Sie sind auf Seite 1von 76

Treinamento de

Controle e Entrada em Espaos Confinados


para Vigia

NR33
Segurana e Sade nos Trabalhos em Espaos Confinados

Admilson Braga Tcnico em Segurana do Trabalho Lder de Brigada Supervisor NR33 Cel.: (21) 9957-5551 E-mail: asantos.forever.rj@hotmail.com

rgos Regulamentadores
No Brasil:
Ministrio do Trabalho e Emprego responsvel pela aprovao das Normas Reguladoras (NRs).

ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas o Frum Nacional de Normatizao (NBRs)


No exterior: OSHA - Occupational Safety and Health Administration ANSI - American National Standards Institute; NIOSH - National Institute for Occupational Safety and Health; NFPA - National Fire Protection Association;

Objetivo
Estabelecer requisitos mnimos para

identificao de espaos confinados o reconhecimento, avaliao, monitorao e controle dos riscos existentes, de modo a preservar a segurana e sade dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaos.

Caractersticas dos Espaos Confinados


Enclausurado ou parcialmente enclausurado;

No feito para ocupao humana contnua;


Tem entradas e sadas restritas ou limitadas; Contm ou pode vir a conter riscos (Atmosfricos ou de outra natureza)

Definio
qualquer rea ou ambiente no projetado para ocupao humana contnua, que possua meios limitados de entrada e sada, cuja ventilao existente insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficincia ou enriquecimento de oxignio.

ESPAO CONFINADO

Exemplos de Espaos Confinados


a) Vasos e suas bases, torres (arrefecimento,

separadoras e equivalentes), fornos, tanques, caldeiras, silos, carros tanques, tubulaes, cmaras de filtros, dutos de ventilao e exausto, chamins, cubas, galerias de guas pluviais, esgoto e equivalentes.

b) Equipamentos que estejam sendo

construdos, demolidos com aberturas limitadas que oferecem riscos aos trabalhadores.
c) Valas, escavaes, forros e pisos falsos e

equivalentes com acesso restrito ou que apresentem dificuldades de locomoo ou de resgate com mais de 1,2m de profundidade ou ainda com profundidade menor que 1,2m, mas que, possa oferecer riscos de serem envolvidos por substncia lquida, slida ou gasosa.

ALGUNS TIPOS

Definies
Responsvel

tcnico para Espao

Confinado
um profissional habilitado para identificar os espaos confinados na empresa e elaborar as medidas tcnicas de preveno, administrativas, pessoais e de emergncia e resgate.

Supervisor de Entrada em Espao

Confinado
uma pessoa capacitada para operar a Permisso de Entrada e Trabalho (PET) para o desenvolvimento de entrada e trabalho seguro no interior de espaos confinados. Este colaborador deve receber capacitao especfica com carga horria de (40h) quarenta horas conforme prescreve a NR-33.

Vigia

(Observador de Segurana) de Entrada em Espao Confinado


um trabalhador designado para permanecer fora do espao confinado e que responsvel pelo acompanhamento, comunicao e ordem de abandono para os trabalhadores. Pessoa capacitada para operar a Permisso de Entrada e Trabalho (PET) para o desenvolvimento de entrada e trabalho seguro no interior de espaos confinados. Este colaborador deve receber capacitao especfica com carga horria de (16h) dezesseis horas conforme prescreve a NR-33. Nota: A critrio de cada unidade o Vigia (Observador de Segurana) pode \ utilizar um sistema de identificao a distancia como, por exemplo, um colete com identificao Vigia.

Trabalhador

autorizado

Trabalhador capacitado para entrar no espao confinado, ciente dos seus direitos e deveres e com conhecimento dos riscos e das medidas de controle existentes. Este colaborador deve receber capacitao especfica com carga horria de (16h) dezesseis horas conforme prescreve a NR-33.
Deficincia

de Oxignio

a atmosfera contendo menos de 20,9% de oxignio em volume na presso atmosfrica normal, a no ser que a reduo do percentual seja devidamente monitorada e controlada.

Atmosfera Enriquecida de Oxignio a atmosfera contendo mais de 23% de oxignio em volume.


Entrada

em Espao Confinado

a ao pela qual as pessoas passam atravs de uma abertura de entrada (boca de visita ou equivalente) para o interior de um Espao Confinado. A entrada considerada como logo que alguma parte do corpo do trabalhador passe pelo plano vertical ou horizontal de uma abertura no espao confinado (Ex: a simples colocao da cabea para olhar o interior do local).

