Sie sind auf Seite 1von 38

1. Deveres-poderes da Administrao 2. Poder Vinculado 3.

Poder Discricionrio

4. Poder Hierrquico
5. Poder Disciplinar 6. Poder Regulamentar 7. Poder de Polcia

1. Deveres-poderes da Administrao Para uma doutrina clssica:

Poder Vinculado Poder Discricionrio Poder Hierrquico Poder Disciplinar Poder Regulamentar Poder de Polcia

2. Poder Vinculado
Breve explicao sobre os elementos do ato administrativo

5 elementos:

5. Finalidade 1. Competncia (sujeito) 2. Motivo 4. Forma

3. Objeto

2. Poder Vinculado

SE,

QUANDO

ONDE

3. Poder Discricionrio

3. Poder Discricionrio

3. Poder Discricionrio

3. Poder Discricionrio

Oportunidade e Convenincia

Discricionariedade

Arbitrariedade

3. Poder Discricionrio 1. Competncia

2. Motivo

3. Objeto

4. Forma

5. Finalidade + Agir ou no agir; e quando agir.

4. Poder Hierrquico

Ordenar,

coordenar,

controlar,

fiscalizar

corrigir

as

atividades

administrativas Delegao X Avocao e Ratificao X Reviso OBS.: No h hierarquia no Legislativo e no Judicirio quando no exerccio de suas funes tpicas, mas sim no exerccio da funo administrativa.

5. Poder Disciplinar

OBS.: Pode existir certa discricionariedade no poder disciplinar, em relao escolha da sano a ser aplicada, dentro das previstas, de acordo com um juzo de proporcionalidade. No possvel, entretanto, a inrcia. A autoridade administrativa superior deve punir o subordinado infrator, sob pena de crime de condescendncia (320 do CP).

5. Poder Disciplinar Decorre do Poder Hierrquico?

Sanes disciplinares (vnculo especfico) Sanes do poder de polcia (vnculo genrico)

Sanes disciplinares Poder punitivo do Estado aplicado pelo Judicirio (reprimir e sancionar crimes e contravenes)

6. Poder Regulamentar Normativo

Consiste na faculdade de que dispem os Chefes do Executivo de explicitar a lei para a sua correta execuo (art. 84, IV, CF). O ato normativo (regulamentar) no pode contrariar a lei nem tampouco criar direitos ou obrigaes, sob pena de ofensa ao princpio da legalidade.

7. Poder de Polcia

O termo vem do grego, polis, que significa administrao da cidade.

7. Poder de Polcia
Cdigo Tributrio Nacional
(TAXA)
Art. 78. Considera-se poder de polcia atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou a absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
Pargrafo nico. Considera-se regular o exerccio do poder de polcia quando desempenhado pelo rgo competente nos limites da lei aplicvel, com observncia do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionria, sem abuso ou desvio de poder.

7. Poder de Polcia Celso Antnio:

Poder de Polcia em Sentido Estrito

Poder de Polcia em Sentido Amplo

7. Poder de Polcia

Como Regra:

Discricionariedade, auto-executoriedade e coercibilidade.

7. Poder de Polcia

Poder de polcia originrio Administrao Direta

Poder de polcia derivado (ou delegado) Administrao Indireta

7. Poder de Polcia
Exemplos de algumas matrias sobre as quais incidem o poder de polcia administrativa:

1. Polcia de caa e pesca (proteo da fauna terrestre e aqutica)

2. Polcia de diverses pblicas (defesa dos valores sociais)


3. Polcia florestal (proteger a flora) 4. Polcia de trnsito e trfego (garantir a segurana e a ordem nas vias) 5. Polcia sanitria (proteo da sade pblica) 6. Polcia de gua (evitar a poluio da gua) 7. Polcia da atmosfera (evita a deteriorao do ar) 8. Polcia edilcia (disciplina as construes)

9. Polcia funerria (transporte e enterramento de cadveres)

7. Poder de Polcia

Polcia Administrativa
Interesse privado X interesse coletivo Faz parte do Executivo e assessora o Executivo Atua sobre bens, direitos e atividades Preveno e represso Competncia espalhada por toda a Administrao

Polcia Judiciria (ou de Segurana Pblica)


Infraes penais Faz parte do Executivo, mas assessora o Judicirio Atua sobre pessoas individualmente Represso Corporaes especficas (PM e Polcia Civil)

Ilcito Administrativo

Ilcito Penal

7. Poder de Polcia Ao particular pode ser atribudo o poder de polcia?

(OAB 2008 CESPE Primeiro Exame) Com relao aos poderes administrativos, marque V ou F.
______No exerccio do poder regulamentar, o chefe do Poder Executivo s pode disciplinar e alterar, mediante decreto, as leis que tenham sido originariamente propostas por ele.

