18. Santo Andr-SP. Editora Esetec,2006.

STRAUB, R. O., COSTA R. C., trad. Psicologia da sade. 6 ed. Porto Alegre. Editora Artmed, 2005.

Das könnte Ihnen auch gefallen