Permisso de Entrada e Trabalho (PET) Documento escrito contendo o conjunto de medidas de controle visando entrada e desenvolvimento de trabalho seguro, alm de medidas de emergncia e resgate em espaos confinados.
Condio Aceitvel de Entrada e Trabalho So as condies que devem existir num espao confinado e que assegure aos colaboradores envolvidos e que eles estejam de acordo com os requisitos da Permisso de Entrada e Trabalho (PET) para executar suas tarefas de forma segura.

Condio Imediatamente Perigosa a Vida

e ou a Sade (IPVS)
qualquer atmosfera que apresente risco vida ou produza imediato efeito debilitante sade.

Aprisionamento

quando uma determinada configurao ou condio operacional no espao confinado que possa prender o trabalhador e exercer fora suficiente no corpo que possa causar morte por estrangulamento, constrio, esmagamento ou dilacerao. Tambm se aplicam condies que possam liberar energia capaz de causar morte por eletrocusso e queimaduras.

Engolfamento/Envolvimento:
Condio em que uma substncia slida ou lquida, finamente dividida e flutuante na atmosfera, possa envolver uma pessoa e no processo de inalao, possa causar inconscincia ou morte por asfixia.

Adesivo ou placa que deve estar fixado em cada entrada de um espao confinado.

Ventilao
Ventilao o procedimento de movimentar continuamente uma atmosfera limpa para dentro do espao confinado.

Mtodos de Ventilao Existem alguns tipos de ventilao mecnica, que so:


Insuflao Exausto Combinado

Insuflao o mtodo mais indicado quando o risco decorrente da deficincia em oxignio.

Exausto Esta a melhor maneira de eliminar atmosferas txicas ou inflamveis.

Sistema Combinado Sistema combinado o uso do sistema de ventilao juntamente com o sistema de exausto.

Inertizao
um procedimento de segurana num espao confinado, que visa evitar uma atmosfera potencialmente explosiva, atravs do deslocamento da mesma por um fluido inerte.

Deveres e Responsabilidades de Trabalhadores autorizados, Vigia e Supervisores

Trabalhador Autorizado

Profissional com capacitao que recebe autorizao do empregador, para entrar em um espao confinado.

Responsvel e/ou Executante Qualificado


a.
b.

c.

d.

Colaborar com a empresa no cumprimento deste procedimento; Assegurar que o acesso ao espao confinado somente seja iniciado com acompanhamento e autorizao de superviso de entrada em espao confinado; Garantir que todos os trabalhadores sejam informados dos riscos e medidas de controle existentes no local de trabalho; Acompanhar e dimensionar a equipe para resgate junto com Supervisor de Entrada em Espao Confinado;

e)

f)

g)

h)

Utilizar adequadamente os meios e equipamentos fornecidos pela empresa; Utilizar escadas provisrias, por exemplo, acesso a reatores e equivalentes, faz-se necessrio, sempre que possvel, dispor de escadas de madeira, fibra ou equivalente; Manter no local a via original da Permisso Trabalho e da Permisso de Entrada e Trabalho (PET); Comunicar ao Vigia (Observador de Segurana) e ao Supervisor de Entrada as situaes de risco para sua segurana e sade ou de terceiros, que sejam do seu conhecimento;

i)

j)

k) l)

Cumprir os procedimentos e orientaes recebidas nos treinamentos com relao aos espaos confinados; Manter obstruo e sinalizao nas entradas de espaos confinados durante o horrio de almoo e aps o encerramento do expediente. Ter conhecimento pela equipe de resgate de onde se realiza a tarefa para um possvel resgate; Estar barbeado quando houver necessidade de uso de proteo respiratria;

m) n)

o)

Ter passado por avaliao mdica para trabalhos especiais; Realizar o teste de selagem dos equipamentos de proteo respiratria prprio e coordenar os dos subordinados; Portar cinto de segurana do tipo pra-quedista;

Vigia

Trabalhador que se posiciona fora do espao confinado e monitora os trabalhadores autorizados, realizando todos os deveres definidos na NR-33.

