Sie sind auf Seite 1von 7

Aquecimento Global

Uma ameaa ao nosso planeta

Introduo
Todos os dias acompanhamos na televiso,nos jornais e revistas as catstrofe climticas e as mudanas que esto ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanas to rpidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos ltimos anos. A Europa tem sido castigada por ondas de calor de at 40 graus centgrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa Sul e Sudeste),o nmero de desertos aumenta a cada di, fortes furaces causam mortes e distribuio em vrias regies do planeta e as calotas polares esto derretendo( fator que pode ocasionar o avano sobre cidades litorneas). O que pode esta provocando tudo isso? Os cientistas so unnimes em afirmar que o aquecimento global esta relacionando a todos estes acontecimentos.

Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global est ocorrendo em funo do aumento da emisso de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustveis fsseis(gasolina, diesel, etc.), na atmosfera. Estes gases (oznio, dixido de carbono, metano, xido nitroso e monxido de carbono) formam uma camada de poluente, de difcil disperses, causando o famoso efeito estufa. Este fenmeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiao infra-vermelha emitida pela terra, dificultando a disperso do calor. O desmatamento e a queimada de florestas e matas tambm colabora para este processo. Os raios do sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a disperso do calor, o resultante o aumento da temperatura global. Embora este fenmeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, j verifica suas conseqncias em nvel global.

Conseqncias do aquecimento global


Aumento do nvel dos oceanos:com o aumento da temperatura no mundo,est em curso o derretimento das calotas polares.Ao aumento o nvel da gua dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submerso de muitas cidades litorneas; Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de vrias espcies animais e vegetais, desequilibrando vrios ecossistema. Somando ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em floresta de pases tropicais (Brasil,pases africanos), a tendncia aumentar cada vez mais as regies desrticas do planeta Terra; Aumento de furaces, tufes e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporao das guas dos oceanos de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No vero europeu, por exemplo, tem se verificando uma intensa onda de calor, provocando at mesmo mortes de idosos e crianas.

Protocolo de Kyoto
Este protocolo um acordo internacional que visa a reduo da emisso dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta.Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo que ocorra a diminuio da temperatura global nos prximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, pas que mais emita poluentes no mundo,no aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial dos pas.

Conferncia de Bali
Realizada entre os dias 3 e 14 de dezembro de 2007,na ilha de Bali(Indonsia),a conferncia da ONU sobre Mudanas Climtica terminou com um avano positivo.Aps 11 dias de debate e negociao.os Estados Unidos concordaram com a posio defendida pelos pases mais pobre.Foi estabelecido um cronograma de negociao a acordos para troca de informaes sobre as mudanas climticas, entre 190 pases participantes.As bases definidas substituiro o protocolo de Kyoto,que vence 2012.

Conferncia de Copenhague - Cop-15


A 15 conferncia da Naes Unidas sobre Mudanas do clima foi realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, na cidade de Copenhague(Dinamarca). A conferncia climtica reuniu os lderes de centenas de pases do mundo, com o objetivo de tornarem medidas para evitar as mudanas climticas e o aquecimento global.A conferncia terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas medidas prticas foram tomadas.Isto ocorreu, pois houve conflitos de interesse entre os pases ricos,principalmente Estados Unidos e Unio Europia, e os que esto em processo de desenvolvimento (principalmente Brasil, ndia, China e frica do Sul). De ltima hora, um documento,sem valor jurdico, foi elaborado visando reduo de gases do efeito estufa at 80% at o ano de 2050.Houve tambm a inteno de liberao de at 100 bilhes de dlares para serem investido em meio ambiente, at o ano de 2020.Os pases tambm devero fazer medies de gases do efeito estufa a cada dois ano,emitindo relatrios para a comunidade internacional.

Das könnte Ihnen auch gefallen