______O poder disciplinar exercido de modo vinculado, pois, diante de infraes funcionais praticadas por servidor, a administrao no possui discricionariedade no ato de escolha da penalidade que deve ser aplicada, devendo ater-se aos rgidos comandos estabelecidos em lei.

(OAB 2008 Segundo Exame CESPE) No que se refere aos poderes dos administradores pblicos, assinale a opo correta.
A) O poder disciplinar caracteriza-se pela discricionariedade, podendo a administrao escolher entre punir e no punir a falta praticada pelo servidor. B) Uma autarquia ou uma empresa pblica estadual est ligada a um estado-membro por uma relao de subordinao decorrente da hierarquia. C) No exerccio do poder regulamentar, a administrao no pode criar direitos, obrigaes, proibies, medidas punitivas, devendo limitar-se a estabelecer normas sobre a forma como a lei vai ser cumprida. D) O poder de polcia somente pode ser exercido de maneira discricionria.

(Delegado de Polcia MG FUNDEP 2008) Sobre o Poder de Polcia, incorreto afirmar que

A) exercido na rea administrativa.


B) exercido na rea judiciria. C) o ato de poder de polcia pode ser administrativo e judicirio. D) a diferenciao de atuao da polcia administrativa e judiciria independe de ilcito penal.

(Delegado de Polcia MG FUNDEP 2008) So caractersticas do poder de polcia:

A) discricionariedade, executoriedade.

coercibilidade,

auto-

B) discricionariedade, preveno. C) discricionariedade, preveno. D) limitao, executoriedade.

coercibilidade, regulamentao, auto-

coercibilidade,

(Procurador do Estado AL 2008 CESPE) A doutrina nacional e internacional do direito administrativo muito critica a expresso poder de polcia. Trata-se de designativo manifestamente infeliz. Engloba, sob um nico nome, coisas radicalmente distintas, submetidas a regimes de inconcilivel diversidade: leis e atos administrativos; isto , disposies superiores e providncias subalternas (Celso Antnio Bandeira de Mello). Ao incluir as convenes de direitos humanos na constituio da Argentina, os juristas no podem partir do poder do Estado como noo fundamental de um sistema. Devem partir das liberdades pblicas e dos direitos individuais. Poder haver limitaes a tais direitos, mas aquele que explica e analisa o sistema jurdico administrativo no pode partir da limitao para, somente depois, entrar nas limitaes das limitaes (Augustn Gordillo). Acerca do poder de polcia, assunto tratado nos textos acima, assinale a opo correta.

A) Nenhum dos aspectos do poder de polcia pode ser exercido por agente pblico sujeito ao regime celetista.
B) Diz-se originrio o poder de polcia conferido s pessoas polticas da Federao que detm o poder de editar as leis limitativas da liberdade e da propriedade dos cidados. Poder de polcia delegado aquele outorgado a pessoa jurdica de direito privado, desprovida de vinculao oficial com os entes pblicos. C) No exerccio da atividade de polcia, a administrao s atua por meio de atos concretos previamente definidos em lei. Esses atos devem ser praticados sob o enfoque da proporcionalidade, de forma a evitar a prtica de um ato mais intenso e extenso do que o necessrio para limitar a liberdade e a propriedade no caso concreto. D) Os atos de polcia podem constituir-se em consentimentos, ou seja, quando a administrao responde afirmativamente a um pedido para o exerccio de atividade econmica em via pblica, est praticando um ato de polcia. Nesse caso, apesar de consentir, o Estado impe condicionantes de forma a limitar a liberdade do agente econmico.

(AFRF/2005) Considerando-se os poderes administrativos, relacione cada poder com o respectivo ato administrativo e aponte a ordem correta.

1- poder vinculado
2- poder de polcia 3- poder hierrquico 4- poder regulamentar 5- poder disciplinar ( ( ( ) decreto estadual sobre transporte intermunicipal ) alvar para construo de imvel comercial ) aplicao de penalidade administrativa a servidor

(
(

) avocao de competncia por autoridade superior


) apreenso de mercadoria ilegal na alfndega

(Delegado de Polcia MG FUNDEP 2008) Sobre o poder de polcia no campo do direito administrativo, marque V ou F (adaptado) ________ exercido mediante prerrogativas e sujeies. ________Limita o direito do cidado ao bem-estar coletivo. ________Concretiza o princpio da predominncia do interesse pblico. ________O estado de direito desenvolveu-se com base nos princpios do liberalismo, em que a preocupao reinante era a de garantir a segurana pblica ao indivduo, mediante a forte interveno do Estado para assegurar a ordem pblica. ________A noo de Estado de polcia se confunde com o poder de polcia, instrumento jurdico que freqentemente se realiza mediante o abuso de direito. ________A polcia administrativa tanto pode agir preventivamente, a exemplo da atuao orientadora aos comerciantes sobre o risco de expor venda produtos deteriorados ou imprprios para o consumo, como pode agir repressivamente, apreendendo os produtos vencidos dos estabelecimentos comerciais, por exemplo.