Vigia (Observador de Segurana)


a)

b)

c)

d)

Proibir a entrada de pessoas no autorizadas na Permisso de Trabalho (PT) e Permisso de Entrada e Trabalho (PET). Permanecer fora do espao confinado, junto entrada, em contato permanente com os trabalhadores autorizados e que esto dentro do espao confinado; Acionar alarme assim que notar uma situao de emergncia envolvendo o trabalho em espao confinado; Auxiliar na operao de resgate de pessoas;

e)

f)

g)

Ordenar o abandono do espao confinado sempre que reconhecer algum sinal de alarme, perigo, sintoma, queixa, condio proibida, acidente, situao no prevista ou quando no puder desempenhar efetivamente suas tarefas, nem ser substitudo por outro Vigia; No poder realizar outras tarefas que possam comprometer o dever principal que o de monitorar e proteger os trabalhadores autorizados; Solicitar a sada do(s) executante(es) qualificado(s) do espao confinado para troca de cilindro, toda vez que soar o alarme de presso baixa ou atingir 50 bar;

h)

Comunicar aos executantes de dentro do espao ao soar alarme de Alerta, emergncia ou outro na planta (desde que no seja o teste semanal).

Disposies Gerais

Os procedimentos de entrada em espaos confinados devem ser revistos quando da ocorrncia de qualquer uma das circunstncias abaixo: Entrada no autorizada num espao confinado; Identificao de riscos no descritos na Permisso de Trabalho e na Permisso de Entrada e Trabalho (PET); Acidente, incidente ou condio no prevista durante a entrada;

Os procedimentos de entrada em espaos confinados devem ser revistos quando da ocorrncia de qualquer uma das circunstncias abaixo: i. Qualquer mudana na atividade desenvolvida ou na configurao do espao confinado; ii. Solicitao do SESMT ou da CIPA; iii. Identificao de condio de trabalho mais segura;

Medidas Pessoais

Todo colaborador designado para trabalhos em espaos confinados deve ser submetido a exames mdicos especficos para a funo que vai desempenhar, conforme estabelecem as NRs 07, incluindo os fatores de riscos psicossociais com a emisso do respectivo Atestado de Sade Ocupacional ASO (indicao no ASO deste tipo de atividade). vedada a realizao de qualquer trabalho em espaos confinados de forma individual ou isolada.

Todos os trabalhadores autorizados e Vigias (Observador de Segurana) devem receber capacitao periodicamente, a cada doze meses. A Segurana Industrial deve aplicar uma prova ao final do treinamento e a nota mnima para ser aprovado 8,0 pontos (oito); A capacitao deve ter carga horria mnima de (16h) dezesseis horas, ser realizada dentro do horrio de trabalho.

Exemplo de Permisso de Entrada

Lista de Verificao

Preencha a lista de verificao / PT de forma

clara e detalhada
Aps verifcao da lista devem ser colhidas as

assinaturas dos envolvidos / responsveis


Aps, faa uma reviso geral de procedimentos

e entndimentos e libere a entrada em espao confinado.

EPIs Necessrios

Selecione e mantenha a disposio os EPIs

necessrios
Verifique se os trabalhadores foram habilitados no

uso destes EPIs


Faa um teste dos EPIs antes de entrar no ambiente

confinado

Requisitos
Em casos de trabalho em atmosfera IPVS ou potencialmente capaz de atingir nveis de atmosfera IPVS, os trabalhadores devero estar treinados e utilizar EPIs (equipamentos de proteo individual) que garantam sua sade e integridade fsica.

Riscos Fsicos
Riscos fsicos so aqueles que atingem o corpo humano. So eles: Rudo e vibrao Sistemas mecnicos, hidrulicos e pneumticos;
Eletromagnetismo.

Risco Biolgico
Risco Biolgico est presente em toda a atmosfera e pode ser acentuado se a mesma for modificada pela atividade humana. Como exemplo podemos citar: Microrganismos Todas as variedades de seres vivos (peonhentos)

Risco Qumico Risco Qumico aquele proveniente da exposio a gases, podendo causar diversos acidentes e prejuzos sade.

Isolamento
Isolamento a separao fsica de uma rea ou espao considerado prprio e permitido ao adentramento, de uma rea ou espao considerado imprprio e no preparado para adentramento.

Atmosfera de risco:
(Enriquecimento / Excesso de Oxignio) O respirar excesso de oxignio se chama Efeitos: 1. vaso dilatao cerebral (risco de edema) 2. riscos no pulmo: bronco displasia (inflamao e espessamento) 3. aumento de radicais livres de oxignio no sangue, e como conseqncia: leso no Sistema Nervoso Central, o que por sua vez pode piorar o descrito no item 1.

