Sie sind auf Seite 1von 10

PROPAGAO DE PLANTAS

Multiplicao por sementes O uso de sementes o principal mtodo para propagao das plantas anuais e bienais. As sementes so colocadas em substrato prprio, enterradas em uma profundidade correspondente a duas vezes o seu tamanho e ento irrigadas utilizando jato leve atravs de crivo fino. A germinao ocorre melhor em temperaturas entre 20-24C.

Multiplicaes por estacas (estaquia)


A multiplicao por estacas aquela na qual se utiliza uma poro do ramo com uma ou mais folhas ou, diretamente, por meio de uma folha. Esse um dos sistemas de propagao mais utilizados, pois as plantas obtidas por esse mtodo so idnticas planta-me. Conforme a parte da planta utilizada, pode-se diferenciar as estacas em lenhosas, semi-lenhosas, foliares e herbceas.

Multiplicao por alporquia


Alporquia um processo de multiplicao de plantas que consiste em induzir um ramo a emitir razes, quando ainda ligado planta. Para isso, so feitos alporques, onde so colocados substratos acondicionados para induo de formao de razes nessa rea. No local da alporquia, deve ser retirada a casca, de maneira que fique um anel em torno do ramo. Para o enraizamento, usa-se o esfagno bem mido, que aplicado em torno do anel.

Multiplicao por mergulhia A mergulhia uma variao da alporquia. Encurva-se o ramo at o substrato onde dever enraizar.

Multiplicao por enxertia Trata-se de um mtodo de multiplicao que utiliza dois exemplares diferentes para formao da muda; o primeiro, que chama-se cavalo ou porta-enxerto, forma a parte radicular; o segundo, que cavaleiro ou enxerto propriamente dito, originar a parte area.

Diviso de touceiras A multiplicao pela diviso de touceiras feita fragmentando-se um nico indivduo para obter outros exemplares com as mesmas caractersticas, retirando-se as mudas.

Multiplicao por bulbos As plantas providas de bulbos multiplicam-se por meio desse material e de bulbilhos que so formados lateralmente ao bulbo-me. Esses bulbilhos so retirados e plantados novamente, transformando-se em bulbos normais, destinados ao plantio definitivo.

Multiplicao por rizomas Rizomas so caules subterrneos dotados de reservas, com ns, gemas e escamas. So mais ou menos cilndricos e crescem lateralmente formando touceira. As plantas rizomatosas podem ser perenes ou passar por um perodo de repouso. So multiplicadas arrancando-se a touceira e separando-a por partes. As de repouso so arrancadas e divididas nessa fase.

Multiplicao por esporos feita em espcies como samambaias, renda-portuguesa e avenca, que apresentam em seus fololos estruturas cor de ferrugem chamadas soros, os quais contm esporos. Em condies adequadas, essas estruturas germinam, permitindo a reproduo dessas plantas. Quando esto maduros , os esporos so liberados da folha e carregados pelo vento. Ao entrar em contato com o cho mido os esporos germinam dando origem a uma plantinha verde em formato de corao, o protalo, que originar uma nova planta. Um dos mtodos de obteno de mudas via esporos, destacarmos uma folha que percebemos estar frtil (possurem esporos marrons) e a agitarmos sobre uma bandeja de terra mida ou uma placa de xaxim. Deixamos esses recipientes em local sombreado e mido e aproximadamente um ms depois veremos surgir os primeiros protalos. Quando estes atingirem um tamanho considervel (aproximadamente 5 cm) j podem ser transferidos para o vaso definitivo. Outra forma retirando-se os fololos com esporos que devem ser embrulhados em papel de cor clara. Esperam-se uns dez dias quando ento cuidadosamente abre-se o papel e deposita-se o p marrom encontrado sobre uma terra fofa e mida.

Multiplicao por brotaes laterais (filhotes, rebentos) Certas espcies emitem brotaes laterais, o que permite propag-las apenas pela separao dessas brotaes. Exemplos de plantas multiplicadas por brotaes laterais:

Das könnte Ihnen auch gefallen