(NCE/UFRJ TATE 2005) O poder atribudo ao Estado de condicionar e limitar o exerccio de direitos relativos liberdade e propriedade em nome do interesse pblico denomina-se: (A) poder regulamentar; (B) poder hierrquico; (C) poder de polcia; (D) poder vinculado;

(E) poder discricionrio.

(ESAF Gestor Fazendrio - GEFAZ - MG - 2005) Com relao ao poder de polcia, assinale a opo incorreta.
a) No se pode falar em utilizao de poder de polcia pela Administrao indireta. b) Como regra, tal poder ser discricionrio. c) O meio de ao que concretize a atuao do poder de polcia encontra limites no princpio da proporcionalidade. d) Nem sempre as aes atinentes ao poder de polcia sero auto-executveis. e) O poder de polcia no abrange apenas medidas repressivas.

(ESAF Analista Processual MPU 2004) Quanto aos poderes administrativos, assinale a afirmativa falsa (adaptada). a) O poder disciplinar pode alcanar particulares, desde que vinculados ao Poder Pblico mediante contratos. b) No mbito do poder hierrquico, insere-se a faculdade de revogar-se atos de rgos inferiores, considerados inconvenientes, de ofcio ou por provocao.

c) A regra quanto avocao de competncias determina a sua possibilidade, desde que a competncia a ser avocada no seja privativa do rgo subordinado. d) O poder de polcia administrativa pode se dar em diversas gradaes, finalizando, em todas as situaes, com a auto-executoriedade, pela qual o administrado materialmente compelido a cumprir a determinao administrativa.

(Esaf - IRB/Advogado - 2004) O poder de polcia administrativa tem o seu conceito legal na legislao tributria em razo de seu exerccio ser o fundamento para a cobrana da seguinte modalidade de tributo:
a) taxa b) tarifa c) imposto d) contribuio de melhoria

e) contribuio econmico.

de

interveno

no

domnio

(ESAF Procurador/BACEN 2001) Em relao ao poder de polcia administrativa, assinale a opo correta.
a) O mbito de sua abrangncia est limitado rea de segurana dos cidados. b) Somente ocorre em carter preventivo. c) Submete-se ao princpio da proporcionalidade, de forma a inibir atos excessivos por parte da Administrao. d) Denomina-se exigibilidade a coero por meios diretos, para compelir o administrado a observar o ato de polcia. e) O ato de polcia sempre um ato discricionrio.

(ESAF/ATE/MS/2002)- O atributo do poder de polcia pelo qual a Administrao impe uma conduta por meio indireto de coao denominase:
a) exigibilidade b) imperatividade c) auto-executoriedade d) discricionariedade

e) proporcionalidade

(ESAF SEFAZ/PI 2002) A limitao ao exerccio dos direitos individuais caracteriza o poder: a) de polcia administrativa
b) discricionrio c) hierrquico d) regulamentar e) disciplinar

(CESPE/PROCURADOR AUTRQUICO/INSS/98) - Julgue seguintes itens, acerca do poder de polcia administrativa.

os

( ) Em decorrncia do poder de polcia de que investida, a administrao pblica pode condicionar e restringir o uso e o gozo de bens, atividades e direitos individuais, independentemente de prvia autorizao judicial. ( ) O acatamento do ato de polcia administrativa obrigatrio ao seu destinatrio. Para fazer valer o seu ato, a administrao pode at mesmo empregar fora pblica em face da resistncia do administrado, sem que, para isso, dependa de qualquer autorizao judicial. ( ) A proporcionalidade entre a restrio imposta pela administrao e o benefcio social que se tem em vista, bem como a correspondncia entre a infrao cometida e a sano aplicada, podem ser questionadas em juzo, mas devero ser esgotadas previamente as vias recursais administrativas, sob pena de o Poder Judicirio proclamar a falta de interesse de agir do administrativo. ( ) Considerando a natureza e os efeitos da atuao da polcia administrativa, os atos administrativos praticados nessa esfera so estritamente vinculados.

Das könnte Ihnen auch gefallen