Hiperoxia

Atmosfera de risco: (Atmosferas Txica e IPVS)


A concentrao atmosfrica de qualquer substncia cujo Limite de Tolerncia seja publicado na NR-15 do MTE ou em recomendao mais restritiva (ACGIH) e que possa resultar na exposio do trabalhador acima desse Limite de Tolerncia; Comparar LTs da NR-15 e ACGIH e adotar o mais restritivo. ACGIH: American Conference of Governmental Industrial Hygienists

Atmosfera IPVS
Qualquer condio que cause uma ameaa imediata vida ou que possa causar efeitos adversos irreversveis sade (instantanea ou retardada, ou exposies agudas aos olhos que impeam a fuga da atmosfera perigosa) ou que interfira com a habilidade dos indivduos para escapar de um espao confinado sem ajuda. Nota: Algumas substncias podem produzir efeitos transientes imediatos que, apesar de severos, possam passar sem ateno mdica, mas so seguidos de repentina possibilidade de colapso fatal aps 12 72 horas de exposio. A vtima pode no apresentar sintomas de mal-estar durante a recuperao de efeitos transientes, porm est sujeita a sofrer um colapso. Tais substncias em concentraes perigosas so consideradas como sendo imediatamente perigosas vida ou sade. IPVS = IDLH Immediately Dangerous to Health and Life

Condio Imediatamente Perigosa Vida ou Sade

Formas de Exposio
Agente Qumico: Poder ser introduzido no organismo atravs de uma ou mais vias: Cutnea: Os agentes txicos podem atuar na pele por reao direta ou penetrando-a

Gastrointestinal: Ingesto, absoro (quando o trabalhador fuma ou come no ambiente de trabalho)

Respiratria: Inalao (gases, vapores ou aerossis) principal via de penetrao de sustncias txicas no organismo

Efeitos da Asfixia Bioqumica pelo Monxido de Carbono (CO)


absorvido pelo pulmo at 100 vezes mais rpido que o Oxignio.

CO

IPVS = 1200 ppm Limite de Tolerncia (BRA) = 39 ppm; TLV(EUA) = 25 ppm

CO x Tempo: Ligeira dor de cabea, desconforto (200ppm x 3hs) Dor de cabea, desconforto (600ppm x 1 h) Confuso, dor de cabea (1000 a 2.000 ppm x 2 hs) Tendncia a cambalear (1.000 a 2.000 ppm x 1,5 hs) Palpitao leve (1.000 a 2.000 ppm x 30 minutos); Inconscincia (2.000 a 5.000 ppm); Limites de inflamabilidade Fatal (10.000 ppm).
no ar: Limite Superior: 75 % Limite Inferior: 12 %

Efeitos da Asfixia Bioqumica pelo Gs Sulfdrico (H2S)

H2S

Gs Sulfdrico (H2S ou Sulfeto de Hidrognio)

Considerado um dos piores agentes ambientais agressivos ao ser humano. Em concentraes mdias, inibe o olfato.

LT = 8ppm TLV= 10ppm IPVS =100 ppm H2S x Tempo Nenhum (8 ppm x 8 hs) Irritao moderada nos olhos e garganta (50 a 100 ppm x 1 h) Forte irritao (200 a 300 ppm x 1 h) Inconscincia e morte por paralisia respiratria (500 a 700 ppm x 1,5 h) Inconscincia e morte por paralisia respiratria (>1000 ppm x minutos).

Reincio dos Trabalhos / Pausa O reincio dos trabalhos, aps uma paralisao, em funo de anormalidades que coloquem em risco a segurana do trabalho, dever ser precedido de uma reavaliao geral por todos os envolvidos, das condies ambientais de forma a garantir a segurana das atividades e dos seus executantes.

Atividades Agravantes
Os trabalhos de solda, cortes a quente, tratamento trmico, funcionamento de motores a combusto no interior de espaos confinados, pode criar atmosferas de alto risco ou perigosas. A deficincia de oxignio causada pelo seu consumo, nas reaes de combusto ou nos processos de oxidao, ou ainda deslocado pelos produtos de combusto. Os gases txicos, como o CO, so produzidos pela incompleta combusto. Outros gases podem ser produzidos pelo material aquecido; cdmio, por exemplo, vapores de mercrio, chumbo e outros metais pesados.

Abandono de local
A sada de um espao confinado deve ser processada imediatamente se: o vigia e/ou o supervisor de entrada ordenarem abandono; o trabalhador reconhecer algum sinal de perigo, risco ou sintoma de exposio a uma situao perigosa; um alarme de abandono for ativado.

Procedimentos de Emergncia
Sada imediata dos envolvidos no trabalho, de preferncia usando seus prprios meios diante de risco ou aviso do Vigia Resgatar o trabalhador sem que a pessoa que o ajude tenha que adentrar no espao confinado Somente pessoas treinadas podem fazer o resgate em espaos confinados Fazer comunicao a equipe de emergncia ou Segurana Industrial via rdio ou similar

Devido densidade dos gases deve-se:


Fazer a medio em diferentes nveis de altura.

CH3 CO Ar CH2 H2S Gasolina

=0,91 =0,97 =1,00 =1,00 =1,19 =3 a 4

Acidentes em E.C.

MEDIDAS DE EMERGNCIA E RESGATE

SITUAO DE TREINAMENTO COM SIMULAO DE OPERAO DE SALVAMENTO E RESGATE.

A EQUIPE DE RESGATE
A

equipe de resgate externa deve estar familiarizada com os riscos especficos do espao confinado no seu local de trabalho e deve estar preparada para lidar com eles rapidamente.

A equipe de resgate consiste de dois ou mais empregados designados e treinados para executar resgates em espaos confinados em sua fbrica.

TREINAMENTO DE RESGATE
O treinamento inicial inclui realizar tcnicas de

resgate, usar o EPI, reconhecer os riscos dos espaos confinados, como se comunicar em um espao confinado e como e quando realizar os procedimentos de auto-resgate.

Os membros da equipe devem manter certificao atualizada em primeiros socorros bsicos e em ressuscitao cardio-pulmonar (RCP).

RECONHECIMENTO DO RISCO
Os riscos atmosfricos incluem atmosferas inflamveis,

txicas ou deficientes em oxignio.

Outros riscos so causados pelo limite da rea de um espao confinado e incluem:

O perigo a ser engolfado por lquidos ou slidos finamente divididos; Ser apanhado por mquinas em movimento;
Eletrocuo; Ser ferido devido a uma queda; Ser vencido devido a exausto por calor; Ficar preso em uma poro estreita do espao e sufocar.

EQUIPAMENTO
Os respiradores mais seguros para a maioria dos

espaos confinados so aparelhos de respirao independentes (ARI) ou respiradores com fornecimento de ar (RFA).

Para mxima proteo, use um RAI junto com um ARI pequeno que contm ar suficiente para uma sada de emergncia. menos provvel que contaminantes entrem em um respirador de presso positiva com uma pea facial que cubra todo o rosto. Estabelea sinais manuais antes de entrar em um espao confinado.

RESGATE TCNICO
Nunca use equipamentos mecnicos para resgate porque

podem ir muito longe e muito rpido, ferindo a vtima ainda mais.

O resgate tcnico faz uso de equipamento especialmente projetado e sistemas de trao que incluem itens como cordas e roldanas.
O resgate sem entrada possvel quando o trabalhador entra no espao confinado usando uma linha de recuperao anexada ao arns numa ponta e um guincho mecnico na outra.

RESGATE TCNICO
Na maioria dos casos, porm, o resgate interno

necessrio porque obstculos.

espao

confinado

contm

Um sistema vertical de 4:1 permite que o resgatador seja baixado para dentro de um poo e um sistema de mochila pode ser convertido de um sistema de abaixamento para um sistema de levantamento e viceversa.

O sistema de trao, adequadamente chamado de minhoca, possibilita que um nico resgatador arraste a vtima horizontalmente dentro de um tubo.

VTIMA
Tente colocar a vtima vontade primeiro e depois

fique atento aos sinais de pnico ou choque.

Se a vtima estiver inconsciente, tente manter sua cabea estvel e as vias areas abertas.

Se a vtima estiver ferida, use uma maca leve para lev-la para a segurana.

OBJETOS PROIBIDOS

CORDA
H duas espcies de corda de resgate: corda esttica ou

corda revestida de nylon e corda dinmica.

A corda de resgate deve estar de acordo com os fatores de segurana da Associao Nacional de Proteo ao Fogo com resistncia tensora de 15:1. Sempre use corda nova em resgates reais, e depois as destrua. Proteja a corda contra danos e evite dobras agudas.

CORDA
Sempre fornea segurana extra aos ns de resgate

amarrado um n areo em qualquer uma das pontas soltas.

Saiba como selecionar os pontos de ancoragem para um sistema de cordas. Sempre acolchoe todos os pontos abrasivos ou pontas cortantes e verifique tudo frequentemente.

Examine todo o cordame visual e manualmente e mantenha o equipamento sob controle.

ASPECTOS PSICOLGICOS
Sentir medo durante um resgate normal, mas ele no

vai paralis-lo se voc aprender a combat-lo, deixar que ele passe, concentrar-se apenas no resgate, monitorar o seu nvel de medo e aprender a gostar de funcionar com um certo nvel de medo.

Conversar com colegas resgatadores sobre os seus sentimentos importante, especialmente em situaes que resultam em morte.

Das könnte Ihnen auch gefallen